Como encontrar o cofundador perfeito para o seu negócio?
*Debora Spada
Já dizia o
ditado: quer ir rápido, vá sozinho. Quer ir longe, vá acompanhado. A frase é
super válida para quem está criando um novo negócio e quer encontrar um
cofundador.
Na minha história como empreendedora,
ter um sócio alinhado foi muito importante. Há muitos motivos pelos quais deve
se considerar ter um co-founder, como aumento da produtividade, suporte
emocional e a chance de dar certo, times com mais fundadores têm mais
possibilidade de sucesso.
De acordo com pesquisa realizada pelo
site TechCrunch, startups com dois ou mais fundadores possuem mais chances de
serem bem sucedidas. Na verdade, fundadores solitários levam 3,6 vezes mais
tempo para chegar na mesma escala do que uma equipe com mais pessoas. Além
disso, times bem balanceados levantam 30% mais de dinheiro em funding e crescem
3 vezes mais. Ou seja, motivos não faltam para iniciar um negócio com alguém.
Mas isso não quer dizer que você vai
escolher qualquer pessoa para embarcar, afinal é um projeto de longo prazo.
Seja amigo, colega ou pessoas com quem já trabalhou, é necessário se atentar às
questões como, os objetivos, metas e valores da pessoa. Busque quem te
complemente, em todos os sentidos, profissional e emocionalmente, enquanto
dividem valores e crenças chave. Não há uma receita de bolo!
O relacionamento entre os fundadores tem
que ser otimizado para o longo prazo, todo mundo tem as suas discussões e dias
difíceis, faz parte. Inclusive, a diversidade de opiniões é um trunfo para o
seu negócio, mas tem coisas que precisam ser evitadas a qualquer custo no
momento da discussão, como críticas vazias e ficar na defensiva. Com isso, ter
um plano de como lidar com qualquer problema, permite criar um ambiente
saudável, onde todos estão preparados e alinhados em como resolver os
problemas. Separei três dicas para te ajudar.
1 - Use um framework para feedbacks
construtivos: Desentendimentos são partes da vida, mas a forma de lidar nesses
momentos é que irão dar a conclusão.
O framework da Comunicação Não Violenta (CNV), fala assim: Quando [observação
de um fato], eu sinto [emoção, não pensamento], porque estou precisando de
[necessidade universal inegável]. Você poderia [solicitar, ao invés de
demandar]?
Dando um exemplo para ficar ainda mais
prático, seria assim: “Quando você não entregou a arte ontem de acordo com o
prometido, eu fiquei frustrada, porque é preciso respeitar os prazos. Você
poderia avisar com antecedência quando não conseguir entregar algo no prazo?”.
Tomar consciência não é fácil, requer prática e vontade, mas muda o jogo nas
relações.
2 - Alinhamento de expectativas e funções:
deixe bem claro, desde o início, quem é o responsável pelo que, os objetivos e
funções. Lembre que cada sócio full-time tem uma posição executiva no negócio.
Fazer essa separação gera alinhamento e mais produtividade.
3 - Exercite a vulnerabilidade: o
relacionamento entre os sócios deve ter o máximo de confiança. Isso é
construído com base na transparência total, empatia e vulnerabilidade. Não
deixe as pequenas coisas se transformarem em grandes, comunique sempre.
Agora, você sabia que empreender em
casal ou com família é muito mais comum do que se imagina? E, provavelmente,
você conhece algum negócio familiar perto de você. Apesar disso, cansei de
escutar pessoas falando que enlouqueceriam se trabalhassem com seus parceiros e
a verdade, é que de fato, não é fácil.
Quando você empreende junto, começa a
passar 24 horas com seu parceiro ou parceira. São muitas horas de trabalho,
poucas de lazer e as coisas se confundem muito. Por isso, muitas vezes essa
dinâmica acaba aumentando a tensão entre o casal, se não há mecanismos claros
de prevenção.
Além das recomendações padrões que valem
em qualquer sociedade, existem algumas outras dicas quando envolve parceiro ou
família, como buscar virar bem a chave do pessoal versus profissional ao longo
do dia, evite usar termos de relacionamento ou manifestações, como beijos e
abraços, o que ajuda a deixar as coisas mais separadas e traz um tom mais
profissional para o ambiente.
Além de não tomar críticas profissionais
para o lado pessoal; estabeleça rituais no dia a dia onde o foco seja o seu
relacionamento e a família, treinar junto ou ter um dia de jantar romântico,
por exemplo. E sempre comunique 10x mais do que você acha ser saudável.
A comunicação empática e transparente é
a chave em todos os pontos, seja na procura de um co-founder ou no
relacionamento pessoal.
*Débora Spada é cofundadora da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio. Debby, como gosta de ser chamada, tem como missão empoderar outras mulheres, incentivando-as para que encontrem o seu poder dentro de si e sejam donas da própria vida. Reconhece e fortalece o papel individual das mulheres na sociedade e trabalha para que alcancem uma vida mais leve, independente e completa.
Nenhum comentário