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Dia do Empreendedor: fundadores de grandes marcas listam as habilidades para se ter uma empresa de sucesso

Capacidade de identificar suas próprias emoções e constância são as principais dicas de empreendedores experientes

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Para comemorar o Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, e pensando em incentivar quem deseja investir no seu próprio negócio, confira dicas de fundadores e CEOs de grandes marcas do mercado. Entre elas estão desde muito estudo, paciência, foco e constância até o autoconhecimento emocional. 

O sócio fundador e diretor operacional da rede de academias C4 Gym, Cesar Bertolo, acredita que para conseguir gerir uma empresa é preciso ter inteligência emocional para lidar com os desafios do dia a dia, ser um bom líder e ter clareza na comunicação para que toda a equipe esteja sempre alinhada com o propósito e objetivos da empresa. “Também é importante servir de exemplo positivo para todos os colaboradores, gerando empatia e engajamento de todos, além de trazer sempre inovações e ficar atento com as mudanças de mercado, saber ouvir seu time e estar aberto a novas ideias. Essas são algumas dentre inúmeras outras características e habilidades”, destaca. 

Já para Marize Vanzin, CEO e sócia fundadora da Zero Açucar, rede de moda fitness, praia e casual, as principais habilidades que um CEO deve ter para ficar à frente de um negócio são persistência, foco e gostar de desafios, já que empreender sempre é desafiador. “São muitas as dificuldades que o empreendedor encontra e se não for persistente e muito focado acaba desistindo. Minha dica é: se você quer empreender, lembre-se que dificuldades vão surgir, mas somente com foco e persistência vai conseguir superá-las. Também é fundamental ter bom relacionamento e saber trabalhar com as pessoas", explica Marize.

O Dr. Edson Ramuth, fundador da Emagrecentro, rede de emagrecimento saudável e estética, ressalta três características importantes para quem deseja empreender: foco e constância, que possibilita uma melhor avaliação e definição de prioridades das tarefas, além de não desistir antes do tempo previsto para ter sucesso. “Seja assertivo em optar por um segmento que te gere prazer ao exercer suas funções diárias e tenha metas alcançáveis. Com isso, você acaba evoluindo constantemente e trazendo cada vez mais resultados para o seu negócio”, sugere.

Para Ellen Fernando, fundadora da rede de academias Red Fitness, as habilidades necessárias para um CEO são a liderança para definir objetivos e orientar a equipe quanto às funções, modificar as estratégias quando necessário, adaptação e renovação criativa, clareza na comunicação, capacidade de administrar suas próprias emoções e atualização contínua de novas tecnologias. “Empreender é sempre um risco, mas quando bem avaliado e pensado, conseguimos que ele seja o menor possível! Para desenvolver essas habilidades, é necessário estudar e pedir auxílio a especialistas de mercado que já passaram por isso, afinal, ninguém cresce sozinho”, explica Ellen.

Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, que atua no segmento da beleza com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, considera que saber liderar faz com que o CEO consiga obter o melhor de cada pessoa da equipe todos os dias. Além disso, precisa ter bastante resiliência, pois precisará encarar dificuldades pelo caminho. Para os novos empreendedores, são necessárias as mesmas habilidades, já que no início os recursos são mais escassos, seja de pessoas ou financeiros. “Estudar e buscar apoio ou conselhos de quem já passou por situações similares são fundamentais nesse momento”, finaliza.

Já Ricardo Matiusso, diretor executivo da Botocenter, franquia de estética especializada na aplicação de toxina botulínica, acha que liderança, desenvolvimento contínuo da inteligência emocional, empatia, auto motivação, habilidades sociais e estudo são fundamentais para um bom empreendedor. “O primeiro passo é querer e almejar ter este posto. Pode começar estudando o mercado, o segmento escolhido e todas as oportunidades. Depois é necessário montar um planejamento, já que desta forma é possível saber antecipadamente quais os desafios e ter métodos de contingência. Acho muito importante ter foco, estudar, ler e buscar sempre estar se renovando”, indica Matiusso.

Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em higienização e blindagem de estofados, acredita que todo negócio é feito por pessoas e que entender isso torna maior a possibilidade de chegar mais longe. “Um líder de verdade é aquele que usa a persuasão e autoridade para o outro fazer aquilo que ele quer que faça. Para desenvolver essa habilidade é necessário ser autocrítico e trabalhar em si o autoconhecimento ao ponto de entender que o segredo da boa liderança é servir e não ser servido. É ter humildade de reconhecer que precisa aprender cada vez mais e trabalhar em si a vaidade, o ego e o orgulho a tal ponto disso não afetar as suas decisões”, destaca Fritz.

