Mercado de panetones alcança R$ 806 milhões e 47,8 mil toneladas consumidas
Alimento ganha 7 milhões de novos lares e seu
consumo dispara; ABIMAPI estima aumento de 5% nas vendas em 2022
26 de setembro de 2022 - Os panetones, queridinhos das festas de
fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Os dados
divulgados pela Associação
Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados (ABIMAPI) apontam que entre novembro de 2021 e
janeiro de 2022 o setor faturou cerca de R$ 806 milhões e foram vendidas 47,8
mil toneladas de produtos, totalizando um aumento de 3,9% em valor e 21% em
volume de vendas, quando comparados com o período anterior (novembro de 2020 a
janeiro de 2021) com R$775 milhões e 39,5 mil toneladas.
De acordo com Claudio Zanão,
presidente-executivo da ABIMAPI “os números são reflexos do esforço da
indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas
todos os anos, gerando valor agregado ao produto”.
Segundo a consultoria divisão Worldpanel, de
novembro de 2021 a janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período anterior,
a categoria ganhou mais compradores e a penetração passou de 52,4% para 65,3%,
o que representa um aumento de 24,6%, ou seja, mais de 7 milhões de novos
lares.
O destaque fica para o volume de
panetones presenteados no último final de ano, que representou 36,4% da
importância da categoria de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A penetração de
panetones para presente passou de 19,7% para 32,9% pontos, quase 8 milhões de
novos lares para a categoria no período.
Entre as regiões que mais se destacaram
em panetones presenteados foi o interior de São Paulo. Quanto aos tipos, os com
gotas de chocolate representam 41%, frutas cristalizadas 33% e os recheados
25%. O perfil de consumidores que se destaca é a classe média e mais maduros
com idade entre os 40 e 49 anos de idade.
O consumo per capita do país é de 440
gramas, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, o
país de origem da receita, mas, considerando-se o tempo em que em que o
alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário.
O estudo de Panetones da Kantar contou
com a participação de mais de 10 mil lares, entre novembro de 2021 e janeiro de
2022.
A expectativa é que neste ano o consumo
se inicie no final deste mês, porém com o cenário de inflação e bolso mais
apertado, o consumidor deverá fazer escolhas e isso irá gerar desafios de
ticket. “O cenário econômico não está favorável para o bolso do consumidor,
esperamos que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de
vendas no período sazonal (novembro de 2022 a janeiro de 2023)”, pontua Zanão.
A nova realidade traz a necessidade da
indústria de repensar preço de acordo com o consumo per capta, variando mix de
tamanhos e sortimento, além de trabalhar preço e promoção ideal, fatores chaves
para otimizar margem e conquistar consumidores.
SOBRE A ABIMAPI:
Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 140 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. www.abimapi.com.br
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