Mercado de Franquias cresce 16,3% no Rio no 2º trimestre e Expo Franchising apresenta oportunidades para os negócios
De R$ 9 mil a mais de R$ 1 milhão, evento apresenta opções de
investimentos para todos os bolsos
Rio de Janeiro,
setembro de 2022 – O setor de
franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo
assim sua trajetória de crescimento com patamares acima do período
pré-pandemia. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela
ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Em todo o País, o
franchising cresceu 16,8% em faturamento e manteve sua resiliência frente um
cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo
em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º tri de 2019. Segundo o
estudo, a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões nesse
período. Quando observado o crescimento em relação ao segundo tri de 2020 –
marcado pelo início da pandemia – o índice chega a 73,3%.
Segundo o estudo da entidade, o mercado de franquias no estado do Rio de Janeiro
apresentou um crescimento de 16,3 % no faturamento no 2º trimestre de 2022, em
relação ao mesmo período do ano anterior com mais de R$ 4,6 bilhões de receita.
Já em unidades, o mercado fluminense expandiu 12,7%, totalizando 17.670
operações. Já o volume de empregos diretos chegou a 147.524, isso
representa 15,4 % a mais que em relação ao 2º trimestre de 2020.
Em sua 15ª edição, o evento é realizado
pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio),
sendo organizado pela empresa Duas Marias Eventos e Produções, com patrocínio
do Sicoob e Consigaz, com diversas oportunidades de negócios, tanto para os
expositores como para quem deseja começar a empreender.
Nos mais de 2 mil m² de exposição, a Expo
Franchising ABF Rio trará cerca de 200 franquias, de segmentos variados, tais
como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa
e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo,
Serviços e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia), com
investimento inicial que varia de R$ 9 mil a um pouco mais de R$ 1 milhão). Com
ênfase no conceito de salão de negócios presencial, a expectativa da
organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 25 mil
visitantes.
Entre as marcas estreantes nesta edição
estão Buteco Original, Oral Sin, Grupo Rio Arte, Santowich Burger, Rutz Açaí,
Suburbanos Pizza, Jorge Bischoff, Bem Seguro Creditos, Tintas MC, Pablo PA,
Terça da Serra, Peça Rara, Nanica, entre outras. Franquias veteranas também
apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Rei do Mate, Divino
Fogão, Spoleto, Espetto Carioca e Yes! Curso de Idiomas.
Dentre as opções da feira, os potenciais
investidores terão a oportunidade de conhecer também as microfranquias. Segundo
dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, as franquias de baixo
investimento, vem aumentando seu terreno, ganhando maturidade e investindo em
modelos alternativos de ponto de venda. Este modelo de menor investimento
passou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que
operam apenas desta forma), como mistas (com os dois modelos). A variação do
número de microfranquias de 2021 para 2022 na amostra chegou a 39,8%, associada
não apenas a elevação do teto, mas também a mais redes desenvolvendo modelos
mais compactos, até mesmo home-based ou virtuais. Serviços e Outros Negócios
(27,4%), Alimentação (16,2%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%) são os
segmentos que concentram o maior número de microfranquias.
A Expo ABF Rio 2022 traz novidades em
termos de conteúdo e áreas temáticas. Focada em conteúdo e inovação, a feira
inclui também o Fórum de Franchising e a Arena Figital, com uma grade de
palestras gratuitas, totalmente reformulada, e novos temas pertinentes às novas
demandas desse mercado pós-pandemia, apresentados por renomados especialistas
do setor. Tudo isso direcionado para quem deseja inovar, conhecer sobre o uso
das tecnologias nas franquias, empreender ou quem já é empreendedor e pretende
ampliar sua atuação nesse mercado.
“Temos uma demanda reprimida que quer
investir. O mercado está reagindo e está animado com a retomada da
economia. Teremos diversas novidades para os visitantes, com modelos de
negócios diferenciados para todos os perfis”, destaca Beto Filho, presidente da
ABF Seccional Rio de Janeiro.
Os ingressos já estão sendo vendidos
online pelo link
do evento. O
primeiro lote sairá a partir de R$ 37 (valor individual) ou R$74 (para os três
dias de evento).
Expo Franchising
ABF Rio 2022
Local: Expo Mag
Endereço: R. Beatriz Larragoiti Lucas Cidade Nova - Centro, Rio
Data: de 15 a 17 de setembro de 2022
Horário: 11h às 20h
Site da expo clique
aqui
Ingressos pelo link da Expo
Sobre ABF
Rio
Desde 1990, a ABF Rio é uma entidade juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dos serviços prestados aos seus associados, a organização promove cursos e eventos ligados ao setor e tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro. A ABF Rio ainda oferece informações sobre o setor, listagem de consultores e prestadores de serviços associados e esclarecimentos iniciais sobre os passos para a montagem de uma franquia ao público em geral.
Nenhum comentário