Pesquisa da USCS gera Guia Digital do Empoderamento Negro para jovens universitários
Estudo
descreve práticas midiatizadas digitais que possibilitam a construção da
identidade social e noções de cidadania em jovens universitários negros.
A publicitária e professora
universitária Thainá Rocha da Silva partiu de uma vivência pessoal para
construir sua pesquisa no Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de
Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Thainá buscou informações sobre o processo de empoderamento pelo qual os jovens
negros brasileiros passam até se aceitarem e se reconhecerem como negros, bem
como a construção de uma identidade negra para o exercício da cidadania,
enquanto nativos digitais com perfis ativos em redes sociais digitais e
consumidores de conteúdo online. Fruto dessa inquietação surgiu a dissertação
"Negritude Mediada: a comunicação de interesse público na construção do
Guia Digital do Empoderamento Negro para jovens universitários".
De acordo com a pesquisadora, o processo
de empoderamento de grupos discriminados é importante e gera transformações
sociais e individuais que, por sua vez, age em ressonância em diversas camadas
da sociedade. “Compreender as mediações dessa comunicação entre grupos negros
da sociedade midiática digital contribui para o desenvolvimento da comunicação
de interesse público e para a orientação das ações comunicacionais que permitam
a gestão dessa comunicação”, explica. O lócus
da pesquisa foi a Baixada Santista e os sujeitos foram jovens universitários,
selecionados entre os estudantes do Centro Universitário São Judas Tadeu,
campus Unimonte, que estavam cumprindo sua jornada acadêmica até a data
prevista de encerramento da pesquisa. Participaram da pesquisa oito jovens
negros de 18 a 24 anos, de diferentes cursos/semestres, moradores de uma das
nove cidades que compõem a região.
Thainá conta que foram realizadas quatro
oficinas, entre julho e novembro de 2020, para coleta de dados e estruturação
do produto. Devido à pandemia de COVID-19, seguindo as normas adotadas no
estado e na região, as oficinas foram realizadas no ambiente online, pela
plataforma Google Meet, e gravadas em vídeo, com duração média de 90 minutos,
obedecendo ao roteiro proposto. “O objetivo das oficinas foi reunir os jovens
e, por meio das ações desenvolvidas, possibilitar que expressassem, em relatos
orais, como se identificaram como negros, quais experiências sobre negritude e
cidadania já viveram dentro e fora das redes sociais, quais conteúdos consomem
online, como escolhem estes conteúdos, o que chama atenção na hora de
escolher, consumir e replicar (retuítar, compartilhar, postar ou repostar) este
material para os amigos”, explica a pesquisadora.
Como resultado dessas oficinas produziu-se
um e-book interativo, intitulado Guia
Digital do Empoderamento Negro, como material digital
construído em parceria com os estudantes para contar histórias e indicar
conteúdos para jovens que estão em processo de empoderamento ou passaram por
isto. “Apresentamos os conteúdos digitais que consomem, onde podem encontrar
dicas de transição capilar, os canais de cultura negra, livros, séries, filmes
e tudo o mais voltado para a negritude e juventude”, conta Thainá. A
pesquisadora, dentre os vários dados obtidos na pesquisa, destaca o papel da
universidade e da família para os jovens que participaram das oficinas: “Eles
veem na universidade e na vida universitária uma ponte para empoderar-se e
construir conhecimento. A universidade deixa de ser objeto de desejo e se
transforma em uma via para a vida que desejam viver, além de trazer orgulho e
motivação para os demais. O convívio familiar é de extrema importância para a
autodescoberta deles como cidadãos negros. É na família que eles buscam forças
para se afirmarem, ou buscam consolo quando sofrem casos de racismo. Muitos
desejam que mais familiares também se vejam como negros e passem pelo processo
de autoafirmação e empoderamento”, avalia.
A pesquisa de Thainá teve como
orientadora a Profa. Dra. Priscila F. Perazzo e coorientador o Prof. Dr.
Liráucio Girardi Júnior. Priscila destaca a importância da pesquisa:
"Tanto o tema quantos os resultados obtidos nesta pesquisa de Thainá nos
alertam para a importância constante de lidarmos sempre com as questões do racismo
na nossa sociedade. Esperamos que este Guia contribua efetivamente para que
jovens negros vivam num mundo muito melhor", afirma. Já Liráucio pondera:
"O desafio de criar um Guia capaz de integrar os processos de
empoderamento de jovens negros e negras às práticas em ambientes digitais foi
enfrentado com determinação pela professora e pesquisadora Thainá Rocha. Trazer
a comunicação de interesse público para esse propósito foi fundamental!".
A íntegra da dissertação de Thainá Rocha
da Silva está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1BBa2-R7QJuD2TFSjTUL55KGPp8lIyJMa/view.
Já o Guia Digital do Empoderamento Negro para jovens universitários pode ser
conferido no link: https://www.thainarocha.com.br/pesquisa#h.46alc33ev0wc
Sobre o Programa de
Mestrado Profissional em Comunicação da USCS
O programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da USCS busca a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam demandas do mercado de trabalho. Informações sobre o programa: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppgcom/mestrado-profissional-em-comunicacao.
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