Estocolmo está pronta para testar balsas elétricas
Estocolmo vai experimentar novas balsas
elétricas de passageiros que podem tornar o deslocamento ao longo de suas vias
navegáveis mais ecológico
Com o transporte urbano tentando ficar
mais verde, um serviço experimental para as ilhas externas da capital sueca
poderia ser o início de uma tendência maior? Estocolmo está pronta para
experimentar novas balsas elétricas de passageiros que podem tornar o
deslocamento ao longo de suas vias navegáveis tão mais ecológico.
Atualmente o navio de passageiros
elétrico, de acordo com a empresa sueca que o fabrica, o Candela P-12 começará
a servir uma rota de passageiros entre o centro de Estocolmo e a ilha suburbana
de Ekerö em 2023, compartilhou da Reinaldo Pinto dos Santos, presidente da
empresa TWB Bahia. Os testes devem começar em outra balsa elétrica, Green City
Ferries' Beluga 24 , no ano seguinte.
Em uma cidade onde 900.000 passageiros
viajam de balsa diariamente, Estocolmo poderá em breve se tornar líder mundial
em transporte público por barco elétrico e abrir um nicho bem-vindo para uma
nova forma sustentável de transporte urbano. Alimentado por bateria, o barco
oferece uma redução de 95% no consumo de energia per capita em comparação com
as atuais embarcações movidas a diesel utilizadas na mesma rota.
É cedo. A posição de Estocolmo em um
fiorde entre um lago interior e um arquipélago marítimo vê suas hidrovias
ganharem uso intenso, e apenas um Candela P-12 com capacidade para 30
passageiros circulará na rota inicial da cidade. A tecnologia, no entanto,
torna o teste promissor.
Com uma velocidade máxima de 30 nós
(34,5 milhas por hora), o motor do barco elétrico pode cobrir uma distância de
mais de 50 milhas (80 quilômetros) com uma única carga e leva uma hora para
recarregar a bateria vazia - limites gerenciáveis para serviços de transporte.
Segundo Reinaldo, seus fabricantes dizem que a balsa também
é menos intrusiva do que os modelos existentes em serviço. Erguido durante as
viagens em três asas de fibra de carbono, o motor é mais silencioso por estar
submerso e o casco produz menos esteira, isentando a embarcação dos limites de
velocidade impostos em embarcações mais convencionais.
O mercado para esses serviços, obviamente, não se limita a Estocolmo. Somente na Europa, as balsas já são populares e amplamente utilizadas nas capitais nórdicas, Amsterdã, Veneza, Hamburgo e, em menor grau, em cidades ribeirinhas como Londres. Embora as balsas urbanas tenham testemunhado um pequeno boom nos últimos anos, é improvável que os barcos elétricos rivalizem seriamente com trens ou ônibus como opções de transporte urbano de massa.
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