Últimas

Mercado Modelo apresenta novidades em tecnologia na Super Mix


Considerada a maior feira do segmento do Norte/Nordeste, a Super Mix acontece de 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco.

Um dos espaços mais esperados é o Mercado Modelo, que chega ao seu quinto ano trazendo novidades para os pequenos e médios varejistas.

Entre elas estão novas tecnologias que prometem fazer do Mercado Modelo um dos espaços mais visitados da feira. A sensação será Annie, a primeira robô humanoide brasileira voltada para a gestão e atendimento no varejo. Outros destaques são o carrinho de compras inteligente, a etiqueta eletrônica e o Totem Tá Pago Express.

A robô Annie, aliás, não só estará em exibição na feira como será palestrante na programação do Mercado Modelo, na quarta-feira (5), às 18h30. A humanoide fala mais de cem idiomas e faz toda a parte de gestão de produtos e estoque, evitando desperdício e que produtos vencidos sejam vendidos.

Já o carrinho inteligente possui um computador acoplado, além de um scanner com leitor de código de barras, câmeras e balança. Dessa forma, ao escanear o código do produto, onde constam todas as informações, o peso do item e o peso real do carrinho são interligados e comparados, trazendo maior segurança para quem compra e para quem vende. O cliente também pode pagar suas compras diretamente no carrinho, sem precisar passar no checkout.

A etiqueta eletrônica impede que haja divergências entre o preço do produto na gôndola e no caixa, evitando desconfortos para clientes e lojistas e tornando a operação de venda mais eficiente.

Com o totem Tá Pago Express os clientes podem realizar o pagamento de contas com códigos de barra e fazer recarga no celular de maneira prática e rápida.

A responsável pelo projeto e sócia-diretora da MLeão Consultoria em Varejo, Mônica Leão, destaca que todos os produtos dispostos no Mercado Modelo, desde itens tecnológicos até a disposição dos artigos dentro da loja, buscam trazer soluções para o consumidor. A arquiteta Fátima Nogueira, da Fluxo Arquitetura, também assina o layout da loja.

“Quem vai ao supermercado está cheio de problemas, com o arroz acabando em casa ou precisando comprar um ingrediente para fazer um bolo e o objetivo é que o supermercado possa resolver isso; que ele saia satisfeito e que gera fidelização. Para isso não existe fórmula mágica, pois se tratando de pessoas, estamos sempre mudando. É preciso conhecer o cliente e entender o momento que estamos passando para conceber uma loja que ofereça solução. E é isso o que o espaço traz para os pequenos e médios varejistas”, ressalta Mônica Leão.

E é por esse motivo que, nesta edição, o Mercado Modelo, aborda a “saudabilidade”. Assim, quem entrar no Mercado logo verá um display bem moderno, com apresentação de grãos como quinoa, aveia e chia, integrados com a exposição de flores naturais, traduzindo uma sensação de calma, carinho e cuidado.

Mônica explica o motivo do layout diferenciado. “O Brasil é o quarto país que mais vende produtos saudáveis. Esse é um hábito que já vinha se instalando há alguns anos, e se consolidou com a pandemia. Ao mesmo tempo, nesta pós-pandemia, as pessoas estão ansiosas e aceleradas. Nosso objetivo é que, ao entrar na loja, o cliente já diminua o ritmo, entre em contato com a sua emoção e sinta a importância de se cuidar e de cuidar do outro”. 

PALESTRAS

A Super Mix conta ainda com uma robusta programação de conteúdo nos três dias de feira. As palestras do Mercado Modelo acontecerão sempre às 17h30 e às 18h30. Além delas, também serão promovidos debates curtos sobre assuntos relevantes para o segmento varejista no Super Mix Talks, às 17h e às 19h.

“A Super Mix está preparada para atender e instruir com muito conteúdo, experiência, produtos e equipamentos os compradores e empreendedores do segmento varejista. Além do Talks com muitas palestras técnicas, teremos o Mercado Modelo, projeto com foco total no varejo, que traz muita tecnologia e oferece consultoria para quem planeja abrir um negócio no segmento e também para os que buscam melhorar a sua loja”, conta a diretora da Insight Feiras & Negócios, Carol Baía.

