A importância das pessoas no processo de transformação digital nas empresas
Por Mauricio Vieira Araujo,
diretor de Operações e Alianças da Unentel Distribuição
Quando o assunto é Transformação
Digital, muito se fala sobre o investimento em novas tecnologias para inovar e
automatizar processos. Contudo, o que muitos esquecem de levar em consideração
é que não existe transformação digital bem-sucedida sem o investimento na
equipe. A inovação depende de pessoas engajadas e comprometidas com o
desenvolvimento de novas soluções.
Um exemplo prático e bastante comum nas
empresas brasileiras é a implementação de sistemas de gestão - ou, ERPs. É
certo que a escolha do software e a instalação são passos importantes, mas o
sucesso da mudança depende prioritariamente do passo seguinte: o trabalho de
conscientização dos colaboradores. Muito mais do que apresentar a solução, a
equipe precisa entender como será possível melhorar os indicadores, impulsionar
resultados e otimizar as funções práticas do dia a dia.
De acordo com pesquisa realizada pelo
McKinsey GIobal Institute, 1 a cada 16 funcionários devem mudar de função até
2030 para atender à demanda crescente por digitalização. Ou seja, o estudo
aponta dois pilares para qualquer mercado nos próximos anos: 1) a tecnologia
vai transformar os processos das empresas; 2) as pessoas fazem parte desta
mudança e necessitam de investimento.
Este movimento que coloca as pessoas à
frente do processo de transformação digital já mobiliza grandes atores globais.
A Coca-Cola, por exemplo, desenvolveu uma academia digital para capacitar
gerentes e líderes de equipe em habilidades digitais. A iniciativa prepara a
equipe para o que está por vir e evita um problema comum nas organizações em
processo de modernização, a desconfiança dos colaboradores em relação à
tecnologia.
A digitalização das empresas não é algo novo, mas definitivamente é um processo que foi acelerado pela pandemia - que limitou o espaço físico e ampliou o digital, todavia, resumir este movimento à produtos é um engano que, inclusive, pode enfraquecer o potencial que a inovação agrega às companhias. Transformação digital é sobre pessoas e não acontece sem humanização, engajamento e preparação.
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