Últimas

Webinar das Cidades Digitais do Centro-Norte de Minas reúne mais de 90 Prefeituras

Encontro virtual aborda soluções para cidades inteligentes, LGPD no poder público e como Araçuaí, Diamantina e Ouro Preto melhoram o atendimento ao cidadão através da tecnologia e inovação

Prefeitos, gestores e servidores de mais de 90 Prefeituras, espalhadas por 13 Estados, participaram na manhã desta terça-feira (06) do Webinar das Cidades Digitais do Centro-Norte de Minas Gerais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista Valdireni Alves.

O encontro virtual mostrou como as Prefeituras de Diamantina, Araçuaí e Ouro Preto investem em tecnologia e inovação para desenvolver as cidades. “O principal de uma cidade digital e inteligente é atender bem o cidadão na ponta, com serviços mais eficientes, a tomada de decisão baseada em dados e para a formulação de políticas públicas que de fato impactem positivamente na vida das pessoas”, comentou a gerente de Comunicação da Rede Cidade Digital (RCD), Sharlene Sarti.

“E no momento em que não podíamos mais dar continuidade aos eventos presenciais surgiu esse espaço no início da pandemia para mostrar como os municípios de diversas regiões do país investem na modernização das administrações públicas. Já chegamos a 19 Estados e mais de dois mil municípios já passaram por aqui, seja para compartilhar informações ou conhecer como as cidades estão inovando”, enalteceu ela.

O prefeito Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, lembrou dos desafios de cidades consideradas patrimônios da humanidade que requerem, muitas vezes, o uso de tecnologia adaptada à realidade local.

Além disso, lembra o prefeito, o objetivo é melhorar a comunicação com o munícipe através do meio virtual. “Nossa preocupação é que a gente crie ferramentas para que as pessoas sejam bem atendidas, com carinho, com mais agilidade e que o retorno se dê mais rápido. Como também o nosso funcionário tenha menos pressão, menos fila, menos entulho de papel”, disse o prefeito. “Diamantina é 12 vezes maior do que a capital mineira em território, temos 10 distritos, 236 comunidades - sendo, 22 comunidades quilombolas - e 17 cemitérios. Então até para fazer a gestão do cemitério precisamos de tecnologia”, completou o prefeito.

Ouro Preto também tem a missão de conectar passado e futuro ao mesmo tempo em que busca diversificar a economia local,. O secretário de Des. Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, destacou ações na atração de empresas de base tecnológica.

Segundo ele, apesar do turismo ser o setor que mais gera empregos na cidade, a mineração é responsável por mais de 70% dos impostos arrecadados. “Dentro dos impostos, a área da tecnologia e inovação é a terceira que deixa mais recurso aos cofres municipais. Ouro Preto vem se preocupando muito na inserção da tecnologia e inovação em todos os processos. Estamos encaminhando um hub inovação e acabamos de fazer um guia para atração de empresas de tecnologia e inovação”, conta.

Araçuaí, localizada no Vale do Jequitinhonha, é outro município mineiro que busca informatizar a administração municipal. O município dispõe de uma infraestrutura em fibra óptica viabilizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, conforme destacou o assessor de Tecnologia da Informação de Araçuaí, Wemerson Brito da Silva.

“A questão da gestão sem papel é algo que a gente quer começar a implantação provavelmente a partir de 2023 porque diminuiria custos. É um processo moroso o município trabalhar com papel. Serviços ao cidadão online já temos no nosso portal. O que a gente tem pensado é trabalhar Araçuaí uma cidade 100% digital para dar maior agilidade aos serviços da gestão e também levar melhorias para a população”, citou o assessor, destacando ainda que a Prefeitura busca a implantação de um sistema e videomonitoramento para a cidade.

LGPD nas Prefeituras - O Webinar das Cidades Digitais do Centro-Norte Mineiro também trouxe informações sobre como as Prefeituras devem se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados e os seus impactos no poder público. “Programa de governança, adequação à LGPD, transformação digital, inovação, tecnologia e educação digital caminham juntos. Esse é o momento para criar um novo progresso dentro da administração”, reforçou a advogada, especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados e DPO da Prefeitura de Águas da Prata (SP), Bruna Luisa Anadão.

O Webinar teve a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc, Sonner, Aprova Digital e Polis Gestão/EL Produções de Software.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/Zr1xobaDunc

Nenhum comentário