Setembro Amarelo: o papel das organizações na prevenção do adoecimento emocional
Empresas devem investir em iniciativas para cuidar da saúde mental dos colaboradores e em uma cultura voltada ao cuidado com as pessoas
A campanha do Setembro Amarelo foi
criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com o objetivo de promover a
conscientização sobre a prevenção do suicídio, pois uma a cada 100 mortes no
mundo ocorre por pessoas que tiram a própria vida, segundo dados da OMS
(Organização Mundial da Saúde). Somente no Brasil, o número de pessoas que
tiraram a própria vida aumentou 28%, entre 2014 e 2019, passando de 9,7 mil
para 12,4 mil brasileiros, de acordo com um levantamento realizado pela
insurtech Azos.
Os números alarmantes não param por aí,
pois o Brasil é o país mais ansioso e o 5º mais depressivo do mundo, segundo a
OMS. Todos esses dados reforçam a importância da abordagem da saúde mental e da
prevenção do suicidio pela sociedade, e diante disso, as organizações têm um
papel fundamental nesse processo para incentivar o cuidado com a saúde mental.
Em meio a muitos casos de adoecimento emocional, Síndrome de Burnout e
afastamentos ocasionados por transtornos mentais, diversas empresas têm
implementado programas para melhorar o equilíbrio emocional dos
trabalhadores.
Grandes negócios, como o Google, já
utilizam de períodos de descompressão que envolvem trabalho ao ar livre,
atividades integrativas, benefícios voltados ao cuidado com o bem-estar
físico/mental e práticas como a meditação, para proporcionar mais qualidade de
vida aos funcionários. ‘’Percebemos que os grandes líderes estão fazendo uma
movimentação em favor do seus times, e isso implica em fazer mudanças na
empresa que beneficiem o equilíbrio emocional’’, comenta Alexandre Ayres,
cofundador da MINDSELF - empresa especializada em programas de meditação para o
ambiente corporativo.
A meditação tem tido um papel importante
para muitas corporações, uma vez que a OMS a reconheceu como método preventivo
que auxilia no tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão. ‘’Nossa
tarefa tem sido levar a meditação com uma ferramenta de capacitação emocional
para colaboradores, pois muitos desconhecem os benefícios desta prática dentro
do ambiente corporativo. Temos diversas formas de aproximar a atividade do dia
a dia com palestras focadas em equilíbrio emocional, avaliações da qualidade de
vida e nível de stress, cabines e estações de meditação, workshop para líderes,
entre outras ações que contribuem positivamente para uma equipe de trabalho
mais equilibrada e estável emocionalmente’’, complementa Ayres. A
MINDSELF atua com programas de meditação focados em prevenir o adoecimento
emocional no ambiente corporativo.
“A cultura organizacional deve estar voltada para o cuidado com as pessoas, tanto do ponto de vista dos líderes, como dos próprios colegas de equipe, que devem estar atentos para oferecer e oferecer ajuda a quem precisa”, explica Ayres. Para o executivo que trilhou uma carreira como gestor de grandes empresas, também é preciso que o colaborador se sinta abraçado, e que a empresa ofereça um espaço de comunicação seguro para ele compartilhar seus problemas e pedir ajuda. Falar sobre o assunto é sempre o melhor caminho.
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