Preços de peças automotivas tiveram aumento de mais de 50%, aponta Ticket Log
Estudo da marca identificou que o índice de
manutenções realizadas pelas empresas de frotas é mais frequente para reparos
corretivos do que preventivos
Eduardo Fleck, diretor-geral de Especialidades de Frota e Mobilidade/Ticket Log
Um levantamento da Ticket Log, marca da
Edenred Brasil e líder no setor de gestão de frota e soluções de
mobilidade para o mercado urbano, identificou que, desde janeiro de 2021, houve
uma alta expressiva no preço das peças veiculares. Em maio deste ano, o valor
cobrado pelas montadoras acumulou aumento de cerca de 68% para peças de
veículos de frota leve e em torno de 57% para pesados.
De acordo com dados da Organização para
a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o Brasil tem a quarta maior
inflação do mundo, atrás apenas de Rússia, Argentina e Turquia. Além disso,
incertezas em relação à pandemia de covid-19, conflitos entre países, variação
cambial, alta no preço dos combustíveis e a crise global de semicondutores
afetaram e ainda afetam o setor de frota.
No caso de veículos pesados, algumas
peças registraram alta de quase 10% nos preços no primeiro trimestre do ano:
filtro de combustível aumentou 7,32%, amortecedor 7,14%; filtro de óleo 6,9%;
filtro de ar 6,8%; tambor de freio 6,5%; óleo de motor 15%. Já para as frotas
leves, os acréscimos foram de mais de 15% no mesmo período: discos de freio
12%; filtro de óleo 12%; filtro de ar motor 10%; filtro de combustível 8%; óleo
de motor 14%; e filtro de ar-condicionado 10%.
“Como consequência do cenário atual, que
inclui inflação e falta de oferta de semicondutores no mercado automobilístico,
é normal que diminua o número de veículos novos nas ruas. Isso faz com que a
frota circulante passe a entrar em um processo de envelhecimento, o que
impulsiona a demanda por mais manutenção”, destaca Eduardo Fleck,
diretor-geral de Especialidades de Frota e Mobilidade. Ainda de acordo com o
levantamento da Ticket Log, de janeiro de 2019 ao primeiro semestre de 2022, as
frotas de veículos pesados envelheceram 29%. Já as frotas de automóveis leves
envelheceram 38% no período.
“Como marca líder em gestão de frota,
nos empenhamos em oferecer soluções que minimizem impactos negativos aos nossos
clientes. Por esse motivo, disponibilizamos uma negociação Inteligente, que
automatiza todo o processo e oferece preços competitivos para a compra de
peças, negociação com estabelecimentos e com fabricantes, além de custos com mão
de obra. A solução cuida de todas as informações relevantes sobre a vida útil
das peças, de acordo com os padrões do fabricante e especificações técnicas do
veículo. Essas informações são controladas por meio do painel de indicadores da
Ticket Log, que analisa o desempenho da frota e auxilia o gestor na tomada de
decisão”, observa Eduardo Fleck.
O estudo também identificou que o índice
de manutenções realizadas pelas empresas de frotas é mais frequente para
reparos corretivos do que preventivos. Segundo a Ticket Log, as manutenções
preventivas para veículos pesados caíram 7% desde o primeiro semestre de 2019.
Já as revisões preventivas, feitas em frotas leves, se mantiveram estáveis, com
queda de 1% no período. “As revisões preventivas podem ajudar na otimização do
orçamento das empresas, ao evitar que problemas mais caros de resolver. A
Ticket Log apoia, de forma simplificada, quem faz gestão de frotas, com uma
plataforma de manutenção, que cuida de todo o operacional, desde o agendamento
dos serviços até a recolha e controle de nota fiscal. Além disso, nós indicamos
o melhor momento de fazer a troca de peças, otimizando seus orçamentos”,
conclui Fleck.
KD Minha Oficina
Além da negociação inteligente, a Ticket
Log promove, por meio da plataforma “KD Minha Oficina”, a conexão entre
proprietários de veículos e oficinas de manutenção veicular com diversos
serviços.
A proposta da solução é reunir, em um único local, uma rede de oficinas
mecânicas com avaliações e descrições de todos os serviços automotivos oferecidos,
além de preços e comparativos.
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log compõe a linha de negócios
de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil. Disponível para companhias de todos os
portes e segmentos, a marca conecta empresas e pessoas por meio de soluções
inovadoras e digitais de gestão de frotas e mobilidade, com o objetivo de
simplificar processos e rotinas com informação, inteligência e de forma mais
sustentável.
Com mais de 30 anos de experiência no
mercado e 30 mil empresas clientes, a Ticket Log administra 1 milhão de
veículos e quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Além disso,
conta com uma rede de aceitação de mais de 43 mil parceiros credenciados, entre
os quais, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e outros serviços de
mobilidade, como transporte individual e aluguel de bicicletas.
A Ticket Log também disponibiliza ao
mercado o IPTL, um índice nacional sobre a variação de preço dos combustíveis,
levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos de todo o
Brasil credenciados à marca.
A marca é parte da Edenred, plataforma
global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de
todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu
segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos
e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.
Saiba mais
Site: https://www.ticketlog.com.br/.
Blog: https://www.ticketlog.com.br/blog/.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ticket-log/.
Instagram: https://www.instagram.com/ticket.log/.
Facebook: https://www.facebook.com/TicketLog.
Sobre a Edenred
A Edenred é uma marca global e digital
de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas
para trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50
milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil
empresas clientes, em 45 países.
No Brasil, sua atuação conta com três
linhas de negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Frota e
Mobilidade, com as marcas Ticket Log e Repom; e Soluções de Pagamento e Novos
Mercados, com a Edenred Pay e Punto.
Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”,
essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários,
melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de
trabalho e a economia local. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,3 milhões
de empregados beneficiados e 500 mil comerciantes credenciados no País
Em 2021, a Edenred movimentou, em nível
global, um volume de negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente
com o uso de aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.
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Site:
www.edenred.com.br.
LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/.
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