Índice de transparência dos bancos aponta Itaú como líder; Santander, Caixa e C6 Bank estão entre os últimos
Afim de tornar a indústria financeira mais
transparente, o alt.bank realizou um estudo com dados públicos que mostra a
transparência de instituições financeiras na comunicação de produtos de crédito
a seus clientes
11 de outubro de 2022 – Com objetivo de avaliar a
transparência de instituições financeiras na oferta de produtos de crédito para
seus clientes, o alt.bank,
fintech brasileira focada em promover práticas justas por meio da justiça
financeira (conheça o manifesto),
realizou um balanço - com dados de domínio público - do quanto os bancos estão
engajados nessas questões. A empresa faz parte do Programa de Inovação LIFT do
BACEN.
Em todo o índice, foram considerados os
produtos com maior representatividade na composição de dívidas dos brasileiros,
como o rotativo do cartão de crédito e empréstimos. As informações para a
análise foram capturadas nos sites das instituições financeiras, do BACEN e do
Reclame Aqui.
“Nossos clientes, chamados de planejados, buscam um
serviço transparente e que os ajudem a organizar suas vidas financeiras de
forma saudável”, ressalta Fábio Silva, country manager do alt.bank. “Para nós,
esse levantamento tem objetivo principal de conscientizar sobre a importância
da transparência bancária para que os indivíduos sejam bem informados e tomem
decisões certas sobre sua saúde financeira”, complementa o executivo.
Para a análise do índice, duas
categorias foram consideradas: pré-venda (de que modo os bancos fornecem
informações sobre taxas de produtos de crédito aos seus clientes) e pós-venda
(como lidam com as reclamações recebidas sobre tópicos relacionados à transparência).
Entre as 17 avaliadas estão bancos privados, públicos e neobancos. Os dados
foram inicialmente levantados com informações do terceiro trimestre de 2021 e
reavaliados com informações do segundo trimestre deste ano para comparação.
Pré-venda (Peso de 60%)
Para essa análise, foram considerados 3
critérios: facilidade para encontrar taxas, clareza na descrição das mesmas e
precisão do intervalo de taxas oferecido contra a média de fato praticada. O
Itaú ocupa o primeiro lugar na categoria, seguido pelo Banco Pan, que subiu no
ranking porque recentemente melhorou a divulgação em seu site sobre produtos de
empréstimo pessoal. Em terceiro lugar, disputam Banco do Brasil (que perdeu
pontuação este ano ao deixar de exibir no site as taxas de crédito consignado)
e Nubank.
Outras instituições viram suas
pontuações caírem ou crescerem, dependendo das movimentações realizadas durante
o período (por exemplo, aumento ou diminuição das informações em seus sites,
entre outros motivos). O Bradesco, em quinto lugar, perdeu duas posições quando
suas taxas de cartão de crédito deixaram de ser exibidas no site, enquanto o
Inter ganhou duas posições ao melhorar os destaques das informações.
Pós-venda (Peso de 40%)
A categoria - compilação de reclamações
relacionados à transparência feitas por clientes das instituições ao Banco
Central e a avaliação das mesmas no Reclame Aqui - surpreende ao ter cinco das
dezessete instituições disputando o pódio: Omni, Banco do Brasil, BV, Nubank e
Itaú. Enquanto no pré-venda o Banco Safra ocupa o sétimo lugar, no pós-venda
caiu para 13º. Ainda assim, de 2021 para 2022, a instituição teve um ganho de
três posições ao melhorar suas notas no Reclame Aqui e receber menos
reclamações sobre transparência no BACEN.
Em últimos lugares na categoria, com
queda de colocação em relação a 2021, encontram-se Banrisul, Bradesco (por
diminuição de nota atribuída por usuários do Reclame Aqui) e C6 Bank.
Ranking final
Ranking |
Instituição |
Pontuação (1 a 4) |
1º |
Itaú |
3.36 |
2º |
Nubank |
3.06 |
2º |
Banco do Brasil |
3.06 |
4º |
Banco Pan |
2.73 |
5º |
Inter |
2.49 |
6º |
Crefisa |
2.27 |
7º |
Bradesco |
2.21 |
8º |
Safra |
2.13 |
9º |
Omni |
2.07 |
9º |
BV |
2.07 |
11º |
Banrisul |
2.00 |
12º |
Original |
1.93 |
12º |
Banco do Nordeste |
1.93 |
14º |
Santander |
1.80 |
14º |
Caixa |
1.80 |
16º |
Cetelem |
1.67 |
17º |
C6 |
1.13 |
Considerando os pesos e as pontuações
nas duas categorias, o Itaú ficou em primeiro lugar, seguido por Nubank e Banco
do Brasil empatados em segundo lugar, e Banco Pan na sequência. Neste balanço
final, o Banco Safra é ranqueado em oitavo, e o Bradesco (que perdeu três
posições em relação ao ano anterior porque deixou de exibir as taxas do cartão
de crédito e teve diminuição na nota do Reclame Aqui) em sétimo.
Além dos já citados, a Crefisa perdeu 1
posição, ficando em sexto, enquanto BV, Banrisul e Original melhoraram suas
colocações, embora tenham sido ranqueados em nono, décimo primeiro e décimo
segundo, respectivamente. Nos últimos lugares do ranking ficaram Santander, que
deixou de divulgar suas taxas, Caixa, Cetelem e C6 Bank.
“Nota-se que a transparência no setor
financeiro no Brasil não é altamente priorizada. Apenas 3 das 17 instituições
atingiram nota acima de 3 e somente 4 delas alcançaram nota acima de 50% do
intervalo possível (2,5). A instituição com melhor índice não atinge mais que
80% do intervalo possível, sendo que duas subsequentes não passam de 70%”,
ressalta Fabio. “Dessa forma, há grande espaço para melhorias relacionadas à
transparência, dado que não há instituição que seja referência no assunto e a
maior parte possui baixos índices medidos”, conclui.
Todos os dados do levantamento, assim
como o cálculo dos índices feitos pelo Banco Central e Reclame Aqui, podem ser
acessados na íntegra no e-book disponível para todos aqui.
Sobre o alt.bank
O alt.bank foi lançado em outubro de
2019 com a missão de levar justiça financeira por meio da inclusão financeira e
taxas de juros justas aos 100 milhões de brasileiros (dois terços da população
adulta) que são negligenciados ou vítimas de práticas abusivas de crédito.
Desde o seu lançamento, quase um milhão de brasileiros baixaram o aplicativo.
Este ano, a fintech lançou o novücard, primeiro cartão de crédito do Brasil que
apresenta modalidade de limite de crédito dinâmico, ajustando o limite de
crédito dos clientes com base na utilização do cartão e análises de dados
periódicas.
A empresa atende seus clientes por meio de mais de 100 funcionários baseados em São Paulo e São Carlos. Você pode conhecer mais sobre em www.novucard.com.br e www.altbank.com.br.
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