Dia do Nordestino: Empreendedora baiana transforma os grãos do cacau do pai em chocolate na periferia de São Paulo
Josiane Luzz troca escritório pela fazenda de
cacau de seu pai para se tornar chocolate maker "tree to bar" e
alavanca negócios da família
Uma das mais recentes
novidades neste universo é “bean
to bar”, que significa do grão à barra. O movimento, que surgiu no
final da década de 1990 nos Estados Unidos no Estado da Califórnia, tem feito
muito sucesso no Brasil e atualmente mobiliza 5% do mercado mundial. Foi
sabendo desta informação, que a fundadora da Luzz Cacau, Josiane Luz, passou a se interessar pelo
assunto.Filha de um cacauicultor do Sul da Bahia, a chocolate maker e fundadora
da Luzz Cacau, Josiane Luz, trabalhava como Gestora em
uma multinacional. Luz afirma que sempre ouvia seu pai dizer que cacau dava
prejuízo e um dia, já morando em São Paulo, recebeu uma informação sobre o
tamanho do mercado. O assunto despertou sua atenção e ela enxergou a
oportunidade de alavancar o negócio que sustentou a família por anos.
Josiane foi a fundo
sobre o beneficiamento das amêndoas, estudou todo o processo e quando já
dominava o assunto precisou enfrentar um novo desafio: convencer o pai a mudar
o formato do negócio que em que atuava há décadas. O resultado, como já
sabemos, foi positivo e a Luzz Cacau
tem hoje 84 pontos de venda por todo o País, loja online da marca e
também de parceiros. Além disso, a empreendedora inovou as embalagens dos
chocolates contando um pouco da cultura nordestina.
A empresa, que surgiu
em 2020, é especializada em chocolates “tree
to bar”, termo utilizado para designar produção realizada pelo
mesmo fabricante, desde o cultivo até a produção da barra. O “tree to bar”
consiste em produtos em que se sabe todo o processo, desde o cultivo da terra,
plantação do cacau, colheita, secagem da amêndoa, processamento e a produção do
chocolate.Os chocolates Luzz Cacau são feitos de maneira artesanal com grãos
selecionados do cacau fino, advindo de agricultura familiar com apenas 3
ingredientes. “O nosso
chocolate não é apenas um produto disponível na gôndola para compra. Ele é uma
história de família repleta de sustentabilidade e consciência de mundo.
Afirma a CEO da empresa que monitora 100% da rota de produção.
Sobre a Luzz Cacau:
O cuidado em toda a produção somada às modernas técnicas de produção, de modo a posicionar o cacau como o verdadeiro "ouro" nacional, proporciona uma experiência degustativa única. Logo no primeiro ano de operação, a Luzz Cacau já conquistou o terceiro lugar no pódio dos melhores chocolates brasileiros, prêmio “bean to bar”, com o produto barra ao leite.O projeto de expansão já começa a ganhar forma e deve deslanchar ainda em 2021. Atualmente no leque de produtos é possível encontrar 6 sabores: o Chocolate Intenso 71%, Chocolate Intenso 62%, Chocolate Intenso 52%, Chocolate Intenso 62% com Pitanga Nativa, Chocolate Branco 36% com Açaí e o Chocolate Branco 36% com Gengibre. “Todos nossos chocolates são 100% naturais e prezamos sempre pelo sabor de maneira saudável”. Finaliza Josiane Luz.
Nenhum comentário