A negociação é uma das competências mais importantes na vida profissional e pessoal
92% dos recrutadores enxergam nas soft skills
pontos fundamentais para a contratação
Daniella Kirsten, diretora e sócia franqueada
das unidades da Febracis Paraná
As soft skills, também conhecidas como competências
socioemocionais, são as habilidades mais necessárias no mercado de trabalho, é
o que aponta uma pesquisa do LinkedIn que mostrou que 92% dos recrutadores
enxergam nas soft skills uma alta relevância e 89% afirmam que a falta delas é
o principal motivo de demissões. Entre essas habilidades, a arte de saber
negociar é apontada como uma das mais abrangentes também na vida pessoal,
social e afetiva.
“Saber negociar é uma das habilidades
mais importantes e ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ela não é um
talento nato e sim um aprendizado. É fato que algumas pessoas têm mais
facilidade do que outras, porém qualquer um pode se tornar um bom negociador,
afinal a negociação faz parte da nossa rotina, do nosso dia a dia”, é o que
conta a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella
Kirsten.
Num processo de negociação buscamos
alcançar um, ou mais, objetivos numa situação onde ocorre uma divergência de
ideias, interesses e posições. “Muitas vezes a negociação é feita de forma tão
natural que passa despercebida. São momentos como uma conversa entre amigos
para decidir onde ir num sábado à noite, combinados entre familiares
sobre as tarefas domésticas, definição de prazos com o(a) chefe(a), entre
outras situações onde há um processo de persuasão e de tomada de decisões entre
duas ou mais pessoas que buscam a solução de um problema em comum ou a troca,
barganha, sobre algo. É importante pensarmos sobre esses conceitos, pois assim
fica mais fácil trabalhar a negociação e usar as suas técnicas a nosso
favor”, explica Daniella.
Técnicas de negociação
Daniella conta que, primeiramente,
devemos entender com quem estamos negociando, usando para isso algumas técnicas
como a listada no livro “A Estratégia do Oceano Azul”, onde dividimos a fonte
de negociação em perfis como: autoritário, controlador, facilitador,
empreendedor e visionário. Mensurando também o quando esses perfis são avessos
ou propensos ao risco, sendo que o perfil autoritário é o extremo da aversão ao
risco e o visionário o extremo da propensão. “O grande trunfo de um bom
negociador é saber usar a metodologia da negociação com a finalidade de criar e
reivindicar valor competitivo em meio a processos comerciais, pessoais e
profissionais, evitando conflitos e criando soluções. Por exemplo, um
interlocutor com um perfil autoritário tende a ser mais controlador e
agressivo, além de não tolerar riscos eminentes, sabendo disso fica mais fácil
entender como falar e até onde é possível ir numa negociação com esse tipo de
pessoa. Já um perfil visionário, geralmente é uma pessoa que quer mudar algo
para melhor, aceitando para isso alguns riscos maiores”, explica a coach.
Outro ponto importante é entender qual a
base da negociação, que pode ser dividida entre: pessoas, interesses, opções e
critérios. “Numa negociação é importante saber separar as pessoas do problema
em questão, para enxergar a situação com empatia e entender as emoções da outra
parte. Saber qual é o seu real interesse ou o resultado que se quer atingir,
vai ajudar a entender quais são as tomadas de decisões em favor do interesse.
Ter um leque de opções criativas ajuda a reduzir os impasses das partes. Além
disso é necessário ter critérios claros e impessoais que fomente uma negociação
vantajosa para ambas as partes, pois quando uma pessoa percebe que vai sair
perder numa negociação, ela tende a se fechar e não aceita o acordo proposto”,
reforça Daniella.
Por fim, Daniella conta que também é
preciso entender sobre as soft skills da negociação, que são os pontos
fundamentais para o sucesso de qualquer negociação, sendo elas:
Empatia - saber lidar com gente e se
colocar no lugar do outro, é fundamental num processo de
negociação.
Proatividade - ter iniciativa para
buscar soluções criativas sem atropelar o outro e sem ansiedade.
Inteligência emocional - ter a
capacidade de lidar e controlar as suas emoções é fundamental para uma
negociação de sucesso.
Escuta ativa - importante para
demonstrar interesse pela parte envolvida e também identificar objeções e
outros pontos importantes na fala da pessoa.
Persuasão - tática de argumentação
que consiste em transmitir uma informação, construindo, ao mesmo tempo, um
raciocínio com vantagens e consequências positivas para a negociação.
Criatividade - numa negociação é preciso
pensar rápido para encontrar a solução de um impasse e sair do óbvio pode ser
algo assertivo. Para isso é importante desenvolver e treinar a criatividade.
Ousadia - O negociador(a) tem que saber
fazer acontecer, para isso não tenha medo de ser rebelde e tentar mudar as regras
do jogo no mercado, porém busque manter a sua autenticidade.
Capacidade fuçativa - é a capacidade de
investigar, fazer perguntas e buscar entender os interesses e a forma de pensar
da outra parte. Use a curiosidade a seu favor.
Calma - importante não demonstrar ansiedade ou afobação. Não deixe que a sua vontade de falar e de conduzir a situação te impeça de ouvir o outro(a) e de buscar soluções assertivas.
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