Mercado Modelo apresenta novidades em tecnologia na Super Mix
Considerada a maior feira do segmento do Norte/Nordeste, a Super Mix acontece de 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco.
Um
dos espaços mais esperados é o Mercado Modelo, que chega ao seu quinto ano
trazendo novidades para os pequenos e médios varejistas.
Entre
elas estão novas tecnologias que prometem fazer do Mercado Modelo um dos
espaços mais visitados da feira. A sensação será Annie, a primeira robô
humanoide brasileira voltada para a gestão e atendimento no varejo. Outros
destaques são o carrinho de compras inteligente, a etiqueta eletrônica e o
Totem Tá Pago Express.
A
robô Annie, aliás, não só estará em exibição na feira como será palestrante na
programação do Mercado Modelo, na quarta-feira (5), às 18h30. A humanoide fala
mais de cem idiomas e faz toda a parte de gestão de produtos e estoque,
evitando desperdício e que produtos vencidos sejam vendidos.
Já o
carrinho inteligente possui um computador acoplado, além de um scanner com
leitor de código de barras, câmeras e balança. Dessa forma, ao escanear o
código do produto, onde constam todas as informações, o peso do item e o peso
real do carrinho são interligados e comparados, trazendo maior segurança para
quem compra e para quem vende. O cliente também pode pagar suas compras diretamente
no carrinho, sem precisar passar no checkout.
A
etiqueta eletrônica impede que haja divergências entre o preço do produto na
gôndola e no caixa, evitando desconfortos para clientes e lojistas e tornando a
operação de venda mais eficiente.
Com
o totem Tá Pago Express os clientes podem realizar o pagamento de contas com
códigos de barra e fazer recarga no celular de maneira prática e rápida.
A
responsável pelo projeto e sócia-diretora da MLeão Consultoria em Varejo,
Mônica Leão, destaca que todos os produtos dispostos no Mercado Modelo, desde
itens tecnológicos até a disposição dos artigos dentro da loja, buscam trazer
soluções para o consumidor. A arquiteta Fátima Nogueira, da Fluxo Arquitetura,
também assina o layout da loja.
“Quem
vai ao supermercado está cheio de problemas, com o arroz acabando em casa ou
precisando comprar um ingrediente para fazer um bolo e o objetivo é que o
supermercado possa resolver isso; que ele saia satisfeito e que gera
fidelização. Para isso não existe fórmula mágica, pois se tratando de pessoas,
estamos sempre mudando. É preciso conhecer o cliente e entender o momento que
estamos passando para conceber uma loja que ofereça solução. E é isso o que o
espaço traz para os pequenos e médios varejistas”, ressalta Mônica Leão.
E é
por esse motivo que, nesta edição, o Mercado Modelo, aborda a “saudabilidade”.
Assim, quem entrar no Mercado logo verá um display bem moderno, com
apresentação de grãos como quinoa, aveia e chia, integrados com a exposição de
flores naturais, traduzindo uma sensação de calma, carinho e cuidado.
Mônica
explica o motivo do layout diferenciado. “O Brasil é o quarto país que mais
vende produtos saudáveis. Esse é um hábito que já vinha se instalando há alguns
anos, e se consolidou com a pandemia. Ao mesmo tempo, nesta pós-pandemia, as
pessoas estão ansiosas e aceleradas. Nosso objetivo é que, ao entrar na loja, o
cliente já diminua o ritmo, entre em contato com a sua emoção e sinta a
importância de se cuidar e de cuidar do outro”.
PALESTRAS
A
Super Mix conta ainda com uma robusta programação de conteúdo nos três dias de
feira. As palestras do Mercado Modelo acontecerão sempre às 17h30 e às 18h30.
Além delas, também serão promovidos debates curtos sobre assuntos relevantes
para o segmento varejista no Super Mix Talks, às 17h e às 19h.
“A
Super Mix está preparada para atender e instruir com muito conteúdo,
experiência, produtos e equipamentos os compradores e empreendedores do
segmento varejista. Além do Talks com muitas palestras técnicas, teremos o
Mercado Modelo, projeto com foco total no varejo, que traz muita tecnologia e
oferece consultoria para quem planeja abrir um negócio no segmento e também
para os que buscam melhorar a sua loja”, conta a diretora da Insight Feiras
& Negócios, Carol Baía.
