Tia Sônia investe em embalagens com plástico verde
Custo é 40% superior e não será repassado ao consumidor; CEO
explica que responsabilidade ambiental também agrega valor ao produto
Com o objetivo de ajudar e atuar na
preservação do meio ambiente, a Tia Sônia, marca de produtos naturais,
integrais e principal fabricante de granolas na região nordeste, anuncia a
substituição de suas embalagens na linha de Granolas Tia Sônia, que não apenas
atende às diretrizes de políticas ESG da empresa, como vão de encontro a meta
global de redução de plástico virgem na natureza até 2025.
A nova embalagem é constituída de um
polietileno certificado 100% renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar.
São priorizados insumos recicláveis na sua composição, coletados a partir de
resinas de garrafas pet, que ajudam na redução do consumo de recursos naturais
e promovem o desenvolvimento sustentável, além de ser um produto aprovado pela
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso em alimentos.
A principal diferença do novo material é
o filme utilizado. Na embalagem anterior, a estrutura de filmes convencionais,
ainda um padrão na indústria de alimentos, não atinge o conceito de
sustentabilidade necessário atualmente. Hoje, o percentual total de filmes é
sustentável em sua totalidade, ou seja, o material da embalagem é feito para
reduzir o descarte de plástico virgem no meio ambiente.
Marcos Fenício, fundador e CEO da Tia
Sônia, explica que essa mudança não se trata de simplesmente atender práticas
ESG, mas também é uma forma de agregar valor à empresa: “Nós apostamos em
realizar a troca da embalagem para um modelo que fosse mais sustentável, além
de proteger o meio ambiente e cumprir com a nossa responsabilidade. Mesmo não
sendo uma tarefa simples, porque os nossos produtos são naturais sem qualquer
tipo de conservante, e foram vários testes até chegar no sucesso da alternativa
atual, é notório o quanto agrega valor aos nossos produtos”, comenta.
A nova embalagem foi inserida na linha
de Granolas Tia Sônia em fevereiro deste ano, e a companhia planeja aplicá-la
em todos os produtos de forma gradativa. A linha de granolas possui atualmente
12 tipos com diferentes gramaturas, e a extensão será feita em todo o portfólio
ao longo dos próximos 18 meses.
Custo 40% maior não será repassado para
o consumidor
Ainda que a nova embalagem, por conta da
sua produção, tenha um custo superior às embalagens tradicionais, a marca
escolheu reduzir a sua margem para cumprir a responsabilidade ambiental e
social que possui, sem repassar custos.
“Um ponto importante é saber que uma
embalagem convencional leva até 200 anos para se decompor, enquanto essa nova
que estamos trazendo para os produtos Tia Sônia, que possui o plástico
sustentável, se degrada em apenas quatro anos”, revela Marcos.
As embalagens contam com o selo “I’m
green”, concedido por empresas credenciadas. O selo é tido como uma garantia de
apoio a uma empresa ou instituição que preza pela sustentabilidade, protege o
meio ambiente através da redução de impactos e que está preocupada e antenada
com o futuro.
“O selo ‘I’m Green’ garante que estamos
usando um produto que utiliza o plástico produzido a partir da cana-de-açúcar
(fonte renovável). É um selo de compromisso com a sustentabilidade que colabora
para a redução dos gases do efeito estufa, e nós vemos essa questão não apenas
como tendência e necessidade de mercado, mas principalmente como prioridade em
toda a cadeia”, finaliza Marcos.
Sobre Tia Sônia
Com sede em Vitória da
Conquista, na Bahia, além de mais duas filiais na região nordeste do país, nas
cidades de Salvador e Recife, a Tia Sônia é uma indústria de alimentos
saudáveis e naturais, que possui mais de 25 anos no mercado e está entre as 100
médias empresas que mais crescem no Brasil.
Famosa pela granola, a marca já conta com mais de 80 produtos entre barrinhas, snacks, linha de suplementos naturais, integrais,etc. A marca conta ainda com certificação dos selos orgânicos USDA e Vegano. Para saber mais, acesse: https://tiasonia.com.br/
Nenhum comentário