Brasil atinge marco positivo em negócios durante Feira Internacional de Bogotá (FIB)
Empresas brasileiras somam US$670 mil em
negociações por meio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS); estimativa
para o próximo ano é de US$2,94 milhões
As 12 companhias
participantes das rodadas de negócios da Feira Internacional de Bogotá (FIB)
concluíram o evento com saldo positivo de US$670 mil na arrecadação total. O
evento, que ocorreu entre 26 e 30 de setembro na Colômbia, traz projeções
relevantes para os próximos 12 meses com a estimativa de U$2,94 milhões em
novos negócios.
A participação das
organizações brasileiras foi promovida pelo Programa Brazil Machinery Solutions
(BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos) e ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de
Máquinas e Equipamentos).
A Missão Comercial FIB
promoveu 105 reuniões durante as rodadas de negócios para as 12 empresas
brasileiras participantes. As companhias colombianas projetaram um valor mais
otimista, indicando US$9,36 milhões como perspectiva de novos negócios após as
reuniões com as fabricantes brasileiras.
Sobre a participação
das empresas, o gerente de Relações Internacionais e Promoção Comercial da
ABIMAQ, Paulo Guerra, traz perspectivas positivas. “O maior objetivo das
empresas que participaram da rodada internacional de negócios é a facilitação
de contatos estratégicos com tomadores de decisão. Os valores e perspectivas de
negócios apresentados pelas companhias brasileiras indicam que a ação cumpriu
sua principal função e deverá se desdobrar em importantes parcerias entre
empresários nacionais e clientes colombianos”, estima.
PANORAMA INTERNACIONAL
Em 2021, a Colômbia
importou US$311,5 milhões em maquinários brasileiros, 37,4% a mais em relação a
2020.
O segmento de máquinas
e equipamentos gráficos foi um dos mais importados pelo país em 2021, atingindo
US$2,4 milhões. Já as máquinas e acessórios para indústria do plástico
movimentaram US$1,7 milhões no ano passado.
Em relação às
exportações de maquinários para a indústria do plástico e da indústria gráfica,
por produto, a Colômbia importou do Brasil principalmente as máquinas
auxiliares para impressão, atingindo US$1,3 milhão em 2021, uma participação
total de 31,7% do mercado.
Outros produtos mais
negociados pelo país no ano passado foram as partes de máquinas e aparelhos
tanto para trabalhar borracha ou plásticos como para fabricação de produtos
dessas matérias, movimentando US$804 mil, um aumento de 518% comparado a 2020.
O principal destino das
exportações brasileiras de máquinas e equipamentos é os Estados Unidos, que em
2021 importou US$2,7 bilhões, uma participação total de 27,1% do mercado
brasileiro. Entre os maiores importadores encontra-se também a Argentina,
que movimentou US$899,1 milhões em 2021, percentual 29,3% superior a
2020. Outro importante comprador de maquinários brasileiro é o Chile, que
em 2021 importou US$570,9 milhões, um aumento de 82,1% em relação ao mesmo
período. Entre os destaques está também a China, que movimentou US$543 milhões
no ano passado, 404,9% a mais do que em 2020.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto
da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil
Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de
máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como
fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O
Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de
diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens,
entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS
registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas,
estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para
aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos
humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
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