Adobe prevê US$ 209,7 bilhões de gastos on-line nas compras de fim de ano e Cyber Monday chega a US$ 11 bilhões
A temporada de vendas será impactada por gastos
antecipados, com um Prime Day de outubro e descontos antecipados nos Estados
Unidos
São Paulo, outubro de 2022 – A Adobe divulgou sua previsão de
compras on-line para a temporada de festas de 2022, abrangendo o período de 1º
de novembro a 31 de dezembro. Com base no Adobe Analytics, o relatório fornece
uma visão mais abrangente do comércio eletrônico dos Estados Unidos, analisando
as transações.
O levantamento projeta que as vendas
on-line de fim de ano nos EUA atinjam US$ 209,7 bilhões de novembro a dezembro,
representando um crescimento de 2,5% ano a ano. Na temporada de compras de fim
de ano de 2021, US$ 204,5 bilhões foram gastos on-line (crescendo 8,6% em
relação ao ano anterior), com os consumidores incertos sobre retornar às lojas
físicas por causa de preocupações persistentes com a pandemia.
Espera-se que a Cyber Monday, que
acontece na segunda-feira após a Black Friday, continue sendo o maior dia de
compras da temporada e do ano, gerando um recorde de US$ 11,2 bilhões em gastos
e aumentando 5,1% em relação ao ano anterior. Em comparação, as vendas on-line
da Black Friday devem crescer apenas 1% para US$ 9 bilhões, enquanto as vendas
de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes e celebrados dos Estados
Unidos, devem cair para US$ 5,1 bilhões, queda de 1%.
Esses grandes dias de compras estão
perdendo destaque à medida que o comércio eletrônico se torna uma atividade
diária onipresente e os consumidores veem os descontos continuarem durante toda
a temporada. A Cyber Week (de Ação de Graças à Cyber Monday) deve gerar US$
34,8 bilhões no total, aumento de 2,8% em relação ao ano anterior. Isso
representa uma participação de 16,3% na temporada completa, abaixo dos 16,6% em
2021.
“O formato da temporada de festas será
diferente este ano, com descontos antecipados em outubro, aumentando os gastos
que teriam ocorrido na Cyber Week”, diz Ezequiel Fagundes, Customer Journey
Management Solutions Leader na Adobe Experience Cloud. “Embora vá haver
crescimento de um dígito nessa temporada, os consumidores já gastaram mais de
US$ 590 bilhões on-line este ano [de
janeiro a agosto], um aumento de 8,9% na comparação com 2021,
destacando a resiliência da demanda de comércio eletrônico.”
Informações sobre as três principais
categorias de comércio
Eletrônicos, vestuário e mantimentos
contribuirão com US$ 103,8 bilhões em gastos on-line nesta temporada de festas,
quase metade do que a pesquisa projeta para gastos gerais (US$ 209,7 bilhões).
Essas categorias surgiram como as principais impulsionadoras de receita
on-line.
O estudo prevê que os eletrônicos gerem
US$ 49,8 bilhões em gastos on-line, um aumento de 2,9%. Grandes descontos
afetarão as margens e os gastos, mas atrairão compradores suficientes para
manter o crescimento. Em vestuário, espera-se que haja um gasto de US$ 40,7 bilhões
on-line nesta temporada.
Esse declínio de 6,7% em relação ao ano
anterior refletirá o aumento do interesse do consumidor em lojas físicas, à
medida que as ansiedades relacionadas à pandemia diminuem. Por fim, a categoria
de supermercados on-line cresceu em 2020, quando as pessoas passaram mais tempo
em casa. Nesta temporada, os mantimentos devem gerar US$ 13,3 bilhões em
compras on-line (crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior), conforme os
consumidores forem planejando as refeições de fim de ano.
Maiores descontos durante a temporada de
festas
O relatório indica que os descontos vão
atingir recordes (mais de 32%) nesta temporada de festas, já que os varejistas
enfrentam excesso de oferta e um ambiente de gastos do consumidor mais fraco.
Computadores, eletrônicos e brinquedos chegarão a recordes históricos: os
descontos para computadores devem superar 32% (acima de 10% em 2021), enquanto
os descontos em eletrônicos devem atingir 27% (acima de 8%) e brinquedos em 22%
(acima de 19%). Outras categorias de desconto incluirão televisores em 19%
(ante 11% em 2021), vestuário em 19% (ante 13%), eletrodomésticos em 18% (ante
4%), artigos esportivos em 17% (ante 6%), móveis e roupa de cama em 11% (ante
2%).
Os maiores descontos devem ocorrer entre
o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday. O Dia de Ação de Graças (24 de
novembro) será o melhor para comprar eletrônicos, enquanto a Black Friday (25
de novembro) terá as melhores ofertas de televisores. O sábado (26 de novembro)
terá os maiores descontos em brinquedos, e o domingo (27 de novembro) chega com
as melhores ofertas de vestuário e artigos esportivos. Aqueles que desejam
adquirir computadores ou móveis devem fazer compras na Cyber Monday (28 de
novembro), e os eletrodomésticos terão os melhores descontos em 1º de dezembro.
Embora os dias entre o Dia de Ação de
Graças e a Cyber Monday tenham as melhores ofertas, os consumidores vão
observar promoções já na segunda semana de outubro, quando os descontos devem
chegar a 15%. As ofertas também vão persistir pelo restante do ano, com
descontos de até 20% nas semanas após a Cyber Monday (29 de novembro a 31 de
dezembro). Esses momentos oferecerão maior flexibilidade aos consumidores que
precisem gerenciar seus orçamentos de novas maneiras.
A análise da Adobe abrange mais de 1
trilhão de visitas a sites de varejo nos EUA, 100 milhões de unidades de
manutenção de estoque e 18 categorias de produtos. O Adobe Analytics faz parte
da Adobe Experience Cloud, na qual mais de 85% dos cem maiores varejistas da
internet nesse país confiam para fornecer, medir e personalizar experiências de
compras on-line.
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