Tecnologia e varejo: 5 tendências para o setor que geram otimismo para o futuro
Hubs de produtos, dados de compras e ligação entre o mundo
digital e físico são alguns dos pontos de atenção para varejistas
Rogério Albuquerque, head de produtos e
desenvolvimento de negócios da Card
Divulgação
O varejo mundial passou por diversas
transformações durante os últimos anos por conta da pandemia, que mudou a
sociedade e as maneiras de convívio, consumo e interação. Nos anos de 2020 e
2021, principalmente, com uma maior restrição de circulação, lojas de pequeno,
médio e grande porte tiveram que se adaptar, criando novos mecanismos e
estratégias para atrair consumidores e manter o negócio vivo.
Uma das grandes chaves para os
varejistas passou a ser o investimento em tecnologia. Segundo pesquisa da
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2021, o orçamento do varejo
nacional no campo tecnológico aumentou 87% na comparação com 2020.
“A evolução da tecnologia devido a
pandemia possibilitou que diversos setores pudessem avançar em diversos
aspectos. O varejo foi um dos setores que mais passou por adaptações, por
necessidade a fim de sobreviver, é verdade, mas isso não quer dizer que não
apresenta um futuro ainda mais promissor”, explica Rogério Albuquerque, head de
produtos e serviços da Card, empresa de meios de pagamento e tecnologia.
Abaixo, confira cinco tendências do
varejo para o futuro do setor:
- E-commerce e canais digitais
devem ganhar ainda mais força
Os canais digitais passaram a ser ponto
crucial durante a pandemia, assim como o e-commerce. Em 2021, o e-commerce
brasileiro registrou faturamento recorde de mais de R$161 bilhões, além disso,
o número de pedidos aumentou cerca de 17%, com 353 milhões de entregas no
decorrer do ano, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo
monitoramento do e-commerce brasileiro.
Tais fatores devem permanecer para o
restante deste ano e também em 2023, mesmo com o retorno do comércio físico em
sua totalidade.
- Dados podem nortear
estratégias
O uso de dados para análise de
consumidores, movimentos de compra em datas sazonais e produtos de maior
interesse passaram a ser um ponto importante para os varejistas.
A partir de métricas, entender o
movimento do cliente se torna uma tarefa mais fácil, possibilitando assim aos
varejistas criarem novas estratégias de venda tanto para o ambiente físico, quanto
para o ambiente digital.
- Interligação entre digital e
físico
O hibridismo das compras é um ponto
importante para o varejo atual que deve seguir como tendência para os próximos
anos. A possibilidade de fornecer opções de retirada ou de entrega para os
clientes em casa não é nova, mas ganhou ainda mais força nos últimos anos.
Essa ligação entre o digital e o físico
deve ser costurada com atenção pelos varejistas, desde a construção do estoque,
ao atendimento online e presencial nas lojas e franquias.
- Pix
O Pix se tornou um dos meios de
pagamento mais utilizados no país desde o seu lançamento. A praticidade,
rapidez e ausência de taxas do sistema fez com que o sistema rapidamente se
tornasse um utensílio praticamente obrigatório nos varejistas.
Segundo dados do Estudo de Pagamentos
GMattos, o Pix divide o segundo lugar nas formas de pagamento mais utilizadas,
ao lado dos boletos. Ainda segundo a consultoria, a aceitação da ferramenta tem
potencial para chegar a 92% nos próximos anos. Em janeiro de 2021, o Pix
apresentava 16,9% de aceitação entre os comércios virtuais do Brasil, em julho
deste ano alcançou 76,3%.
- CardHub
De olho na perspectiva positiva do
varejo brasileiro, a Card, lançou ao mercado recentemente o CardHub,
marketplace que integra todos os serviços da empresa em um só local.
Esta nova integração permite aos
pequenos e grandes varejistas usufruir dos serviços físicos e digitais da Card,
contando com mais de 40 produtos para oferecer aos clientes, com opções que vão
desde serviços essenciais aos principais meios de entretenimento (jogos,
música, gastronomia) e bilhetes de mobilidade urbana.
Sobre a Card
Após a junção anunciada no ano de 2021 entre o Grupo Card e a Rede Tendência, que se tornou Card, a empresa contempla mais de 20 anos de experiência no mercado de meios de pagamento e soluções de tecnologia, atuando em mais de 100 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Mais de 50 soluções podem ser encontradas na plataforma card e nas maquininhas, como telecomunicações, gift card e mobilidade urbana em todo o país. Saiba mais: https://grupocard.com.br/
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