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Terceirização de Frota reduz em até 30% os custos, otimiza o tempo e aumenta capacidade de negócios das empresas

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, apenas 20% das empresas no Brasil têm suas frotas terceirizadas, em alguns países da Europa esse índice chega a 50 e 60%

 

Celso Favoretto é administrador da Eicon e cliente UseCar no serviço de Terceirização de Frota da UseCar/Crédito: Divulgação UseCar

Ter um carro próprio, alugar ou terceirizar a frota? Muitos podem se perguntar qual a melhor solução para o transporte de empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A terceirização de frota tem se mostrado uma das opções mais interessantes nos últimos tempos, embora ainda com grande mercado para crescer. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (SBLA), apenas 20% das empresas no Brasil têm suas frotas terceirizadas, enquanto na Europa esse índice chega a 55 e 60%.

 

“Nós sabemos que faz parte da cultura brasileira possuir o carro como um bem. Mas isso tem mudado com as novas gerações que valorizam a utilização ao invés do ter e, principalmente, com os preços elevados de um veículo. O carro é um bem cada vez mais caro”, afirma a gerente de negócios da UseCar, Gilmara Araújo.

A UseCar, locadora especializada em terceirização de frotas, carros por assinatura e carsharing, pertence ao sólido Grupo Carbel, que mantém 15 concessionárias de nove marcas multinacionais e 15 lojas de seminovos da rede Carbig.com. Na UseCar, a terceirização representa 60% da frota da empresa. Nos últimos dois anos, a terceirização representou um aumento de 22% nos negócios da UseCar.

Gilmara explica que a terceirização tem várias vantagens. “Além de economia, que em muitos casos chega a 30% dos custos com operação, oferecemos uma gestão da frota que otimiza o tempo das empresas e permite que elas se destinem a sua atividade-fim. Ficamos com as “dores” de ter um carro próprio, como impostos, taxas, manutenção, seguro e outras preocupações como sinistros, multas, entre outros. Desta forma, a empresa pode se dedicar ao seu negócio”.

Economia e praticidade

Economia e praticidade são palavras-chave quando se pensa em terceirização de frota. Cliente da UseCar há mais de seis anos, quando ainda a empresa se chamava Braserv, a Eicon, empresa de médio porte que produz softwares para gestão pública e com atuação nacional, não tem dúvidas de que fez a escolha certa. 

“Quando pensamos em terceirizar a nossa frota, o primeiro intuito era economizar. A nossa economia gira em torno de 20 a 30% porque somos uma empresa de lucro real e podemos abater no IR. Mas depois fomos percebendo os benefícios que estavam incluídos no processo.  Temos operações focadas em municípios, e se eu tiver que administrar tudo que envolve a manutenção de uma frota vou ter dor de cabeça. Isso sem falar que quando um carro tem um sinistro eu já consigo um outro reserva rapidamente e se tivesse que ficar com um colaborador parado, isso me traria prejuízo”, conta Celso Favoretto, administrador da Eicon.

Favoretto também destaca a importância do relacionamento na hora de escolher uma empresa de terceirização de frota. “Estamos muito satisfeitos com a UseCar. Para a gente é muito importante ter um contato direto e acessível com a locadora e isso conseguimos na UseCar. Eles estão sempre disponíveis e prontos a nos atender. Além disso, o serviço oferecido é eficiente e podemos verificar toda a gestão da frota através de um site”, comenta.

 

Inovação

Um dos diferenciais do serviço de terceirização de frota da UseCar é a possibilidade de ter a gestão na palma da mão. A empresa dispõe de uma ferramenta chamada Portal do Cliente, onde através do site, o cliente consegue ter uma visão geral de toda a sua frota, acompanhando em tempo real, agendamento das manutenções preventivas, corretivas, sinistros, multas, entrega de veículos.

“É uma ferramenta que oferece praticidade reunindo informações em um único lugar. Ela é fácil de visualizar e o cliente tem a completa gestão de sua frota”, avalia Gilmara Araújo.

Além da digitalização, Gilmara explica que a proximidade com o cliente é outro grande diferencial. “Estamos cada vez mais atentos com o lado humano, com o atendimento personalizado e principalmente a prontidão para um canal direto com eles. Assim, as empresas sabem que podem contar com a gente e isso também é uma grande facilidade para eles”.

 

Pandemia

A vida de muita gente mudou na pandemia e a crise econômica se instalou em muitos negócios. Com muita gente em home-office, os carros ficaram parados na empresa e muitas delas viram na venda da sua frota uma oportunidade de fazer um caixa ou mesmo investir no negócio.

“Percebemos um movimento muito forte neste sentido. Os carros tiveram um grande aumento na tabela fipe e mantê-los ficou ainda mais caro. Muitos venderam seus veículos próprios e passaram a utilizar o serviço de terceirização de frota. Essa foi uma tendência e continua em ascensão. Sabemos que esse é um mercado que só tende a crescer à medida que os empresários passem a conhecer todos os benefícios”, conclui Gilmara.

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