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Linha 6-Laranja faz descida da roda de corte do "Tatuzão" que vai escavar o túnel no sentido norte

Tuneladora começa a operar em outubro, quando termina de ser montada

Divulgação

São Paulo, 1º de setembro de 2022 – A Concessionária Linha Universidade (Linha Uni) fez a descida da roda de corte da tuneladora até o fundo do poço da Falha Taxaquara, localizado no VSE Tietê nesta quinta-feira (1º). A tuneladora - popularmente conhecida como “Tatuzão” - fará as escavações no sentido norte da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo a partir de outubro, quando deve terminar de ser montada.

A roda de corte é a peça dianteira do Tatuzão, responsável pela escavação dos túneis e que ainda será instalada na estrutura principal da tuneladora. De acordo com a concessionária que vai operar a nova linha, quando estiver em operação, o equipamento deve escavar, em rocha, cerca de nove metros por dia em um trecho de aproximadamente cinco quilômetros até a futura Estação Brasilândia.

“Estamos retomando os trabalhos de escavação, que permitem a construção dos túneis. Para isso, são necessários cerca de 40 profissionais por turno em cada tuneladora, que executam diferentes atividades para escavação e construção do túnel”, afirma Nelson Bossolan, CEO da Linha Uni.

A tuneladora norte pesa mais de 2 mil toneladas e tem 102 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui todos os equipamentos essenciais, como refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança, entre outros.

Linha 6-Laranja

Atualmente, os trabalhos na Linha 6-Laranja geram aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos - número 82% maior que o registrado no início do ano, que era de cerca de 5 mil empregos.

Dos mais de 4 mil trabalhadores diretos, 470 são mulheres. Entre elas, 300 exercem atividades na linha de produção nas frentes de serviço como pedreiras, auxiliares de movimentação de carga, motoristas de caminhão, ajudantes de laboratório, operadoras de ponte rolante, eletricistas, auxiliares de produção, engenheiras e técnicas. Elas participaram do programa Mulheres na Construção, realizado pela ACCIONA, responsável pelas obras.

O programa, além de contratar, oferece capacitação profissional certificada, em parceria com o Senai e a Escola da Movimentação. A iniciativa acaba de completar um ano e está aberta para pessoas com ou sem experiência, engenheiras recém-formadas ou profissionais técnicas, com o objetivo de incrementar a participação feminina na linha operacional e nas lideranças nos canteiros.

As obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo contam com 35 frentes de trabalho ativas do total de 36 previstas no projeto. A nova linha ligará a Brasilândia à Estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros, com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos. A linha vai transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, que realizará a operação por 19 anos.

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

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