O futuro chegou: conheça 5 segmentos tradicionais que estão em transformação digital
A tecnologia veio para impulsionar desde o
financiamento de automóvel a conveniência de condomínio e serviços para pets
O “novo normal” tão comentado nos dois
últimos anos finalmente se estabeleceu. Para percebê-lo, basta olhar ao redor.
Hoje, os formatos de trabalho, compra e até mesmo as formas de se relacionar já
não são mais as mesmas, mas é possível enxergar uma semelhança entre elas: o
uso da tecnologia. Segundo informações divulgadas no recente estudo ‘Latin
America Digital Transformation’, a pandemia acelerou a transformação digital em
três anos na América Latina.
Seja no home office ou nas experiências
de compras online, a verdade é que o avanço tecnológico veio para aumentar a
comodidade, segurança e agilidade nas atividades do cotidiano. Pensando
justamente em otimizar segmentos tradicionais, algumas empresas surgiram por
meio de uma base tecnológica. Confira abaixo marcas que apresentam o propósito
de impulsionar diferentes mercados:
- Financiamento de automóveis
Dryve - a compra de um carro sempre foi
um processo burocrático. Até pouco tempo atrás, era necessário se deslocar a
uma concessionária a fim de encontrar de uma a duas instituições financeiras parceiras
para a realização do financiamento. Em seguida, era preciso entrar em contato
com o gerente do banco para entender as alternativas existentes e decidir se
era possível financeiramente dar andamento ao processo. Hoje contamos com
startups que fazem a intermediação de todo esse passo a passo, enquanto o
consumidor faz as tomadas de decisões com mais agilidade e assertividade em um
formato 100% virtual. A Dryve, por exemplo, é uma plataforma digital que por
meio da sua rede exclusiva de 9.400 agentes autorizados em todo o território
nacional presta suporte ao cliente nas etapas de análise, formalização e
pagamento de financiamentos de automóveis. O grande diferencial da marca é
oferecer uma experiência multibanco na qual o consumidor tem acesso a mais de
dez parcerias financeiras, o que aumenta em até três vezes as chances de
aprovação.
- Conveniência em condomínios e
outros estabelecimentos
Minha Quitandinha - têm pessoas
que fazem da ida ao supermercado um ritual semanal. Mas há outras que preferem
não lidar com deslocamento, gasto de tempo na procura do produto e filas para o
pagamento. Por esse motivo, o segmento de minimercado autônomo se manteve
aquecido até mesmo depois da flexibilização do isolamento social ocasionado
pela pandemia. Nesta linha, temos a Minha Quitandinha, que com base no conceito
de ‘honest market’ funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a
necessidade de funcionários. Está instalado dentro de complexos residenciais ou
comerciais e tem um portfólio com mais de 700 itens que vão desde congelados a
produtos de limpeza e higiene pessoal. Para o consumidor, todo o processo é
intuitivo via aplicativo: basta escanear o código de barras dos produtos que
deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de
crédito ou débito cadastrado. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125
lojas em funcionamento.
Take - com o intuito de utilizar a
tecnologia para proporcionar novas experiências de consumo, a Take é a primeira
startup a atuar com identificação por inteligência artificial (IA) na operação
de smart vending cooler com foco no armazenamento de bebidas alcoólicas e sem
álcool. As geladeiras ficam disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da
semana em complexos residenciais ou comerciais e não tem a necessidade de um
intermediário para a finalização da compra. Portanto, para adquirir um produto,
basta realizar um pré-cadastro no aplicativo da marca e escanear o QR code que
está na porta da cervejeira. Por sua vez, a IA, presente na vending cooler, irá
identificar o item retirado por meio de reconhecimento de imagem. Em seguida, a
cobrança será feita de maneira automática no cartão cadastrado no app.
Atualmente tem presença nacional com mais de 2.500 pontos de vendas.
- Microcafeterias, tendência em
atendimento ágil
Mais1 Café - a correria diária e
principalmente as longas filas nas cafeterias tradicionais acabavam
desmotivando os consumidores de buscarem um café para acompanhar a rotina.
Assim, a Mais1 Café, franquia especializada em cafés especiais, leva o conceito
‘to go’ aos seus clientes por meio de um atendimento ágil, produto de alta
qualidade e apto para ser consumido em trânsito. Com um modelo de
autoatendimento digitalizado e personalizado, a partir do uso de telas touch
screen no interior das lojas como ferramenta para conduzir os pedidos, a rede
prioriza a agilidade de oferta do produto e valoriza a experiência do cliente.
A franquia está presente em 17 estados e conta com mais de 200 unidades em
funcionamento.
- Agendamento de serviços para
cachorros por aplicativo
Doggi - Com atendimentos agendados por telefone e, às vezes, por ordem de chegada, os cachorros ficavam estressados esperando a vez do banho ou tosa dentro de uma caixa de transporte ou em gaiolas dos pet shops. Pensando em minimizar esses transtornos e agilizar o atendimento aos peludos, os empresários Rodolfo Calvo e Thiago Calixto fundaram em 2021, na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a Doggi, primeira startup de banho e tosa do Brasil com agendamento por aplicativo. Após breve cadastro no app, é possível agendar banho, tosa ou vacina no pet shop mais próximo do usuário, que também consegue participar do Clube Doggi mediante uma assinatura que oferece 10% de desconto em todos os serviços disponíveis no app. A empresa passou a adotar o modelo de lojas parceiras para expansão, que hoje somam 32 nos municípios de Ribeirão Preto e Campinas (SP), além de Uberlândia (MG).
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