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Pequenos negócios: o que fazer para não fechar as portas?

As microempresas têm uma taxa de falência de 21,6%, e de pequeno porte, de 17%, por por falta de planejamento


Abrir um empreendimento e ter um negócio de sucesso é o desejo de muita gente, mas é preciso de planejamento para que os deveres não saíam do eixo. De acordo com dados do SEBRAE, 17% dos empreendedores encerram as atividades por falta de planejamento e 37% em até dois anos. Há diversos motivos que também ajudam a explicar a alta mortalidade das empresas: despesas, altos custos, falta de experiências, falta de clientes. Mas, como garantir a sobrevivência do negócio?

 

Quando se pensa em iniciar algo, o processo de abertura de uma pequena empresa, ainda é a parte mais fácil, comparando com as tarefas do dia-dia. De acordo com André Minucci, Mentor de Empresários, da empresa Minucci RP, sem planejamento não há como manter uma empresa. “São inúmeros obstáculos no caminho do empreendedor iniciante, é preciso definir qual o público alvo; missão, visão e valores; elaborar objetivos estratégicos, ter um fluxo de caixa; acompanhar capital de giro e outros fatores fundamentais para manter a empresa”, orienta André. 

 

Por isso, é essencial o plano de negócios antes de começar, para que o empreendedor possa calcular os riscos, avaliar alternativas, evitar decisões falhas e manter a empresa funcionando com mais segurança. “A preparação exige comprometimento, pesquisa e muito trabalho, se cumprir com todos os detalhes o empreendedor poderá acompanhar de perto seus resultados e manter sempre atento a possíveis mudanças de cenário, evitando novas quedas”, argumenta.

 

Os setores com maior mortalidade de empresas nos últimos cinco anos são: comércio; serviços e agropecuária. Ainda de acordo com o SEBRAE, as microempresas têm uma taxa de falência de 21,6%, e de pequeno porte de 17%. Sendo assim, quanto menor for a empresa, mais difícil é se sustentar.

 

De acordo com especialista Minucci, é muito importante que o empreendedor faça um trabalho único, deslanche no mercado de trabalho para garantir excelentes resultados. “Um bom produto e motivação nem sempre são garantias para uma empresa ter sucesso. Muito pelo contrário, sem um direcionamento a longo prazo pode ter prejuízos. É importante começar com a ajuda e experiência de alguém que entenda, aposte em treinamento de comunicação e vendas, por exemplo”. 

 

Através de um planejamento o empresário consegue concluir informações do seu ramo, o produto que irá oferecer, clientes e concorrentes, e principalmente pontos fracos e fortes do seu negócio. O plano te ajudará a responder as seguintes perguntas, “vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio”?    

 

Além disso, irá te ajuda a manter os pés no chão, essencial tanto para quem está abrindo quanto para quem está ampliando o empreendimento. 

 

Organiza as ideias e entende exatamente como é o seu negócio;

Acompanha os resultados e expectativas;    

Ajuda na comunicação com os colaboradores da empresa;

Aumenta na produtividade, prevenindo erros e falhas. 

 

Novos empreendimentos 

 

Após anos difíceis de pandemia, o número de novos negócios está aumentando. O empreendedorismo alcançou uma marca histórica no Brasil, em 2021. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, foi registrado um recorde de novos pequenos negócios, mais de 3,9 milhões de empreendedores foi em busca de uma nova fonte de renda. 

 

Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br. Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci 

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