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Tia Sônia investe em embalagens com plástico verde

Custo é 40% superior e não será repassado ao consumidor; CEO explica que responsabilidade ambiental também agrega valor ao produto

 

Com o objetivo de ajudar e atuar na preservação do meio ambiente, a Tia Sônia, marca de produtos naturais, integrais e principal fabricante de granolas na região nordeste, anuncia a substituição de suas embalagens na linha de Granolas Tia Sônia, que não apenas atende às diretrizes de políticas ESG da empresa, como vão de encontro a meta global de redução de plástico virgem na natureza até 2025.

A nova embalagem é constituída de um polietileno certificado 100% renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar. São priorizados insumos recicláveis na sua composição, coletados a partir de resinas de garrafas pet, que ajudam na redução do consumo de recursos naturais e promovem o desenvolvimento sustentável, além de ser um produto aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso em alimentos.

A principal diferença do novo material é o filme utilizado. Na embalagem anterior, a estrutura de filmes convencionais, ainda um padrão na indústria de alimentos, não atinge o conceito de sustentabilidade necessário atualmente. Hoje, o percentual total de filmes é sustentável em sua totalidade, ou seja, o material da embalagem é feito para reduzir o descarte de plástico virgem no meio ambiente. 

Marcos Fenício, fundador e CEO da Tia Sônia, explica que essa mudança não se trata de simplesmente atender práticas ESG, mas também é uma forma de agregar valor à empresa: “Nós apostamos em realizar a troca da embalagem para um modelo que fosse mais sustentável, além de proteger o meio ambiente e cumprir com a nossa responsabilidade. Mesmo não sendo uma tarefa simples, porque os nossos produtos são naturais sem qualquer tipo de conservante, e foram vários testes até chegar no sucesso da alternativa atual, é notório o quanto agrega valor aos nossos produtos”, comenta.

A nova embalagem foi inserida na linha de Granolas Tia Sônia em fevereiro deste ano, e a companhia planeja aplicá-la em todos os produtos de forma gradativa. A linha de granolas possui atualmente 12 tipos com diferentes gramaturas, e a extensão será feita em todo o portfólio ao longo dos próximos 18 meses.

Custo 40% maior não será repassado para o consumidor

Ainda que a nova embalagem, por conta da sua produção, tenha um custo superior às embalagens tradicionais, a marca escolheu reduzir a sua margem para cumprir a responsabilidade ambiental e social que possui, sem repassar custos.

“Um ponto importante é saber que uma embalagem convencional leva até 200 anos para se decompor, enquanto essa nova que estamos trazendo para os produtos Tia Sônia, que possui o plástico sustentável, se degrada em apenas quatro anos”, revela Marcos.

As embalagens contam com o selo “I’m green”, concedido por empresas credenciadas. O selo é tido como uma garantia de apoio a uma empresa ou instituição que preza pela sustentabilidade, protege o meio ambiente através da redução de impactos e que está preocupada e antenada com o futuro.

“O selo ‘I’m Green’ garante que estamos usando um produto que utiliza o plástico produzido a partir da cana-de-açúcar (fonte renovável). É um selo de compromisso com a sustentabilidade que colabora para a redução dos gases do efeito estufa, e nós vemos essa questão não apenas como tendência e necessidade de mercado, mas principalmente como prioridade em toda a cadeia”, finaliza Marcos.

Sobre Tia Sônia

Com sede em Vitória da Conquista, na Bahia, além de mais duas filiais na região nordeste do país, nas cidades de Salvador e Recife, a Tia Sônia é uma indústria de alimentos saudáveis e naturais, que possui mais de 25 anos no mercado e está entre as 100 médias empresas que mais crescem no Brasil. 

Famosa pela granola, a marca já conta com mais de 80 produtos entre barrinhas, snacks, linha de suplementos naturais, integrais,etc. A marca conta ainda com certificação dos selos orgânicos USDA e Vegano. Para saber mais, acesse: https://tiasonia.com.br/  

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