O futuro da assessoria de imprensa passa pelo digital
Vera Lucia Rodrigues*
As transformações
tecnológicas em âmbito mundial não se restringem somente a negócios, indústria,
comércio, saúde, agro, enfim, áreas específicas.
Elas também dinamizam e
produzem constantes mudanças no trabalho jornalístico e na assessoria de
imprensa.
E quem não acompanhar
essas mudanças e entender a importância dos meios digitais, não conseguirá
realizar o trabalho necessário relacionado ao cuidado da imagem dos clientes.
Se fizermos uma análise
mais aprofundada da assessoria de imprensa, das atividades que ela abarca, e de
seu desenvolvimento no campo digital, chegaremos a algumas ponderações
importantes, que podem fazer diferença significativa na conquista de
resultados.
Em relação, por
exemplo, ao monitoramento de notícias, a famosa clipagem, que tem sido a base
da assessoria de imprensa desde a época da comunicação tradicional. No momento
atual, por conta dos meios digitais, este trabalho se tornou essencial para o
sucesso das empresas.
Mas não se pode
esquecer que as ações precisam ser individualizadas, personalizadas para cada
cliente. Assim, há uma maior garantia da construção de uma reputação sólida
para o assessorado.
Também é preciso estar
ciente que o monitoramento de notícias não se reduz somente ao acompanhamento
das pautas que emplacaram ou não na imprensa. Essa é uma visão limitadora. Por
meio dele, é possível fazer uma série de avaliações: identificar fraquezas, monitorar
nichos de mercado, acompanhar a concorrência, prevenir e ajudar a gerenciar
crises, analisar sentimentos e detectar tendências.
Em relação aos
releases, instrumento essencial da assessoria de imprensa para divulgar
produtos, serviços e a imagem institucional dos clientes, é importante ter
consciência que as redações mudaram, estão mais enxutas. Assim, para obter
sucesso na divulgação, é necessário considerar aspectos, como: a estruturação
do release como um texto jornalístico, completo no fornecimento de dados e
informações e de fácil assimilação, inclusive permitindo uso na íntegra pelo
jornalista; a inserção de técnicas de SEO; e a segmentação do mailing
jornalístico.
Outro ponto
fundamental, que norteia o trabalho da assessoria e é um caminho sem volta, é a
gestão de redes sociais. Esse é um serviço que muitos assessores ainda sentem
receio em oferecer ao cliente. Porém, ele se ampara um aspecto crucial, a
produção de conteúdo próprio. Além disso, aprofunda a interação direta com os
consumidores, humaniza a marca e propicia melhor visibilidade para o
assessorado.
Muitos assessores de
imprensa confundem gestão e monitoramento de redes sociais. No entanto,
reconhecer as diferenças entre ambos os conceitos faz diferença para quem
trabalha com assessoria de imprensa. Se gestão de redes sociais está
relacionada à produção de conteúdo, o monitoramento destes canais engloba a
mensuração de resultados, que podem ser obtidos por meio de gráficos, métricas,
números, relatórios e planilhas.
Ao mensurar os canais
sociais de um cliente, consegue-se entender como está o trabalho da assessoria,
analisar como os consumidores enxergam a marca, bem como transformar todas as
publicações em dados analíticos.
Mais um ponto relevante
é o trabalho com influenciadores digitais. É inegável que os influencers são
pessoas importantes para a visibilidade das marcas e para a conquista de laços
de confiança mais sólidos com o público de interesse do assessorado. Contudo,
essa relação precisa ser feita com um olhar bem estratégico, para o tiro não
sair pela culatra e gerar prejuízos de imagem em vez de engajamento.
No tocante a gestão de
crise, quem trabalha com comunicação tem a dimensão da vulnerabilidade das
empresas nos meios digitais e o quanto isso pode torná-las sensíveis a crises
de imagem, principalmente por conta do compartilhamento instantâneo de
notícias.
O melhor plano de ação
é monitorar, detectar e agir prontamente, dentro de um planejamento embasado na
transparência.
Por fim, a assessoria
de imprensa antenada com o que há de mais moderno sabe da importância do
investimento em produção de conteúdo próprio para seu cliente.
A produção de conteúdo
para redes sociais é uma alternativa para garantir a visibilidade do cliente,
sem depender da imprensa. Um blog com conteúdo de qualidade ajuda a conquistar
autoridade no meio de atuação da marca. Ou seja, seu cliente acaba se tornando
uma fonte de referência para os consumidores e conquistando cada vez mais
espaço.
Não é só atentar para
todos esses aspectos que norteiam a nova formatação das assessorias de
imprensa. Tem que se ter consciência de que estas assessorias precisam se
adaptar, e urgentemente, a uma nova realidade em que os processos caminham a
passos largos para uma automação total de suas funções.
*Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e fundadora da Vervi Assessoria de Comunicação, que há 39 anos desenvolve projetos na área de assessoria de imprensa
Nenhum comentário