Por sua vez, para Angelo Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, a principal característica para um empreendedor de sucesso é possuir Soft Skills. “A habilidade de lidar com as pessoas em diferentes situações e posições é fundamental, principalmente com tantas gerações convivendo em conjunto e no mesmo ambiente corporativo. O provérbio grego que exemplifica muito bem essas habilidades é o de que há cinco degraus para se alcançar o sucesso: falar, calar, ouvir, agir e estudar” aponta Angelo. 

O fundador e CEO da Prospecta Analytica, franquia de solução especializada em big data para prospecção de clientes das áreas de construção civil, agronegócio, saúde e business, Wanderson Leite, acredita que ser obstinado é fundamental para qualquer empreendedor. “A obstinação faz você ficar focado no que tem que ser feito, independentemente de qualquer percalço. Nos altos e baixos do empreendedorismo, quem não é obstinado desiste na primeira volta que a roda gigante dá para baixo, por isso acredito que o principal incentivo para quem deseja desenvolver essa habilidade seja entender que não há outra opção. Quando se começa a considerar alternativas, vem a procrastinação, então, mesmo que haja sucesso e prosperidade em outros negócios, focar no que está sendo trabalhado como única opção é fundamental para o empreendedor”, afirma Wanderson. 

“Seja resiliente e persistente, toda empresa começa dando prejuízo para depois dar lucro e o fluxo de caixa da empresa é a coisa mais importante na gestão de qualquer negócio”. Esse é o conselho dado pelo André Oliveira, CEO e fundador da CredFácil, grupo que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados. O empresário conta ainda que antes de ser um empreendedor é preciso ser um bom gestor, pois não adianta ser o melhor vendedor e não entender de gestão. “Outra dica que dou para quem sonha empreender é estudar ou até mesmo procurar por uma mentoria”, finaliza o empresário. 

Estar preparado para mudanças rápidas é uma das habilidades que Cleyton Gonçalves, CEO da Franquia Sollar Energy, especializada em energia solar fotovoltaica, considera muito importante para um empreendedor. Ele cita ainda qualidades como versatilidade, paciência, planejamento e habilidades sociais como fundamentais para quem sonha ser dono do seu próprio negócio. O empresário conta ainda que as mudanças são constantes e acontecem muito rápido. “No mesmo dia tudo pode mudar e temos que estar preparados para tomar decisões nem sempre suprido com todas as informações necessárias. Nesse momento, é preciso reconfigurar as estratégias”, declara Cleyton. 

Conhecer pessoas é uma habilidade importante, de acordo com Robson Carvalho, CEO da DinDinCred, franquia de empréstimos e financiamentos consignados. “Precisamos treinar pessoas, pois nossos colaboradores são de extrema importância para o sucesso do negócio. Levo em consideração, no momento da contratação, o ditado: contrate caráter e treine habilidade”, conta Robson. 

A CEO da rede Pello Menos, pioneira em depilação indolor e sem hora marcada no Brasil, Regina Jordão, considera quatro habilidades muito importantes para gerir uma empresa, principalmente para aqueles que estão iniciando o negócio: conhecer e dominar profundamente a área que deseja empreender; ter perseverança, mas com senso de limite; estabelecer metas para ter organização e segui-las; e saber correr riscos calculados. “Porque o empreendedor precisa dominar o que deseja, investir tempo e dinheiro, ter perseverança para insistir no que acredita, se esforçar ao máximo no resultado e saber calcular os riscos para não perder tudo”, explica.

A CEO e fundadora da EcoCão Espaço Pet, Patrícia Sprada, diz que duas das habilidades de um empreendedor é ser resiliente e "incansável". Declara ainda que é difícil estar num mercado que muda constantemente e que se não souber encarar as mudanças impostas pelo meio, como algo a nos fazer crescer, será muito difícil se manter: “Ser empreendedor é fácil, basta abrir um negócio próprio. Mas, para fazer diferença na sociedade com seu serviço ou produto, é preciso viver com o radar ligado e buscar inovação em todas as áreas, pois sempre haverá algo a melhorar amanhã no que estamos fazendo hoje”, explica. A dica que ela deixa é para nunca se acomodar, ouvir o cliente, o colaborador e, principalmente, prestar atenção no que o mercado está dizendo. 