A robô Annie abre as palestras do Mercado Modelo, na quarta-feira (5), às 18h30, ao lado do diretor da BM Informática, Benjamin Machado, e de Mônica Leão, falando sobre “Como um robô humanoide pode ajudar a aumentar seu faturamento”. “Instagram como ferramenta para aumentar as vendas” é o tema do primeiro debate da quinta-feira (6), com a diretora do Edvaldo Lucas Supermercado, Thaís Siqueira, às 17h30.

No mesmo dia, às 18h30, Mônica Leão sobe ao palco novamente para falar sobre “Gerenciamento por categorias: o novo olhar para a área comercial”, com a consultora e especialista em varejo Roberta Couceiro. O último dia de atividades no Mercado Modelo será com o sócio-diretor da AF Controladoria, Andresson Fernandes, que debaterá sobre “A inovação da gestão do lucro para supermercados” às 18h30.

O Super Mix Talks acontece pelo segundo ano e é inspirado no formato Ted Talks, com palestras curtas e debates de cases de sucesso no setor. Os temas abordados foram escolhidos após pesquisa de mercado realizada com visitantes da feira.

Na quarta-feira (5), o Talks receberá o estrategista e especialista em gestão de supermercados, hortifrútis e atacarejos, que abordará como usar a “Gestão e tecnologia como aliados do varejo”, às 17h. Já às 19h, Fátima Merlim falará sobre “Fortalecimento do varejo local”.

O “Código bidimensional – 2D” será o tema da palestra do Nilson Gasconi, da GS1 Brasil, na quinta-feira (6), às 17h. Logo depois, às 19h, Carlos Eduardo explica sobre “Eficiência operacional”.

No último dia, Dani Lacerda fala sobre “ESG e varejo”, às 17h e, encerrando o Super Mix Talks, Luciano Barreto apontará “Os caminhos e estratégias para crescer no varejo”, às 19h.

 

Confira a programação:

Mercado Modelo

Quarta-feira (5)

18h30 – “Como um robô humanoide pode ajudar a aumentar seu faturamento”, com Annie, a robô humanoide, o diretor da BM Informática Benjamin Machado e a especialista em varejo e sócia-diretora da MLeão Consultoria, Mônica Leão.

Quinta-feira (6)

17h30 – “Instagram como ferramenta para aumentar as vendas”, com a diretora do Edvaldo Lucas Supermercado, Thaís Siqueira.

18h30 – “Gerenciamento por categorias: o novo olhar para a área comercial”, com as especialistas em varejo Mônica Leão e Roberta Couceiro.

Sexta-feira (7)

18h30 – “A inovação da gestão do lucro para supermercados”, com o sócio-diretor da AF Controladoria, Andresson Fernandes.

 

Super Mix Talks

Quarta-feira (5)

17h – “Gestão e tecnologia como aliados do varejo”, com o estrategista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis e atacarejos, Leandro Rosadas.

19h – “Fortalecimento do varejo local”, com Fátima Merlim. Debatedora: Annie Kelly Vasconcelos, do Supermercado São José.

Quinta-feira (6)

17h – “Código bidimensional – 2D”, com Nilson Gasconi, da GS1. Debatedora: Parla Deli.

19h – “Eficiência operacional”, com Carlos Eduardo. Debatedor: Gilson Lopes.

Sexta-feira (7)

17h – “ESG e varejo”, com Dani Lacerda (Baianinha). Debatedora: Simone Maria Lima, do Supermercado Santana.

19h – “Os caminhos e estratégias para crescer no varejo”, com Luciano Barreto. Debatedora: Annie Kelly Vasconcelos.

 

Além da Super Mix, o Centro de Convenções também recebe, no mesmo período, a feira HFN - Hotel & Food Nordeste.

A Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com promoção e organização da Insight Feiras & Negócios, patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Sebrae/PE.

Nenhum comentário