Santo Santo Santo aposta em expansão espiral para crescimento da marca
Franquia especializada em artigos
religiosos para presentes e decorações busca crescer de forma moderada e
planejada, e para isso, almeja abrir 15 unidades no Sudeste até 2023
Ampliar o negócio através de um número expressivo de
unidades é o desejo de todo franqueador. Porém, não se trata de algo fácil
expandir em larga escala, e nisso está incluso a necessidade de desembolsar
altos custos e muito esforço direcionado aos novos franqueados.
Por isso, muitas redes de franquias têm apostado no
crescimento espiral para expansão da marca. O formato espiral, no mundo
corporativo, nada mais é do que uma estratégia de crescer aos poucos, nesse
caso, de perto para longe.
É o caso da Santo Santo Santo, especializada em artigos religiosos para presentes e decorações, a marca
entrou para o franchising há pouco tempo e busca crescer “perto de casa”, ou
seja, por estar localizada em São José do Rio Preto (SP), a rede aposta no
interior do estado paulista. Essa região é um celeiro de oportunidades por
possuir cidades de excelente poder aquisitivo e com bom público consumidor.
“Apostamos nessa estratégia e ela vem
dando certo, tanto que a nossa primeira unidade franqueada está em Santa Fé do
Sul, distância de 190 km da matriz. Crescer de forma espiral é muito saudável
para uma rede que está iniciando. Acredito que estar próximo seja vantajoso
para todos, em qualquer sentido, inclusive financeiramente, onde a logística
para treinamentos e implantação é menor. Outro ponto é que os investidores
interessados conseguem facilmente conhecer a loja piloto na fase de avaliação do
negócio”, reflete Ana Paula Ribeiro Cury, fundadora e sócia da franquia Santo
Santo Santo.
Mas Ana Paula revela que não é apenas pelo estado de
São Paulo que a marca projeta crescer. Cidades como Unaí, Uberlândia, Juiz de
Fora e Belo Horizonte em Minas Gerais e a capital do Rio de Janeiro tem se
mostrado bastante atrativas a receber uma unidade da marca. O Espírito Santo
apesar de ser um estado pequeno apresenta sim locais interessantes, inclusive a
capital Vitória e Guarapari, cidades turísticas e movimentadas.
Investindo em suporte
Para alcançar novos voos, a Santo Santo
Santo tem investido pesado no suporte e atendimento ao franqueado. Com apenas
cinco meses de formatação e lançamento da marca para o mercado, contratou um
dos melhores sistemas de gestão ao franqueado que existe.
“Sabemos
que muitas redes que já estão em expansão há muito tempo não possuem esse tipo
de suporte. Para nós, crescer de forma uniforme e saudável é um dos pontos mais
importantes”, diz Ana Paula.
Esse sistema de gestão consiste no atendimento e
suporte com interação total com os franqueados, desde o serviço de atendimento
ao franqueado, universidade corporativa (EAD) até a compra de mercadorias para
a unidade, entre outras funções, tudo num único sistema. O sistema é altamente
didático e vem para facilitar e estreitar o bom relacionamento entre franqueado
e franqueadora. Nele conseguimos ter um histórico de tudo o que acontece nas
unidades.
Outra estratégia adotada pela marca é a participação
em feiras e eventos do franchising e religioso, isso tem possibilitado trocar
experiências e conhecer novas ferramentas para serem implementadas na rede.
Desconto no investimento
O negócio da Santo Santo Santo é ideal para cidades a
partir de 100 mil habitantes, porém em alguns casos
pode haver exceção em cidades menores, como em cidades turísticas.
Exclusivamente modelo loja física, o
investimento necessário gira em torno de R$ 198.400,00 incluso taxa de
franquia, mais capital de giro e gastos com instalação, estoque e equipamentos.
Ana Paula reforça que a franquia está com
condição especial com desconto na taxa de franquia para as cinco primeiras
operações comercializadas. “Independente do porte da região e número de
habitantes a taxa está fixada em R$ 40 mil”,
afirma a empresária.
Predominante de religião católica, porém o
caráter de espiritualidade e positividade da loja atrai pessoas de diversas
religiões, como evangélicos, entre outros.
Lugar ideal para crescer
Metade dos municípios mais desenvolvidos
do Brasil está na região Sudeste. Ao todo são 1.668 cidades nessa região
brasileira. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que a
região com melhor receptividade para expansão das franquias ainda é o Sudeste.
Para se ter uma ideia, no ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil,
43 marcas têm sede nesta região.
Sobre a Santo Santo Santo
Criada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Santo Santo Santo possui um mix de artigos de religiosidade e positividade, com mais de mil itens em acessórios masculinos e femininos como pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, imagens de santos, adesivos, livros, entre outros produtos. Em 2022 iniciou a expansão por meio do franchising com modelo de negócio loja física que solicita investimento a partir de R$ 198.400, e prazo de retorno estimado entre 14 a 18 meses.
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