Cinco Estratégias para lucrar com a Black Friday e a Copa do Mundo
Appreach, especialista em mobile marketing,
aponta qual será a vantagem do conflito das duas datas
Uma pesquisa do Google mostrou que 71%
dos entrevistados pretendem ir às compras e estão dispostos a gastar mais na
Black Friday deste ano. Tendo em vista que o Brasil estreia na Copa do Mundo no
dia 24 de novembro e a Black Friday ocorrerá no dia seguinte, será que esse interesse
permanecerá alto?
Nos últimos dois anos, a Black Friday
foi afetada pela pandemia, visto que o distanciamento social impediu os
compradores de irem às lojas físicas. A expectativa agora era que a data
voltasse com força e que as lojas teriam um alto faturamento. Foi aí que um
imprevisto surgiu: a Copa do Mundo conflitou com a data do evento. Para
Carolina Zaccaro, CEO da Appreach,
empresa especialista em mobile marketing para aplicativos, é uma oportunidade
para aumentar as vendas.
“É possível fazer da Copa uma forte
aliada da tradicional Black Friday, em função de ser tão esperada tanto pelos
consumidores como pelos varejistas. Não apenas com promoções de itens
relacionados ao evento mundial, mas também como mote de campanhas
publicitárias. É uma oportunidade em dobro para alavancar altos números de
vendas”, aponta Carolina. Dados do Google revelam que nos últimos 5 anos o
interesse dos consumidores pelas ofertas mais do que dobrou. É uma data que já
se consolidou no Brasil e se tornou um hábito, portanto, este ano tem tudo para
ter um crescimento ainda maior.
Cabem aos lojistas e varejistas
aproveitarem o gancho e a grande força do futebol para aumentar as vendas com
produtos relacionados ao evento. A busca pelo termo “Copa do Mundo” no Google
teve um aumento de 34% se comparado a 2018, ano da edição anterior da
competição, e 66% das pessoas pretendem comprar algum item ou serviço
relacionado ao evento. “É essencial os comércios se voltarem para as
estratégias de marketing e divulgação nesse período, pois a intenção de compra
nesta data é maior, então é o momento ideal de investir mais em mídia paga para
colher um aumento expressivo de vendas”, conclui Carolina Zaccaro.
A especialista da Appreach aponta cinco
ações para ajudar pequenos e grandes varejistas a conseguirem faturamentos
elevados:
- Preparar
e trazer antecipadamente a Black Friday para dentro de casa: a pré-Black
Friday é um momento crucial para o sucesso. É importante fazer revisão de
catálogo, trabalhar com fotos vendedoras, títulos alinhados para
resultados das buscas, descrição de produto pertinente e satisfatória etc.
- Estudar
o mercado: é importante fazer um estudo para entender quais produtos devem
ser trabalhados neste momento, pois existem muitas possibilidades,
principalmente se tratando da Copa do Mundo.
- Invista
o ano todo na imagem e reputação da marca: estes são pontos essenciais. De
nada adianta investir apenas no fim do ano em marketing, sendo que é
possível trabalhar durante bem todo o ano para que performe melhor na
Black Friday.
- Invista
no customer experience: a experiência de compra do consumidor depende
bastante da logística, por isso, é importante que ela esteja redonda e
isso deve ser feito muito antes dessa data tão relevante. Não só vender,
mas entregar em um tempo bom, além de a plataforma ter anúncios atraentes
e um servidor de qualidade que suporte a alta demanda.
- Desenvolver
estratégias: é importante definir os esforços de marketing previamente,
olhar para as Black Friday anteriores, visando entender o que funcionou, o
que não e assim planejar campanhas assertivas.
É preciso ter em mente que o consumidor
está mais atento em relação a Black Friday, pois sabe pesquisar e entender se é
uma oferta real e se há realmente vantagem naquela compra, naquele momento. Se
for criada uma estratégia para conseguir praticar preços mais atrativos, essas
promoções precisam ser vistas. Para isso, é de extrema importância que sejam
bem comunicadas e tenham alcance, por meio da publicidade.
“Outro ponto importante é fidelizar esse
novo consumidor, o que será conseguido se a experiência tiver sido em completo,
boa e acima da média. E assim, se lembrará no próximo ano que comprou
determinado produto na Black Friday, naquele varejista, e assim, criando a
possibilidade de que isso venha a acontecer em todos os anos seguintes”,
conclui Carolina Zaccaro.
Sobre a Appreach
A Appreach
é uma empresa especializada em mobile marketing para aplicativos. Criada em
2019, a adtech, definição para a junção de advertising e technology, em
português tecnologia para publicidade, atua em acelerar o crescimento da base
de usuários em apps. Por meio de campanhas publicitárias, desenvolve
estratégias de marketing digital para atrair novos clientes (user acquisition)
e anúncios segmentados (retargeting).
Com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, tem escritórios na Cidade do
México, no México, e em São Paulo, Brasil. Possui mais de 40 grandes Apps
clientes, entre eles grandes marcas, como: os bancos Bradesco, Itaú e
Santander, a fintech Next, a rede de varejo C&A; Americanas, e a líder em
delivery em refeições da América Latina, iFood. Mais informações no site: https://appreach.app/
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