Outubro Rosa: por que é importante aderir à campanha no ambiente corporativo
*Por Carolina Maestri
O Movimento Outubro Rosa ganha força
mundialmente a cada ano. Com o objetivo principal de alertar e conscientizar a
sociedade em geral quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha
ocorre durante o mês de outubro e cada vez mais conquista espaço em empresas
Brasil afora. No mundo corporativo, as ações devem ir além de postagens
superficiais em redes sociais para demonstrar a fundo o cuidado e consideração
pela saúde da mulher.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer
(INCA), a doença nas mamas lidera o ranking de causas de morte por câncer em mulheres
em quase todos os estados brasileiros. A exceção é a região Norte, onde o
câncer de colo de útero toma o primeiro lugar. A doença consiste em um tumor
maligno que ataca o tecido mamário e se desenvolve a partir de alterações em
trechos das moléculas de DNA. A anomalia acarreta a multiplicação das células
errôneas que, por fim, geram cistos malignos.
O papel das empresas no movimento em
prol da conscientização se torna cada vez mais essencial a partir do momento em
que proporciona um ambiente aberto para a propagação de informações cruciais
para a prevenção desse tipo de câncer. Ainda segundo o Instituto Nacional de
Câncer (INCA), os casos descobertos em estágio inicial têm cerca de 95% de
chances de cura. Ações de conscientização para a prática do autoexame,
mamografias e ultrassons para uma detecção precoce da doença podem incentivar
grande parte do público interno a oferecer a devida atenção ao tópico.
O capital humano é o bem mais precioso
de uma organização, as pessoas passam boa parte do seu tempo no ambiente de
trabalho, nada mais justo do que levar a discussão para dentro das empresas.
Aderindo à campanha, a organização demonstra valorizar seus funcionários,
zelando pela saúde e bem-estar de todos.
No mês de conscientização do Câncer de
Mama, diversas ações são implementadas e todas são importantes, desde brindes
que representem a causa até palestras e programas de incentivo ao diagnóstico
precoce. Hoje com muitas empresas aderindo o modelo híbrido de trabalho, é
importante pensar em ações que impactem tanto os colaboradores presenciais,
quando os que estão em home office. O crucial é trabalhar o tema e frisar que
com o diagnóstico precoce há uma chance maior de cura.
Além das ações pontuais do mês de
outubro, proporcionar oportunidades para que esse cuidado seja praticado o ano
todo não deixa de ser importante. Para isso, a contratação de um bom plano de
saúde para os colaboradores é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos
funcionários de sua empresa, não apenas durante um mês. Datas e períodos de
conscientização devem ser apenas um reforço, e não ações pontuais e únicas para
incentivar o cuidado com a saúde das pessoas dentro da organização.
*Carolina Maestri é Diretora de ESG da
ODATA.
Sobre a ODATA
A ODATA é uma provedora brasileira de
serviços de data center, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis,
seguras e flexíveis na América Latina. Fundada em 2015, a empresa possui
atualmente seis data centers, sendo três no Brasil, um na Colômbia, um no Chile
e um no México. Especializada em Colocation, a ODATA atende à crescente demanda
por energia, espaço e confiabilidade de organizações de diversos setores,
interessadas em avançar em sua transformação digital.
É uma empresa do Patria Investimentos, uma das maiores gestoras de investimentos alternativos da América Latina, pioneira na indústria de Private Equity no Brasil. Um de seus acionistas é a CyrusOne, uma REIT americana de alto crescimento, focada na construção e operação de data centers de classe mundial neutros para operadoras. É um dos maiores players internacionais do setor. Para obter mais informações, visite http://odatacolocation.com.
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