5 passos para preparar o e-commerce para a Black Friday 2022
Por Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com
Realizada toda última sexta-feira de novembro, a Black Friday deste ano acontecerá no dia 25 de novembro. A data que teve origem nos Estados Unidos, representa uma grande oportunidade não apenas para os consumidores, mas também para os varejistas online. No entanto, com diversas empresas oferecendo descontos neste período, pode ser um desafio se destacar e se manter competitivo. Por isso, além da preocupação da qualidade e variedade dos produtos no portfólio, garantir um bom atendimento ao cliente online se torna uma vantagem, especialmente nesta ocasião.
E como a melhor maneira de se preparar para o futuro é observar os eventos passados, o relatório da Linx Digital sobre o comportamento dos consumidores e varejistas durante a Black Friday 2021, mostra que, neste período, foram realizadas 48 milhões de buscas nos e-commerces e com isso, 376 milhões de vitrines foram exibidas para os usuários.
Com esse crescimento do comércio eletrônico, seguir algumas etapas estratégicas durante este grande evento de compras pode ser uma excelente opção para impulsionar as vendas. O primeiro passo é planejar a transformação dos produtos da marca em conteúdos atrativos. Dentro do seu leque de produtos, separe os itens mais atrativos, pense nos descontos e como essa comunicação vai chegar para o seu consumidor. Nesta etapa, aproveite para estudar os horários que o seu público, assim você poderá traçar as suas próximas ações.
As vendas online também exigem organização e rapidez. Com as diversas opções de ferramentas de comunicação, estar presente em todas pode se tornar uma tarefa complexa. Neste caso, a tecnologia pode ser uma forte aliada para simplificar e unificar conversas, pedidos de compras e até mesmo elogios e reclamações. Com uma comunicação mais fluida, o cliente interage por meio do canal de mensagem preferido dele, como por exemplo, WhatsApp ou Instagram e você atende de maneira simplificada.
Ainda sobre tecnologia, com o uso dos bots, o e-commerce pode “dar boas-vindas”, perguntar o que deseja e até mesmo fazer recomendações personalizadas com base em seus interesses e no que compraram antes sem interferência humana. Sempre destaco que investir em experiências personalizadas é um jeito único de fazer com que os consumidores se sintam valorizados, capaz de replicar a sensação de um personal shopper dentro da loja. É exatamente isso que chamamos de “interações inteligentes e personalizadas” - são elas que conseguem eliminar processos rotineiros e dar espaço para que o time de vendas concentre seus esforços no aprimoramento de outras tarefas.
E como a Black Friday trata de apenas 24 horas de promoção – que podem ser prorrogadas ou até mesmo antecipadas - a comunicação pode ser construída com base em um senso de urgência e no medo de perder. Neste cenário, o chatbot consegue auxiliar no envio de códigos exclusivos de desconto, ofertas por tempo limitado e ainda lembrá-los de quando as ofertas estão prestes a expirar.
Embora essas práticas possam ajudar durante as vendas da Black Friday, manter essas atividades no dia a dia são capazes de reter clientes fiéis. Por isso, pense em integrar e utilizar o atendimento automatizado enviando informações importantes sobre políticas de devolução e opções de pagamento, por exemplo, e concentre sempre na personalização de cada etapa do processo de compra. No maior dia de compras e vendas online, pequenas e médias empresas avançam com a criatividade habilitada pela tecnologia.
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