Tentativas de fraude digital no Brasil aumentam 20% no segundo trimestre de 2022
Pesquisa da TransUnion ressalta que o setor de
seguros foi o que apresentou a maior taxa de crescimento de suspeita de fraude
digital globalmente, enquanto no Brasil o principal alvo foi o segmento de
fóruns e aplicativos de relacionamento
São Paulo, 15 de setembro de 2022 – Pelo segundo trimestre consecutivo, a
taxa de tentativas de fraude digital global no setor de seguros registrou o
maior aumento ano a ano, crescendo 159% na comparação do período de 1º de abril
a 30 de junho de 2022 com o mesmo período de 2021. A tendência também foi de
crescimento na taxa de tentativa de fraude digital entre 1º de janeiro e 31 de
março de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021 (+134%).
Apesar desta escalada, a análise
trimestral de fraudes (Quarterly Fraud Trends) da TransUnion (NYSE:TRU)
observou que a taxa de tentativas de fraude digital em todos os setores
diminuiu globalmente em -14% se comparado o segundo trimestre de 2022 com o
segundo trimestre de 2021. Para transações originadas no Brasil, as tentativas
de fraude digital aumentaram 20% no mesmo período.
A TransUnion chegou às suas conclusões
sobre tentativas de fraude contra empresas com base em bilhões de transações
avaliadas em mais de 40 mil sites e aplicativos contidos em seu principal
conjunto de soluções de comportamento de risco digital e análise de fraude – TransUnion TruValidate™. As porcentagens
de tentativas de fraude são aquelas em que as empresas clientes do TruValidate
receberam uma recomendação para revisão ou negativa em decorrência do
apontamento de indicadores de fraude, em comparação com todas as
transações que foram avaliadas por fraude.
Os segmentos que registraram os maiores
declínios nas taxas de suspeitas de fraude digital globalmente do segundo
trimestre de 2022, comparado ao segundo trimestre de 2021, incluíram games,
viagens & lazer e varejo. A TransUnion observou crescimento global apenas
nos setores de seguros e logística durante esse período.
A fraude em benefício próprio foi a
principal fraude realizada no segmento de seguros em todo mundo. Este tipo
envolve aplicações fraudulentas contendo informações intencionalmente
imprecisas ou manipuladas fornecidas pelo segurado com o objetivo de receber
certificação, tarifas mais baixas ou melhores condições para uma
apólice/contrato.
“Observamos tendências preocupantes no
primeiro semestre de 2022, com suspeitas de atividades fraudulentas no setor de
seguros continuando a aumentar no período”, diz Shai Cohen, Vice-Presidente
Sênior de Soluções Globais de Fraude da TransUnion. “Nos últimos anos, notamos
fraudadores mudarem seu foco no setor a cada trimestre. Neste momento,
acreditamos que o setor de seguros está sendo vítima de ‘fraudes mais leves’
porque alguns consumidores podem estar representando suas apólices
incorretamente em um esforço para economizar dinheiro, especialmente em um
ambiente de alta inflação que coloca mais pressão em seus bolsos”.
Suspeita de fraude digital migra para
novas indústrias globalmente
Setor |
Alteração de taxa do
segundo trimestre de 2022 em comparação ao segundo trimestre de 2021 |
Seguros |
159% |
Logística |
13% |
Comunidades e sites de
relacionamento |
-8% |
Telecomunicações |
-12% |
Serviços financeiros |
-22% |
Varejo |
-28% |
Viagens & lazer |
-28% |
Games |
-63% |
Tipos de fraudes e os impactos na
indústria brasileira
Para transações originárias do Brasil, o
setor com maior aumento na taxa de suspeita de fraude digital no segundo
trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, foi de
comunidades e sites de relacionamento, que apresentaram aumento de 67%.
Paralelamente a esses dados, a TransUnion também observou as maiores quedas na
tentativa de fraude no País nos setores de games (-88%), varejo (-48%), viagens
e lazer (-45%) e serviços financeiros (-19%).
Embora o segmento de comunidades e sites
de relacionamento tenha sido o único a apresentar aumento no período, os tipos
de tentativas de fraude foram diversos. Os principais que os brasileiros
relataram em todos os setores no estudo Consumer Pulse do segundo trimestre de
2022 da TransUnion foram cartões de crédito roubados ou cobranças fraudulentas
e golpes de cartão-presente.
Tentativas de fraude digital por setor
no Brasil
Setor |
Alteração de taxa do
segundo trimestre de 2022 em comparação ao segundo trimestre de 2021 |
Comunidades e sites de
relacionamento |
67% |
Logística |
-4% |
Telecomunicações |
-5% |
Serviços financeiros |
-19% |
Viagens & lazer |
-45% |
Varejo |
-48% |
Games |
-88% |
A fraude digital continua sendo uma
constante na vida de muitas pessoas consumidoras brasileiras. O estudo Consumer Pulse do segundo trimestre de
2022 da TransUnion divulgou que 27% das pessoas brasileiras adultas
entrevistadas indicaram que foram alvo de fraude digital nos últimos três
meses, três pontos percentuais a mais em relação ao estudo do primeiro
trimestre de 2022. No estudo do segundo trimestre de 2022, cerca de nove em
cada 10 pessoas (85%) indicaram preocupação em compartilhar suas informações
pessoais, citando apreensão com privacidade (74%) e medo de terem sua
identidade roubada (72%).
“Com esta análise, conseguimos perceber
que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua privacidade e a proteção
de seus dados e roubos de identidade, assim, as indústrias vêm investindo cada
vez mais em soluções de segurança e, desta forma, evitando fraudes”, ressalta
Alexandre dos Reis, Head de Soluções da TransUnion Brasil. “O uso de tecnologia
simplificada e soluções de prevenção em várias camadas são alguns destes
exemplos e ajudam, de forma prática e eficaz, a construir relações de confiança
com clientes e prevenir tentativas de fraude.”
Para obter detalhes globais e regionais
sobre o quanto a taxa de tentativa de fraude digital mudou recentemente e quais
tipos de fraude são mais prevalentes em determinados setores, acesse este link.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de
informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores
alcancem grandes realizações na economia moderna. Fazemos isso fornecendo
um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de
forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão
financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar
transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso
de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há mais de 50 anos no
mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes. Opera no
Brasil há 10 anos, desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida
das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas,
empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que
incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs,
Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas.
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