Dia do Empreendedor: fundadores de grandes marcas listam as habilidades para se ter uma empresa de sucesso
Capacidade de identificar suas próprias emoções
e constância são as principais dicas de empreendedores experientes
Para comemorar o Dia do Empreendedor,
celebrado em 5 de outubro, e pensando em incentivar quem deseja investir no seu
próprio negócio, confira dicas de fundadores e CEOs de grandes marcas do
mercado. Entre elas estão desde muito estudo, paciência, foco e constância até
o autoconhecimento emocional.
O sócio fundador e diretor operacional
da rede de academias C4
Gym, Cesar Bertolo, acredita que para conseguir gerir uma
empresa é preciso ter inteligência emocional para lidar com os desafios do dia
a dia, ser um bom líder e ter clareza na comunicação para que toda a equipe
esteja sempre alinhada com o propósito e objetivos da empresa. “Também é
importante servir de exemplo positivo para todos os colaboradores, gerando
empatia e engajamento de todos, além de trazer sempre inovações e ficar atento
com as mudanças de mercado, saber ouvir seu time e estar aberto a novas ideias.
Essas são algumas dentre inúmeras outras características e habilidades”,
destaca.
Já para Marize Vanzin, CEO e sócia
fundadora da Zero Açucar,
rede de moda fitness, praia e casual, as principais habilidades que um CEO deve
ter para ficar à frente de um negócio são persistência, foco e gostar de
desafios, já que empreender sempre é desafiador. “São muitas as dificuldades
que o empreendedor encontra e se não for persistente e muito focado acaba
desistindo. Minha dica é: se você quer empreender, lembre-se que dificuldades
vão surgir, mas somente com foco e persistência vai conseguir superá-las.
Também é fundamental ter bom relacionamento e saber trabalhar com as pessoas",
explica Marize.
O Dr. Edson Ramuth, fundador da Emagrecentro, rede de
emagrecimento saudável e estética, ressalta três características importantes
para quem deseja empreender: foco e constância, que possibilita uma melhor
avaliação e definição de prioridades das tarefas, além de não desistir antes do
tempo previsto para ter sucesso. “Seja assertivo em optar por um segmento que
te gere prazer ao exercer suas funções diárias e tenha metas alcançáveis. Com
isso, você acaba evoluindo constantemente e trazendo cada vez mais resultados
para o seu negócio”, sugere.
Para Ellen Fernando, fundadora da rede
de academias Red Fitness,
as habilidades necessárias para um CEO são a liderança para definir objetivos e
orientar a equipe quanto às funções, modificar as estratégias quando
necessário, adaptação e renovação criativa, clareza na comunicação, capacidade
de administrar suas próprias emoções e atualização contínua de novas
tecnologias. “Empreender é sempre um risco, mas quando bem avaliado e pensado,
conseguimos que ele seja o menor possível! Para desenvolver essas habilidades,
é necessário estudar e pedir auxílio a especialistas de mercado que já passaram
por isso, afinal, ninguém cresce sozinho”, explica Ellen.
Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, que atua
no segmento da beleza com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais,
maquiagem e acessórios, considera que saber liderar faz com que o CEO consiga
obter o melhor de cada pessoa da equipe todos os dias. Além disso, precisa ter
bastante resiliência, pois precisará encarar dificuldades pelo caminho. Para os
novos empreendedores, são necessárias as mesmas habilidades, já que no início
os recursos são mais escassos, seja de pessoas ou financeiros. “Estudar e
buscar apoio ou conselhos de quem já passou por situações similares são
fundamentais nesse momento”, finaliza.
Já Ricardo Matiusso, diretor executivo
da Botocenter,
franquia de estética especializada na aplicação de toxina botulínica, acha que
liderança, desenvolvimento contínuo da inteligência emocional, empatia, auto
motivação, habilidades sociais e estudo são fundamentais para um bom
empreendedor. “O primeiro passo é querer e almejar ter este posto. Pode começar
estudando o mercado, o segmento escolhido e todas as oportunidades. Depois é
necessário montar um planejamento, já que desta forma é possível saber
antecipadamente quais os desafios e ter métodos de contingência. Acho muito
importante ter foco, estudar, ler e buscar sempre estar se renovando”, indica
Matiusso.
Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada
em higienização e blindagem de estofados, acredita que todo negócio é feito por
pessoas e que entender isso torna maior a possibilidade de chegar mais longe.
“Um líder de verdade é aquele que usa a persuasão e autoridade para o outro
fazer aquilo que ele quer que faça. Para desenvolver essa habilidade é
necessário ser autocrítico e trabalhar em si o autoconhecimento ao ponto de
entender que o segredo da boa liderança é servir e não ser servido. É ter
humildade de reconhecer que precisa aprender cada vez mais e trabalhar em si a
vaidade, o ego e o orgulho a tal ponto disso não afetar as suas decisões”,
destaca Fritz.
