Últimas

Organizações empresariais se unem para debater os impactos do 5G na indústria

Evento presencial, que vai destrinchar a nova tecnologia nos cenários de indústria e inovação do país, ocorre no dia 12 de setembro

Fábio Veras/Crédito Mariana Borges

Na segunda-feira, dia 12 de setembro, das 13h30 às 17h, diversas organizações empresariais se unem para promover um encontro para debater os impactos do 5G na sociedade e na economia, na Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Auditório Central, Santa Efigênia - Belo Horizonte, MG). Evento presencial vai destrinchar a influência e atuação da nova tecnologia nos cenários de indústria e inovação do país, além de entrelaçar o relacionamento de players do setor.

A tecnologia 5G é a nova geração de internet móvel, que proporciona mais velocidade para baixar e enviar arquivos, interconexão entre diversos dispositivos, redução do tempo de resposta entre os mesmos e conexões mais estáveis. O 5G pode chegar a uma velocidade entre 1 e 10 Gbps, 100 vezes ou mais em relação ao seu antecessor, o 4G. Em Belo Horizonte, a internet 5G foi ativada no dia 29 de julho, e segundo a Anatel, a expectativa é que, nas cidades com mais de 500 mil habitantes, como Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia, a tecnologia chegue a partir de 1º de janeiro de 2023.

Diante desse cenário, organizações como o Conselho de Tecnologia e Inovação, o Conselho de Infraestrutura, ambos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a Fundação Dom Cabral, a Escola Superior Dom Helder Câmara, o Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor), o Sindicato das Indústrias Extrativas de MInas Gerais (Sindiextra), o Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos Eletrônicos e Similares do Estado de Minas Gerais (Sinaees) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), promovem o evento “Impactos do 5G: Indústria e Inovação”.

O encontro vai contar com a liderança de Fábio Veras, membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG e presidente do Sindinfor, além da participação de Emir Cadar Filho, presidente do Conselho de Infraestrutura, de Paulo Stumpf, reitor da escola Superior Dom Helder Câmara, e Patrícia Becker, diretora FDC Gestão Pública.

O evento possui três painéis de debate: Carlos Baigorri, presidente do Conselho Diretor da Anatel e Carlos Nazareth, diretor do Inatel, vão ministrar “Impactos do 5G na Indústria e na economia Nacional”; Marcelo Motta, diretor de Segurança Cibernética e Soluções da Huawei e Luiz Márcio Viana, presidente do Sindiextra, vão conduzir “Impactos do 5G para a Mineração e Sustentabilidade”; Daniel Godinho, diretor de Relações Institucionais e Marketing da WEG e Wilson Cardoso, diretor de Tecnologia da América Latina e Brasil da Nokia, vão ministrar “Licença Privada 5G”.

Segundo Fábio Veras, é necessário debater a tecnologia 5G, refletindo sobre os impactos e projetando iniciativas para aproveitá-la de uma maneira saudável e benéfica. “Estamos falando da nova geração de internet móvel que tem alto poder de velocidade como a capacidade de chegar a uma velocidade de 100 vezes ou mais em relação ao 4G. Ter esse espaço para destrinchar o tema ao lado de grandes players do setor é a busca pela melhor e mais qualificada utilização do 5G. É não só tentar entender sua força, mas também refletir sobre como utilizá-la para potencializar mecanismos de indústrias, inovação, entre outros”, comenta.

Os interessados em participar do encontro devem se inscrever por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/impactos-do-5g-industria-e-inovacao/1683538

Nenhum comentário