Microfranquias registram crescimento de 39,8% no último ano
Especialista indica os principais pontos para
empreender no segmento sem errar na escolha
Quem conta com um DNA empreendedor
sempre está em busca de novas oportunidades. No entanto, nem todos têm o desejo
ou os recursos financeiros necessários para criar um negócio do zero. É neste
contexto que as microfranquias ganham cada vez mais a preferência dos
empreendedores brasileiros. O segmento que requer um investimento inicial de
até R$ 105 mil teve um crescimento de 39,8% de 2021 para este ano, segundo
informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Entre as áreas com maior aderência ao
modelo de negócio encontram-se Serviços (27,4%) e Alimentação (16,2%), seguidos
por Saúde, Beleza e Bem-estar (15,5%). “Microfranquia é um formato que permite
que um empreendedor inicie e gerencie seu próprio negócio, mas com o apoio de
uma empresa já consolidada no mercado. Como o investimento é baixo e os riscos
são reduzidos, é uma excelente oportunidade para quem quer empreender com
segurança. Outra vantagem é que, por se tratar de uma estrutura compacta, sua
gestão também é mais simples”, afirma Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede
de minimercados autônomos.
Pensando em auxiliar aqueles que querem
investir no segmento sem errar na escolha, o executivo reuniu os principais
pontos de atenção. Confira abaixo:
1.Reflita sobre a decisão
O investimento inicial em uma
microfranquia é relativamente baixo em comparação com as franquias
tradicionais. Mas, ainda assim, é fundamental analisar o quanto se pretende e
pode investir. “Não deixe de levar em consideração a sua situação financeira
atual. Faça projeções para o futuro e compare com a sua capacidade de
pagamento. Além disso, é importante lembrar que o investimento inicial deve ser
o suficiente para o capital de giro, até que o empreendimento comece a dar
lucros”, diz Pena.
2.Escolha o nicho
Quando falamos em franquias e
microfranquias, as redes de fast-food costumam vir à mente. No entanto, há
inúmeras possibilidades no mercado. “Para ter sucesso no empreendedorismo, a
inovação deve ser uma busca constante. Neste caso, uma forma de se destacar da
concorrência é investir em negócios diferenciados. Um exemplo são os
minimercados autônomos, que facilitam a rotina ao oferecer itens básicos em
complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana
e sem a necessidade de um funcionário para a finalização da compra. Desta
maneira, a iniciativa que atende às principais necessidades dos consumidores
têm uma aderência garantida”, explica o CRO.
3. Pesquise sobre a marca
Após a definição do nicho, o próximo
passo é pesquisar as possibilidades existentes, sendo imprescindível se atentar
a reputação da marca escolhida. “Você pode pesquisar nas redes sociais, no
site, buscar por cases de sucesso e até conversar com franqueados para conhecer
suas experiências”, sugere o executivo.
Minha Quitandinha
A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Idealizada por três empreendedores: Guilherme Mauri de Oliveira, Marcelo Villares e Douglas Pena, foi fundada no ano de 2020, no município de Balneário Camboriú (SC), em meio a pandemia do coronavírus. A ideia é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança, baseada no conceito de honest market, instalada dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário de 500 pessoas. Saiba mais aqui.
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