Terceirização de Frota reduz em até 30% os custos, otimiza o tempo e aumenta capacidade de negócios das empresas
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis,
apenas 20% das empresas no Brasil têm suas frotas terceirizadas, em alguns
países da Europa esse índice chega a 50 e 60%
Celso Favoretto é administrador da Eicon e
cliente UseCar no serviço de Terceirização de Frota da UseCar/Crédito: Divulgação UseCar
Ter um carro próprio, alugar ou terceirizar a
frota? Muitos podem se perguntar qual a melhor solução para o transporte de
empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. A terceirização de frota
tem se mostrado uma das opções mais interessantes nos últimos tempos, embora
ainda com grande mercado para crescer. Segundo a Associação Brasileira das
Locadoras de Automóveis (SBLA), apenas 20% das empresas no Brasil têm suas
frotas terceirizadas, enquanto na Europa esse índice chega a 55 e 60%.
“Nós sabemos que faz parte da cultura
brasileira possuir o carro como um bem. Mas isso tem mudado com as novas
gerações que valorizam a utilização ao invés do ter e, principalmente, com os
preços elevados de um veículo. O carro é um bem cada vez mais caro”, afirma a
gerente de negócios da UseCar, Gilmara Araújo.
A UseCar, locadora especializada em
terceirização de frotas, carros por assinatura e carsharing, pertence ao sólido
Grupo Carbel, que mantém 15 concessionárias de nove marcas multinacionais e 15
lojas de seminovos da rede Carbig.com. Na UseCar, a terceirização representa
60% da frota da empresa. Nos últimos dois anos, a terceirização representou um
aumento de 22% nos negócios da UseCar.
Gilmara explica que a terceirização tem várias
vantagens. “Além de economia, que em muitos casos chega a 30% dos custos com
operação, oferecemos uma gestão da frota que otimiza o tempo das empresas e
permite que elas se destinem a sua atividade-fim. Ficamos com as “dores” de ter
um carro próprio, como impostos, taxas, manutenção, seguro e outras
preocupações como sinistros, multas, entre outros. Desta forma, a empresa pode
se dedicar ao seu negócio”.
Economia e praticidade
Economia e praticidade são palavras-chave
quando se pensa em terceirização de frota. Cliente da UseCar há mais de seis
anos, quando ainda a empresa se chamava Braserv, a Eicon, empresa de médio
porte que produz softwares para gestão pública e com atuação nacional, não tem
dúvidas de que fez a escolha certa.
“Quando pensamos em terceirizar a nossa frota,
o primeiro intuito era economizar. A nossa economia gira em torno de 20 a 30%
porque somos uma empresa de lucro real e podemos abater no IR. Mas depois fomos
percebendo os benefícios que estavam incluídos no processo. Temos
operações focadas em municípios, e se eu tiver que administrar tudo que envolve
a manutenção de uma frota vou ter dor de cabeça. Isso sem falar que quando um
carro tem um sinistro eu já consigo um outro reserva rapidamente e se tivesse
que ficar com um colaborador parado, isso me traria prejuízo”, conta Celso
Favoretto, administrador da Eicon.
Favoretto também destaca a importância do
relacionamento na hora de escolher uma empresa de terceirização de frota.
“Estamos muito satisfeitos com a UseCar. Para a gente é muito importante ter um
contato direto e acessível com a locadora e isso conseguimos na UseCar. Eles
estão sempre disponíveis e prontos a nos atender. Além disso, o serviço
oferecido é eficiente e podemos verificar toda a gestão da frota através de um
site”, comenta.
Inovação
Um dos diferenciais do serviço de terceirização
de frota da UseCar é a possibilidade de ter a gestão na palma da mão. A empresa
dispõe de uma ferramenta chamada Portal do Cliente, onde através do site, o
cliente consegue ter uma visão geral de toda a sua frota, acompanhando em tempo
real, agendamento das manutenções preventivas, corretivas, sinistros, multas,
entrega de veículos.
“É uma ferramenta que oferece praticidade
reunindo informações em um único lugar. Ela é fácil de visualizar e o cliente
tem a completa gestão de sua frota”, avalia Gilmara Araújo.
Além da digitalização, Gilmara explica que a
proximidade com o cliente é outro grande diferencial. “Estamos cada vez mais
atentos com o lado humano, com o atendimento personalizado e principalmente a
prontidão para um canal direto com eles. Assim, as empresas sabem que podem
contar com a gente e isso também é uma grande facilidade para eles”.
Pandemia
A vida de muita gente mudou na pandemia e a
crise econômica se instalou em muitos negócios. Com muita gente em home-office,
os carros ficaram parados na empresa e muitas delas viram na venda da sua frota
uma oportunidade de fazer um caixa ou mesmo investir no negócio.
“Percebemos um movimento muito forte neste sentido. Os carros tiveram um grande aumento na tabela fipe e mantê-los ficou ainda mais caro. Muitos venderam seus veículos próprios e passaram a utilizar o serviço de terceirização de frota. Essa foi uma tendência e continua em ascensão. Sabemos que esse é um mercado que só tende a crescer à medida que os empresários passem a conhecer todos os benefícios”, conclui Gilmara.
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