Impactos positivos da educação corporativa no setor farmacêutico
DOT Digital Group destaca como a capacitação
corporativa pode contribuir com o crescimento do setor no Brasil
São Paulo, setembro de 2022 - A pandemia transformou diversos setores,
tanto negativa, como positivamente, como o caso da indústria farmacêutica.
Mesmo com a dificuldade por falta de insumos e instabilidade econômica que o
país vivencia, segue sendo um importante motor da economia brasileira. Prova
disso, é a tendência de que nos próximos anos o Brasil assuma a quinta posição
do ranking mundial da indústria farmacêutica, que atualmente é liderado pelos
Estados Unidos. Para se ter uma ideia, o mercado farmacêutico global alcançou
US$1,74 trilhões em vendas em 2020. Já o mercado brasileiro de medicamentos
movimentou R$76,98 bilhões em 2020 apenas nas farmácias, alta de 8,58%, e venda
equivalente a 4,7 bilhões de unidades (caixas), segundo o levantamento da
consultoria IQVIA.
Ou seja, um mercado promissor e em
constante evolução que tem necessidade de aprendizado contínuo. Contudo, no Brasil,
há ainda uma falta de programas educacionais e uma carência relativa de
profissionais qualificados com experiência em todas as fases do processo de
descoberta e desenvolvimento de fármacos, que é longo, arriscado e
custoso.
“Apesar de promissora, essa indústria
precisa superar alguns obstáculos. Para isso, é essencial uma frequência de
lançamentos que atendam às diferentes necessidades de um público diverso, com
muitas especificidades. Assim, com tantos novos produtos e com a necessidade de
inovação no setor, é necessário que os colaboradores estejam sempre em
treinamento e desenvolvimento para a capacitação”, analisa Luiz Alberto Ferla,
fundador e CEO do DOT Digital Group,
edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital.
Entre os inúmeros benefícios que os
treinamentos online podem proporcionar um dos mais importantes é que eles
tornam possível a redução do tempo entre o lançamento de novos produtos e a
capacitação da equipe de vendas, uma vez que por ser digital, ela permite que
os cursos sejam atualizados e aplicados rapidamente. Por exemplo, estamos
passando por uma pandemia que impactou todo o mercado farmacêutico. Diante de
cenários como esse, a velocidade da qualificação corporativa digital faz toda a
diferença, uma vez que exigem respostas rápidas para atualização de
procedimentos e descobertas de novos tratamentos.
Além disso, os treinamentos digitais
podem ser aplicados por meio de técnicas modernas que melhoram o processo de
aprendizagem, como por exemplo, gamificação, pílulas de conhecimento,
microlearning e até mesmo o uso de vídeo 3D para ilustrar efeitos dos fármacos
dentro do organismo humano, dando uma maior compreensão sobre o processo. Isso
transforma cursos mais morosos em situações dinâmicas e que exigem atenção e
participação de quem está aprendendo.
Outro ponto importante é que eles
possibilitam que um grande número de pessoas possa ser capacitado
simultaneamente e que colaboradores de diversas regiões do país e do mundo
possam ser treinados juntos, já que, são de fácil acesso e podem ser integrados
a diferentes plataformas de aprendizado. E, mesmo que ele seja aplicado para
uma grande quantidade de pessoas simultaneamente, é possível ter relatórios
abrangentes que permitem identificar pontos fortes e fracos do treinamento e da
sua gestão.
“O fato é que treinamentos digitais são
capazes de aumentar a eficiência e produtividade de profissionais, o que vai
impactar toda a cadeia farmacêutica trazendo resultados positivos, não só para
o negócio em si, mas também beneficiando o setor como um todo”, finaliza Ferla.
O DOT desenvolveu um e-book destacando
as principais vantagens de implementar treinamentos corporativos em empresas do
setor, que pode ser baixado gratuitamente neste link.
Sobre o DOT Digital Group
Fundada em 1996, bem antes do famoso estouro da bolha pontocom, o DOT Digital Group nasceu com a missão de levar a educação em escala para as pessoas, utilizando os meios digitais online. Pioneira, a empresa apostou na internet como principal canal de educação a distância, algo bem pouco óbvio à época. Hoje, o DOT apoia mais de 200 das maiores empresas do País, como Bayer, Assaí, Safra, Faber Castell, Ebanx, PagBank, TIM, Porto Seguro, RaiaDrogasil, Itaúsa, Amaggi, CNA, Senar, Sebrae e outras que desejam realizar o treinamento e capacitação de seus colaboradores e clientes em alta escala e de maneira contínua (lifelong learning). Atualmente, a DOT Digital Group emprega mais de 450 profissionais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
Nenhum comentário