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Empresa brasileira se prepara para entregar inteligência artificial aos negócios

Tecnologia nacional, da BXBsoft, de Curitiba, será embarcada em seu software de BI (Business Intelligence). Objetivo é viabilizar acesso a sistemas de gestão por organizações de médio porte

A BXBsoft, empresa de tecnologia com sede em Curitiba e que desenvolve ferramentas de Business Intelligence (o chamado BI), prepara-se para entregar ao mercado mais um produto tecnológico 100% nacional. Trata-se de recursos de inteligência artificial que serão agregados ao seu software de BI, o SuperBI.

O SuperBI atende principalmente fornecedores de softwares de gestão empresarial – mais especificamente, os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning, ou, em tradução livre, “Planejamento dos Recursos da Empresa”). Os fabricantes e integradores de softwares de gestão “embarcam” o SuperBI em seus sistemas, entregando o conjunto de soluções ao mercado.

“Agora, trabalhamos na utilização de todos os dados coletados e estruturados dentro do SuperBI para submetê-los a uma rotina de cálculos”, adianta o CEO da BXBsoft, Leonardo Matt, que explica: “com os algoritmos de inteligência artificial e, em alguns casos, aplicando técnicas baseadas em redes neurais, o SuperBI vai apresentar resultados e descobertas que ajudarão ainda mais os gestores em suas atividades de planejamento”.

O gestor da empresa desenvolvedora enumera alguns ganhos com a inovação. Para negócios de comércio e serviços, por exemplo, a possibilidade de calcular projeções, apontar tendências, projetar volume de vendas, tráfego em loja e demandas em geral. “Tudo com a inteligência artificial baseando-se em dados históricos SuperBI”, frisa Matt.

Leonardo Matt, CEO da BXBsoft

Para empreendimentos da área industrial, usando dados coletados a partir de sensores das máquinas, a solução prevê eventuais paradas por falhas. “Isso permite à unidade fabril antecipar a manutenção, evitando interrupções de sua linha de produção e, portanto, evitando perdas”, ressalta o CEO da BXBsoft.

Outra funcionalidade está no combate a fraudes, continua o executivo. “Com base em dados de transações realizadas, a inteligência artificial pode detectar comportamentos indicativos suspeitos.” Ainda, segundo Leonardo Matt, a solução é muito necessária – e por isso procurada por e-commerces – para diminuir estornos (chargeback) decorrentes de fraudes.

Até prever comorbidades de clientes de empresas de saúde está entre as capacidades da inteligência artificial que a BXBsoft vai agregar ao SuperBI. “Isso pode ser feito com base em dados do histórico dos segurados, usando tanto o código de identificação de doenças como o código de serviço médico. É uma funcionalidade de grande importância para operadoras de planos de saúde e clínicas médicas”, ilustra Matt.

A intenção da BXBsoft é viabilizar o acesso a essas inovações principalmente por parte de empresas de médio porte. “Em grandes companhias, que dispõem de orçamentos generosos para a otimização de sua gestão, esses exemplos citados não representam grande novidade. Mas, para organizações menores, isso ainda não é realidade. Por isso, queremos disponibilizar esses recursos de forma simplificada e muito econômica”, afirma Leonardo Matt, salientando que as empresas de médio porte são o público-alvo da BXBsoft.

SERVIÇO

Para saber mais, www.superbi.com.br

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