Dia das Crianças - Presentear, planejando!
*Por Arno Uszacki, professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Cesuca
Incluído no calendário do comércio varejista, desde 1959, quando
foi criado o Dia das Crianças, por ocasião da assinatura da Declaração dos
Direitos Universais da Criança, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância -
UNICEF, essa se tornou uma data afetiva que varia de acordo com o país. No
Brasil, a lei foi sancionada em 1924 definindo 12 de outubro como período
comemorativo.
No calendário anual do varejo, o 12 de
outubro, por ser uma das datas populares do Brasil, se posiciona como a segunda
melhor época de vendas do último semestre do ano no país, ficando atrás apenas
do Natal. O Dia das Crianças é muito esperado e planejado pelo comércio com
expectativas altas de compras.
Considerando seu mais importante
aspecto, além de a data ser relevante ao varejo, ela também se traduz num ato singelo
muito carregado de simbologia emocional, que é dar presentes. Sendo assim,
todos esperam o Dia das Crianças e desejam presentear, independentemente de que
sejam filhos, amigos ou de algum parentesco.
E assim o dia 12 de outubro, ao longo da
história, tem se tornado muito mais do que uma simples data a se festejar.
De um lado está a decisão do presente a
ser adquirido. De outro, o processo de compra que deve ser decidido a fim de
que este não seja um desvio no controle da economia de alguém ou de uma
família. Nesse momento, se torna de extrema relevância considerar aspectos como
qual tipo de presente comprar, quando comprar, se a criança será personagem
protagonista do ato da compra (o que, por sua vez, pode determinar o resultado
positivo ou negativo de consumo).
Embora carregada de fantasia e um forte
sentimento de afeto, não é uma data de simples ato de comprar. Afinal de
contas, ela implica no planejamento familiar, que, então, resultará num aporte
financeiro capaz de exceder a capacidade de consumo, e se não respeitada pode
afetar as finanças orçamentárias da família, comprometendo as próximas compras.
Cheio de inspiração, o presentear
crianças já é por si só uma excelente atitude de prazer. Para que seja
duradoura e mais cheia de satisfação, pode ser planejada e acontecer dentro de
um limite e de uma capacidade de consumo – no qual as duas partes envolvidas se
concretizam positivamente, a partir de um ato repleto de alegria – da criança
presenteada e da venda realizada.
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*Arno Uszacki,
professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Cesuca
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Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação é considerado o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul e também está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: site
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