Últimas

5 dicas para economizar nas contas mensais

Fazer um controle das despesas e pesquisar antes de comprar produtos e serviços são opções que podem ajudar na economia

Créditos: iStock 

Diminuir os gastos mensais é o desafio de muitos brasileiros. Com a alta da inflação no Brasil, os preços dos serviços têm subido a cada dia, como energia elétrica, alimentação, vestuário, entre outros.

 

Segundo um levantamento realizado pela Serasa e divulgado pela CNN, o Brasil alcançou, em 2022, 66 milhões de brasileiros inadimplentes, ou seja, que possuem dívidas. Essa marca não era atingida desde 2016, e mostra um cenário problemático para o país.

 

Diversos fatores contribuíram para esse aumento, e um deles foi a pandemia de Covid-19, onde muitos países, incluindo o Brasil, tiveram dificuldades econômicas. Outro problema é a guerra entre Ucrânia e Rússia, que está afetando economicamente muitas nações da Europa, e isso consequentemente interfere no nosso país.

 

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que trata-se do indicador do poder de compra do consumidor, caiu de 6,4% para 6,1%, representando a 11ª redução consecutiva. Isso se reflete em compras de mercado, contas mensais, gastos esporádicos, entre outros, resultando em uma dificuldade de comprar serviços e produtos.

 

Diante desse cenário, fazer economias e gastar com responsabilidade são coisas primordiais para atravessar esse momento. Desde as contas mensais até as dívidas no cartão de crédito, é possível estabelecer um controle do que se gasta e economizar.

Como reduzir os gastos mensais?

1 - Faça uma anotação das suas despesas

O primeiro passo para você começar a reduzir os seus gastos é organizar as suas finanças e o que você gasta mensalmente. Faça uma planilha de contas mensais, desde as pequenas até as maiores, pois, a partir daí, você terá uma noção em quais categorias pode economizar.

 

Caso tenha dívidas muito altas, o ideal é entrar em contato com o local que você deve e tentar uma renegociação da dívida, pois isso irá desafogar os gastos e, dependendo do caso, até sobrar um dinheiro extra.

2 - Saiba utilizar o cartão de crédito

O cartão de crédito também é um dos fatores que sempre aumentam os gastos mensais, pois, por conta da praticidade de realizar o pagamento posteriormente, muitas pessoas acabam gastando sem controle.

 

Faça compras no cartão de crédito apenas quando for necessário, ou seja, utilize com responsabilidade. Com as faturas em menor valor, é possível que se pague o total, evitando parcelas e mais gastos.

3 - Reduza o consumo de energia elétrica

A conta de luz, dependendo de como é usada, também pode vir com valores muito altos, ocasionando mais gastos. Existem diversas dicas para economizar energia, e uma delas é escolher lâmpadas fluorescentes, em vez das normais, pois elas consomem menos energia.

 

Outra forma de economizar na conta é utilizar energia solar para aquecer chuveiros, pois geralmente as duchas gastam muita energia.

4 - Mantenha o controle e evite gastos supérfluos

Como dito anteriormente, o primeiro passo é realizar uma planilha do que se gasta, portanto verifique dentro desse balanço quais gastos são realmente necessários. Por exemplo, caso você tenha uma TV a cabo com o pacote máximo, porém acaba não tendo tempo de assistir, pode reduzir o pacote para pagar menos.

 

Ir para barzinhos todo fim de semana com amigos, ou gastar muito com roupas que você não precisa, também elevam os custos, e, portanto, é necessário que se faça esse controle mensalmente.

5 - Faça uma pesquisa de preços

Escolher opções mais baratas no mercado ou em qualquer outro produto que você for comprar também irá reduzir bem os gastos mensais. Elabore um planejamento e priorize locais que tenham promoções, ou liquidações, pois isso já irá reduzir as suas contas.

Nenhum comentário