Para Gare Marques, cofundador e CEO da Mais1 Café, franquia de cafés especiais, a principal habilidade de um empreendedor é a versatilidade, principalmente para lidar com os desafios que aparecem dentro da trajetória de cada um. "A função de CEO é ter uma visão global sobre todos os setores e atividades da empresa, então, quanto mais o empresário tiver habilidade de se adaptar a situações e atividades, maior será o domínio dele sobre o negócio como um todo”, compartilha. Para conseguir se destacar, o empresário reforça a importância de buscar mais informações sobre o setor em que atua, além da capacitação necessária para conduzir os empreendimentos. 

Para Murilo Gomes, CEO da MAGIT, empresa de transformação digital, é fundamental para o empreendedor manter a inquietude. "Ser inquieto é ter uma mentalidade com foco na evolução constante do negócio", pontua. Para alcançar esse mindset, o executivo indica um acompanhamento do mercado a fim de analisar riscos e oportunidades. "Desta maneira, é possível sempre encontrar uma tendência ou um ponto que precisa de aprimoramento", explica Gomes. 

Por sua vez, Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, acredita que o líder de uma empresa deve garantir que o cliente esteja inserido no centro do negócio. "Atualmente, o produto ou o serviço prestado pela marca precisa ter o consumidor como protagonista. Ou seja, é preciso ouvir as suas necessidades para direcionar a operação com base nelas. Afinal, os consumidores estão sempre em busca de uma experiência de compra mais completa e personalizada", revela. Para ter um relacionamento próximo com o público-alvo, o executivo sugere investir em uma comunicação ativa. "É importante promover o diálogo desde a criação até o pós-venda, além de manter esse canal de contato aberto", finaliza. 

Já para Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, esclarece que as habilidades fundamentais para quem quer empreender é o foco, inteligência emocional e um olhar 360 graus para o negócio: “É preciso ter foco, pois vão acontecer situações que podem desviar de seu objetivo. Iremos encontrar pessoas que serão muito importantes na trajetória e aquelas que não serão tão legais e não vão agregar. Será importante saber administrá-las. O olhar 360 graus te ajuda a sentir o que está acontecendo no seu negócio como um todo. Mas não confundam este olhar com ‘tentar controlar tudo’”, explica.  

Para Gustavo Ferro, CEO da Grão de Gente, e-commerce especializado em enxoval de bebê e primeira infância, as habilidades fundamentais para gerir uma empresa são determinação, vontade de resolver problemas, encontrar soluções práticas e não ter medo de encarar os obstáculos que irão aparecer. Além disso, o CEO destaca que é necessário conhecer profundamente o negócio, ser versátil e ter conhecimento em diversas áreas para enxergar a empresa como um todo. “Para mim, um CEO de verdade precisa entender de TI, marketing, financeiro, logística, tributário, atendimento. Ele precisa saber como funciona o departamento, não tão profundamente como o líder do setor, mas o suficiente para caso a pessoa não esteja mais na empresa amanhã, ele saiba como agir e qual caminho seguir. Esse conhecimento vem com estudo, mas também com experiência”, conclui.

Segundo Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit, franquia de fast-food de comida saudável, uma habilidade essencial para um empreendedor é a persistência em continuar a tocar o próprio negócio. “Nada supera a persistência, nem mesmo talento, educação e genialidade. Um estudo realizado pelo Sebrae em 2021 revelou que 23% das micro e pequenas empresas do país fecham antes mesmo de completar cinco anos de existência. Mas esses novos negócios não acabam pela falta de qualidade, de investimentos ou de retorno do público, mas por deixar de encarar as adversidades no início das atividades”, conta Camila. Para ela, o otimismo é uma das chaves para desenvolver cada vez mais essa habilidade, porque desta forma o empreendedor consegue visualizar os erros e seguir adiante. 

Estar antenado ao mercado é uma das habilidades primordiais a serem desenvolvidas pelos empreendedores. De acordo com Gabriel Concon, CEO da Pizza Prime, rede de pizzarias com mais de 70 unidades em todo o país, é fundamental escutar o cliente, entender o cenário econômico e conhecer o mercado no qual está inserido. Para isso, o empreendedor aconselha investir em aprimoramento profissional, independente do tamanho da sua empresa. “Estude sempre sobre tema, seja profissional em sua gestão, mesmo que seu negócio comece pequeno, porque só o conhecimento pode auxiliar em uma boa administração”, afirma o CEO. 

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