Por sua vez, para Angelo Donaton, CEO da Lavô, maior rede de
lavanderias self-service do país, a principal característica para um empreendedor
de sucesso é possuir Soft Skills. “A habilidade de lidar com as pessoas em
diferentes situações e posições é fundamental, principalmente com tantas
gerações convivendo em conjunto e no mesmo ambiente corporativo. O provérbio
grego que exemplifica muito bem essas habilidades é o de que há cinco degraus
para se alcançar o sucesso: falar, calar, ouvir, agir e estudar” aponta
Angelo.
O fundador e CEO da Prospecta Analytica,
franquia de solução especializada em big data para prospecção de clientes das
áreas de construção civil, agronegócio, saúde e business, Wanderson Leite,
acredita que ser obstinado é fundamental para qualquer empreendedor. “A
obstinação faz você ficar focado no que tem que ser feito, independentemente de
qualquer percalço. Nos altos e baixos do empreendedorismo, quem não é obstinado
desiste na primeira volta que a roda gigante dá para baixo, por isso acredito
que o principal incentivo para quem deseja desenvolver essa habilidade seja
entender que não há outra opção. Quando se começa a considerar alternativas,
vem a procrastinação, então, mesmo que haja sucesso e prosperidade em outros
negócios, focar no que está sendo trabalhado como única opção é fundamental
para o empreendedor”, afirma Wanderson.
“Seja resiliente e persistente, toda
empresa começa dando prejuízo para depois dar lucro e o fluxo de caixa da
empresa é a coisa mais importante na gestão de qualquer negócio”. Esse é o
conselho dado pelo André Oliveira, CEO e fundador da CredFácil, grupo que
atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados. O empresário conta
ainda que antes de ser um empreendedor é preciso ser um bom gestor, pois não
adianta ser o melhor vendedor e não entender de gestão. “Outra dica que dou
para quem sonha empreender é estudar ou até mesmo procurar por uma mentoria”,
finaliza o empresário.
Estar preparado para mudanças rápidas é
uma das habilidades que Cleyton Gonçalves, CEO da Franquia Sollar Energy,
especializada em energia solar fotovoltaica, considera muito importante para um
empreendedor. Ele cita ainda qualidades como versatilidade, paciência,
planejamento e habilidades sociais como fundamentais para quem sonha ser dono
do seu próprio negócio. O empresário conta ainda que as mudanças são constantes
e acontecem muito rápido. “No mesmo dia tudo pode mudar e temos que estar
preparados para tomar decisões nem sempre suprido com todas as informações
necessárias. Nesse momento, é preciso reconfigurar as estratégias”, declara
Cleyton.
Conhecer pessoas é uma habilidade
importante, de acordo com Robson Carvalho, CEO da DinDinCred, franquia de
empréstimos e financiamentos consignados. “Precisamos treinar pessoas, pois
nossos colaboradores são de extrema importância para o sucesso do negócio. Levo
em consideração, no momento da contratação, o ditado: contrate caráter e treine
habilidade”, conta Robson.
A CEO da rede Pello Menos, pioneira em
depilação indolor e sem hora marcada no Brasil, Regina Jordão, considera quatro
habilidades muito importantes para gerir uma empresa, principalmente para
aqueles que estão iniciando o negócio: conhecer e dominar profundamente a área
que deseja empreender; ter perseverança, mas com senso de limite; estabelecer
metas para ter organização e segui-las; e saber correr riscos calculados.
“Porque o empreendedor precisa dominar o que deseja, investir tempo e dinheiro,
ter perseverança para insistir no que acredita, se esforçar ao máximo no
resultado e saber calcular os riscos para não perder tudo”, explica.
A CEO e fundadora da EcoCão Espaço Pet,
Patrícia Sprada, diz que duas das habilidades de um empreendedor é ser
resiliente e "incansável". Declara ainda que é difícil estar num
mercado que muda constantemente e que se não souber encarar as mudanças
impostas pelo meio, como algo a nos fazer crescer, será muito difícil se
manter: “Ser empreendedor é fácil, basta abrir um negócio próprio. Mas, para
fazer diferença na sociedade com seu serviço ou produto, é preciso viver com o
radar ligado e buscar inovação em todas as áreas, pois sempre haverá algo a
melhorar amanhã no que estamos fazendo hoje”, explica. A dica que ela deixa é
para nunca se acomodar, ouvir o cliente, o colaborador e, principalmente,
prestar atenção no que o mercado está dizendo.
