O tipo de borracha pode interferir na qualidade da reforma de um pneu?
Compostos químicos e produtos de qualidade são fatores
importante para o pneu reformado
Fábrica da NSA Pneutec
Divulgação
Os pneus reformados estão distribuídos
por toda a malha rodoviária brasileira, o produto é estratégia de economia e
desempenho para muitas transportadoras e frotistas do país. De acordo com a ABR
(Associação Brasileira de Reforma de Pneus), dois terços dos pneus de linha são
reparados, isso representa cerca de 7 milhões de pneus de ônibus e caminhões do
Brasil, e proporciona ao setor de transportes uma economia que gira em torno de
R$ 5,6 bilhões por ano.
O pneu é um dos ítens fundamentais de
qualquer veículo automotor. Ele é responsável por suportar toda a carroceria e
estrutura de motorização, toda sua carga faz contato com o solo. Ele também
transforma a força do motor em tração, além de ser responsável pela
estabilidade do veículo e pela eficiência da frenagem.
Para a obtenção de um bom pneu reformado
são necessários insumos e produtos de qualidade, que sintetizam um material
final exitoso. A escolha da borracha, o principal material de um pneu, pode
interferir bruscamente no desempenho da quilometragem rodada de um reformado.
“O que determina e diferencia a qualidade do produto final é a durabilidade da
banda de rodagem, os compostos e tecnologia aplicada”, comenta Giulio Claro,
diretor da NSA Pneutec.
No processo da recapagem, todo o
material da banda de rodagem (nervura central - sulcos - ombros) do pneu é
alterado ou transformado para a conclusão da reforma.
Componentes presentes e reutilizados na
borracha
Latex, Sílica, Nego de Fumo e Óleo
aromatizante são alguns dos componentes usados para o desenvolvimento de banda
de rodagem dos pneus reformados. No processo de reforma, há variação com relação
a quantidade desses produtos, e o que determina essa necessidade é a medida do
pneu, marca, escolha do desenho e a aplicação que o cliente necessita para sua
operação.
A NSA Pneutec, empresa reformadora de
pneus, realiza reformas no processo Pré Moldado ou Matriz Setorial (Hotcap), o
que determina qual o processo ideal é a condição da carcaça oferecida. Cada
reforma é única. Cada segmento necessita de medidas, modelos, aplicação de
desenhos com profundidades e pesos diferentes. O pneu usado passa por diversos
setores da fábrica para fazer a restauração e receber vida nova. A troca da
banda é apenas uma etapa para se reformar o pneu. Uma das etapas mais
importantes é a de raspagem. Esse setor é responsável pela remoção do resíduo
da borracha antiga para aplicação de uma banda nova.
“O resíduo de borracha que sobra é
tratado pela NSA com muito cuidado, todo o material é aspirado e colocado em
recipiente apropriado, depois é enviado para empresas especializadas e
credenciadas pelo Cetesb e Ibama”, comenta Giulio.
Além da vantagem econômica, outro fator
muito relevante para o crescimento de pneus reformados no Brasil é o alto
índice de descarte de carcaças de pneus no meio ambiente, ocasionado pela baixa
quilometragem rodada devido ao desempenho do produto.
Sobre a NSA Pneutec
Fundada em 1951, a NSA Pneutec é uma
empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus novos, sendo a
mais antiga reformadora em operação no Brasil, com 70 anos de experiência.
Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados,. www.nsapneutec.com.br,
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