Tahto gera economia de R$ 5,5 milhões ao implementar tecnologia e serviços de inteligência artificial da IBM
Empresa referência em atendimento ao cliente aperfeiçoa serviço
com modelos preditivos
baseados em dados
São Paulo, 22 de setembro de 2022 - A IBM e a Tahto – empresa referência em soluções
integradas de atendimento e relacionamento com clientes em serviços de Contact
Center e BPO para os públicos, B2B e B2C, com forte expertise em CX –
anunciam os resultados de seu projeto para otimizar a operação de seus
serviços com modelos preditivos em diversos canais de interação, como: voz,
chat, aplicativos de mensagens e mídias sociais.
A Tahto tem em sua essência a excelência em cuidar da experiência
de todo ecossistema envolvido nos projetos da companhia, fazendo desta uma
jornada fluida, resolutiva e conectada, integrando o uso de tecnologia nas
relações com as pessoas. A implementação deste modelo preditivo, que faz
parte da transformação digital da Tahto, já gerou um incremento
de 5% em sua eficiência no primeiro trimestre de 2022, o que corresponde a uma
economia de R$ 5,5 milhões.
Equipes de
consultoria e de Customer Success da IBM atuaram em colaboração com
especialistas em Business Intelligence (BI), Planejamento e Operações da Tahto,
utilizando as tecnologias de analítica avançada e IA do IBM Cloud Pak for Data
- IBM Watson Machine Learning e IBM Auto AI - para criar modelos de predição de
tempo médio de atendimento (TMA), tráfego de chamada e de cargas de trabalho
dos agentes.
A implementação deste modelo preditivo já gerou um incremento de 5% em sua eficiência no primeiro trimestre de 2022, o que corresponde a uma economia de R$ 5,5 milhões.
Processos como a distribuição dos agentes e atualização das
respectivas escalas de trabalho, nas mais de 5 mil posições de atendimento da
Tahto, eram feitos mediante demanda. Agora, é possível planejar de acordo com
variáveis, como perfil dos profissionais, projeção do tráfego telefônico,
variações sazonais em uma central ou região do país, picos de ligações, tempo
médio de atendimento (TMA) e espera (TME) e hora de maior movimento (HMM). “O
replanejamento regular das células de atendimento é fundamental para que os
clientes possam ser atendidos de forma rápida e eficiente”, comenta o CEO da
Tahto, Luís Ricardo Ferreira. Nesse contexto, o desafio inicial da IBM foi
elaborar modelos mais eficientes para otimizar a distribuição dos recursos
humanos e, assim, garantir máxima produtividade e eficiência para um
atendimento em conformidade com todos os requisitos e padrões de qualidade
pré-definidos pelos clientes da Tahto. Vale ressaltar que os canais de
atendimento funcionam 24 horas, todos os dias da semana, e são cruciais para a
estratégia de relacionamento com os clientes.
De acordo com Carlos Eduardo Fuhr, gerente de Inteligência de
Negócios, Big Data e Data Science da Tahto, o trabalho com a IBM está
produzindo análises preditivas que garantem sustentabilidade do negócio e
alavancam os resultados. “Por meio de modelagem preditiva baseada em machine
learning, análise e correlação de variáveis relevantes, a colaboração entre
Tahto e IBM foi capaz de desenvolver fatores preditores chaves, que permitem
planejar de maneira mais efetiva as células de atendimento no médio prazo,
antecipando a quantidade de posições de atendimento e atendentes que cada
célula demandará em um período futuro, porém, mantendo o equilíbrio entre custo
e qualidade do serviço”, ressalta.
Para Guilherme Caseira, Líder de Delivery do projeto em IBM
Consulting, empresas como a Tahto são desafiadas a inovar rapidamente, acelerar
e repensar processos, implementar novas tecnologias de forma criativa e, assim,
acelerar os resultados. “Com a Tahto, combinamos nossa expertise em transformar
dados em insights com tecnologias avançadas para gerar resultados sólidos e que
impactam diretamente no atendimento”, explica Caseira.
Por fim, a equipe de ciência de dados e inteligência de negócios
da Tahto continua trabalhando em sua jornada de transformação digital com
tecnologia IBM, explorando novas possibilidades e modelagens que possam
contribuir ainda mais para os objetivos de otimização da empresa. Essa é mais
uma das atividades que compõem o #jeitotahtodeser.
Foto:
Luis Ricardo_Tahto
Sobre a
Tahto
Desde 2007 atuando no
atendimento a clientes do Grupo Oi, somos referência no relacionamento com os
clientes em operações de SAC, Suporte Técnico, Apoio ao Campo, Retenção,
Televendas, BackOffice nos segmentos B2B e B2C. Em 2021, a empresa se
reposicionou como Tahto, abrindo para o mercado com uma visão human centric
e foco em proporcionar experiências completas de atendimento. Conquistou mais
de 100 prêmios nacionais, entre eles: prêmio ABT, Personalidades Cliente SA e
Prêmio Nacional de Telesserviço, além dos prêmios internacionais LATAM, CCW e
Certificação GPTW – Great Place to Work.
Sobre a IBM
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