Para Gare Marques, cofundador e CEO da Mais1 Café, franquia de
cafés especiais, a principal habilidade de um empreendedor é a versatilidade,
principalmente para lidar com os desafios que aparecem dentro da trajetória de
cada um. "A função de CEO é ter uma visão global sobre todos os setores e
atividades da empresa, então, quanto mais o empresário tiver habilidade de se
adaptar a situações e atividades, maior será o domínio dele sobre o negócio
como um todo”, compartilha. Para conseguir se destacar, o empresário reforça a
importância de buscar mais informações sobre o setor em que atua, além da
capacitação necessária para conduzir os empreendimentos.
Para Murilo Gomes, CEO da MAGIT, empresa de
transformação digital, é fundamental para o empreendedor manter a inquietude.
"Ser inquieto é ter uma mentalidade com foco na evolução constante do
negócio", pontua. Para alcançar esse mindset,
o executivo indica um acompanhamento do mercado a fim de analisar riscos e
oportunidades. "Desta maneira, é possível sempre encontrar uma tendência
ou um ponto que precisa de aprimoramento", explica Gomes.
Por sua vez, Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, rede
de minimercados autônomos, acredita que o líder de uma empresa deve garantir
que o cliente esteja inserido no centro do negócio. "Atualmente, o produto
ou o serviço prestado pela marca precisa ter o consumidor como protagonista. Ou
seja, é preciso ouvir as suas necessidades para direcionar a operação com base
nelas. Afinal, os consumidores estão sempre em busca de uma experiência de
compra mais completa e personalizada", revela. Para ter um relacionamento
próximo com o público-alvo, o executivo sugere investir em uma comunicação
ativa. "É importante promover o diálogo desde a criação até o pós-venda,
além de manter esse canal de contato aberto", finaliza.
Já para Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, referência
nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a
indústria, esclarece que as habilidades fundamentais para quem quer empreender
é o foco, inteligência emocional e um olhar 360 graus para o negócio: “É
preciso ter foco, pois vão acontecer situações que podem desviar de seu
objetivo. Iremos encontrar pessoas que serão muito importantes na trajetória e
aquelas que não serão tão legais e não vão agregar. Será importante saber
administrá-las. O olhar 360 graus te ajuda a sentir o que está acontecendo no seu
negócio como um todo. Mas não confundam este olhar com ‘tentar controlar
tudo’”, explica.
Para Gustavo Ferro, CEO da Grão de Gente,
e-commerce especializado em enxoval de bebê e primeira infância, as habilidades
fundamentais para gerir uma empresa são determinação, vontade de resolver
problemas, encontrar soluções práticas e não ter medo de encarar os obstáculos
que irão aparecer. Além disso, o CEO destaca que é necessário conhecer
profundamente o negócio, ser versátil e ter conhecimento em diversas áreas para
enxergar a empresa como um todo. “Para mim, um CEO de verdade precisa entender
de TI, marketing, financeiro, logística, tributário, atendimento. Ele precisa
saber como funciona o departamento, não tão profundamente como o líder do
setor, mas o suficiente para caso a pessoa não esteja mais na empresa amanhã,
ele saiba como agir e qual caminho seguir. Esse conhecimento vem com estudo,
mas também com experiência”, conclui.
Segundo Camila Miglhorini, fundadora e
CEO da Mr. Fit,
franquia de fast-food de comida saudável, uma habilidade essencial para um
empreendedor é a persistência em continuar a tocar o próprio negócio. “Nada
supera a persistência, nem mesmo talento, educação e genialidade. Um estudo
realizado pelo Sebrae em 2021 revelou que 23% das micro e pequenas empresas do
país fecham antes mesmo de completar cinco anos de existência. Mas esses novos
negócios não acabam pela falta de qualidade, de investimentos ou de retorno do
público, mas por deixar de encarar as adversidades no início das atividades”,
conta Camila. Para ela, o otimismo é uma das chaves para desenvolver cada vez
mais essa habilidade, porque desta forma o empreendedor consegue visualizar os
erros e seguir adiante.
Estar antenado ao mercado é uma das habilidades primordiais a serem desenvolvidas pelos empreendedores. De acordo com Gabriel Concon, CEO da Pizza Prime, rede de pizzarias com mais de 70 unidades em todo o país, é fundamental escutar o cliente, entender o cenário econômico e conhecer o mercado no qual está inserido. Para isso, o empreendedor aconselha investir em aprimoramento profissional, independente do tamanho da sua empresa. “Estude sempre sobre tema, seja profissional em sua gestão, mesmo que seu negócio comece pequeno, porque só o conhecimento pode auxiliar em uma boa administração”, afirma o CEO.
Nenhum comentário