Novo equipamento amplia a segurança operacional dos voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Terminal mineiro implementa segundo dispositivo para auxiliar em
condições meteorológicas com visibilidade restrita, principalmente no período
chuvoso e em caso de neblina
Belo Horizonte, outubro de 2022
– Um sistema mais preciso de
orientação vertical e lateral para pousos já está em operação na cabeceira 34
da pista do Aeroporto Internacional de BH. O segundo ILS CAT-I, Instrument
Landing System Categoria 1, já amplamente utilizado na cabeceira
16, é um equipamento de aproximação de pouso por instrumento de precisão
para auxiliar o piloto em condições meteorológicas desfavoráveis,
com visibilidade restrita, principalmente com o aumento da frequência das
chuvas e possibilidade de neblina. A tecnologia avançada do
instrumento permite informar, com exatidão, o alinhamento com o eixo da
pista no plano horizontal e a trajetória eletrônica ideal de planeio para guiar
a aeronave no plano vertical.
De acordo com o INMET –
Instituto Nacional de Meteorologia, a estação chuvosa em Minas Gerais, assim
como em toda a região sudeste do país, ocorre entre os meses de outubro a
março. “A implementação do ILS na cabeceira 34 representa um avanço na
confiabilidade durante as aproximações nessa pista nos períodos de chuva,
quando as condições meteorológicas costumam trazer visibilidades mais baixas,
principalmente com maior incidência de ventos”, ressalta o gestor de
Planejamento e Segurança Operacional da BH Airport, Geovane
Medina.
“Esta é uma iniciativa conjunta
da BH Airport com o Comando da Aeronáutica, viabilizada pelo aporte total
superior a R$ 20 milhões, e está totalmente alinhada ao pilar de segurança
priorizado na gestão do nosso aeroporto”, reforça Medina. Ele acrescenta que,
para que esse segundo equipamento entrasse em operação, era preciso ser
certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que aconteceu
recentemente. “Contar com esse novo equipamento é um passo importante para o
terminal, uma vez que estamos na terceira colocação de tráfego aéreo, seguindo
São Paulo e Rio de Janeiro, sendo portanto, um player estratégico para o
controle de tráfego aéreo do país”, afirma.
O investimento foi aplicado na
aquisição do ILS CAT-1, modelo indicado para atender ao perfil do aeroporto, e
nas intervenções relativas à estação meteorológica, à adequação da cabeceira 34
e ao PAPI – Precision Aproach Path Instrument (indicador
de caminho de aproximação de precisão, que fornece informações visuais para
orientar o piloto a manter a aproximação exata, no plano vertical). “O
equipamento possibilita um ganho em torno de 500 metros na visibilidade para
aproximação da cabeceira”, assinala Medina.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
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