A
robô Annie abre as palestras do Mercado Modelo, na quarta-feira (5), às 18h30,
ao lado do diretor da BM Informática, Benjamin Machado, e de Mônica Leão,
falando sobre “Como um robô humanoide pode ajudar a aumentar seu faturamento”.
“Instagram como ferramenta para aumentar as vendas” é o tema do primeiro debate
da quinta-feira (6), com a diretora do Edvaldo Lucas Supermercado, Thaís
Siqueira, às 17h30.
No
mesmo dia, às 18h30, Mônica Leão sobe ao palco novamente para falar sobre
“Gerenciamento por categorias: o novo olhar para a área comercial”, com a
consultora e especialista em varejo Roberta Couceiro. O último dia de
atividades no Mercado Modelo será com o sócio-diretor da AF Controladoria,
Andresson Fernandes, que debaterá sobre “A inovação da gestão do lucro para
supermercados” às 18h30.
O
Super Mix Talks acontece pelo segundo ano e é inspirado no formato Ted Talks,
com palestras curtas e debates de cases de sucesso no setor. Os temas abordados
foram escolhidos após pesquisa de mercado realizada com visitantes da feira.
Na
quarta-feira (5), o Talks receberá o estrategista e especialista em gestão de
supermercados, hortifrútis e atacarejos, que abordará como usar a “Gestão e
tecnologia como aliados do varejo”, às 17h. Já às 19h, Fátima Merlim falará
sobre “Fortalecimento do varejo local”.
O
“Código bidimensional – 2D” será o tema da palestra do Nilson Gasconi, da GS1
Brasil, na quinta-feira (6), às 17h. Logo depois, às 19h, Carlos Eduardo
explica sobre “Eficiência operacional”.
No
último dia, Dani Lacerda fala sobre “ESG e varejo”, às 17h e, encerrando o
Super Mix Talks, Luciano Barreto apontará “Os caminhos e estratégias para
crescer no varejo”, às 19h.
Confira
a programação:
Mercado
Modelo
Quarta-feira
(5)
18h30
–
“Como um robô humanoide pode ajudar a aumentar seu faturamento”, com Annie, a
robô humanoide, o diretor da BM Informática Benjamin Machado e a especialista
em varejo e sócia-diretora da MLeão Consultoria, Mônica Leão.
Quinta-feira
(6)
17h30
–
“Instagram como ferramenta para aumentar as vendas”, com a diretora do Edvaldo
Lucas Supermercado, Thaís Siqueira.
18h30
–
“Gerenciamento por categorias: o novo olhar para a área comercial”, com as
especialistas em varejo Mônica Leão e Roberta Couceiro.
Sexta-feira
(7)
18h30
–
“A inovação da gestão do lucro para supermercados”, com o sócio-diretor da AF
Controladoria, Andresson Fernandes.
Super
Mix Talks
Quarta-feira
(5)
17h
– “Gestão
e tecnologia como aliados do varejo”, com o estrategista e especialista em
gestão de supermercados, hortifrutis e atacarejos, Leandro Rosadas.
19h
– “Fortalecimento
do varejo local”, com Fátima Merlim. Debatedora: Annie Kelly Vasconcelos, do
Supermercado São José.
Quinta-feira
(6)
17h
– “Código
bidimensional – 2D”, com Nilson Gasconi, da GS1. Debatedora: Parla Deli.
19h
– “Eficiência
operacional”, com Carlos Eduardo. Debatedor: Gilson Lopes.
Sexta-feira
(7)
17h
– “ESG
e varejo”, com Dani Lacerda (Baianinha). Debatedora: Simone Maria Lima, do
Supermercado Santana.
19h
– “Os
caminhos e estratégias para crescer no varejo”, com Luciano Barreto.
Debatedora: Annie Kelly Vasconcelos.
Além
da Super Mix, o Centro de Convenções também recebe, no mesmo período, a feira
HFN - Hotel & Food Nordeste.
A Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com promoção e organização da Insight Feiras & Negócios, patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Sebrae/PE.
Nenhum comentário