Últimas

Museu do Futebol promove curso virtual sobre acessibilidade e políticas de inclusão

Com carga horária de 20h, curso intitulado "Acessibilidade: conceitos, tecnologias e práticas" é gratuito e voltado para profissionais da educação que atuam com pessoas com deficiência

Divulgação

A acessibilidade é um dos pilares fundamentais do Museu do Futebol, que preza por tornar o espaço cada vez mais acessível e inclusivo através da atuação do Núcleo Educativo da instituição em projetos e ações já reconhecidos e premiados. Para compartilhar estes conhecimentos, a fim de conscientizar e transformar outros ambientes em locais acolhedores para pessoas com deficiência, o Museu do Futebol lança o curso virtual e gratuito “Acessibilidade: conceitos, tecnologias e práticas”. 

Começando no dia 1º de novembro, a iniciativa é voltada para profissionais da educação que atuam de forma direta ou indiretamente com pessoas com deficiência. As aulas irão abordar boas práticas de acessibilidade, políticas de inclusão e também as novidades dos recursos tecnológicos disponíveis na área, tendo como principal objetivo a sensibilização do olhar para transformar os respectivos ambientes dos participantes em um espaço acessível. 

Ao todo, o curso será dividido em seis dias. As aulas serão online, através da plataforma Zoom, das 19h às 21h, e mediadas por diferentes profissionais. Vale destacar que todas terão intérprete de libras. Além disso, haverá mais 1h30 de leitura e atividades complementares, propostas por cada professor.  

Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia, clicando aqui. Haverá certificado para aqueles que estiverem presentes em pelo menos cinco das seis aulas.  

 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 1/11 - 1ª aula – Deficiência e Acessibilidade na perspectiva Sociocultural  
Professor: Marco Antonio Gavério    

Dia 09/11 - 2ª aula - Acessibilidade para além da tecnologia  
Professor: Luiz Carlos Lopes    

Dia 16/11 - 3ª aula – Deficiência visual: barreiras e introdução à audiodescrição    
Professora: Cristiana Mello Cerchiari     

Dia 23/11 - 4ª aula – Acessibilidade Atitudinal em Museus e Instituições Culturais  
Professora: Amanda Fonseca Tojal    

Dia 30/11 - 5ª aula – Repensando a acessibilidade em museus  
Professora: Gabriela Aidar    

Dia 07/12 - 6ª aula – Performance, acessibilidade para surdos  
Professor:  Fernando Emerson Araujo   

 

SERVIÇO 

Curso “Acessibilidade: conceitos, tecnologias e práticas” 
Inscrição: Clique aqui 
Datas: 1/11 (Terça-feira), 9/11, 16/11, 23/11, 30/11 e 7/12 (Quartas-feiras) 
Horário: 19h às 21h 
Local: Zoom 
Valor: Gratuito 

 

Museu do Futebol    

Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo   
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)   
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)   
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)   
Crianças até 7 anos não pagam   
Grátis às terças-feiras   
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330 
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas     

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL 

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS 

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.   

Nenhum comentário