Pesquisa IBM: 67% dos líderes de Supply Chain do Brasil revelam que infraestrutura de tecnologia é principal desafio para os próximos três anos
Estudo revela ainda que mais
da metade dos executivos do País respondeu às interrupções na cadeia de
suprimentos introduzindo novas tecnologias, como IA, machine learning e nuvem
híbrida
São Paulo, 10 de outubro
de 2022 – Um novo estudo do IBM IBV (Institute for Business
Value), intitulado Own
Your Transformation, aponta que 67% dos líderes brasileiros de Supply Chain
colocam a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas
nos próximos dois a três anos – o maior percentual entre os mais de 35
países que participaram da pesquisa. Mais do que isso: 53% desses executivos
brasileiros responderam às interrupções na cadeia de suprimentos introduzindo
novas tecnologias, como automação. A pesquisa do IBV contou com a participação
de 1,5 mil Chief Supply Chain Officers (CSCOs) de todo o mundo.
O estudo vislumbra um cenário de transformação do setor no Brasil
ao apontar que 60% dos executivos brasileiros entrevistados estão utilizando
abordagens preditivas nas operações da cadeia de suprimentos como forma de
gerenciar riscos, além de 49% dos entrevistados confirmarem que estão
acelerando investimentos. Nestes dois quesitos, os números do Brasil são
superiores à média da América Latina, o que evidencia uma atenção das empresas
do país na transformação digital em Supply Chain. Vale acrescentar ainda que
inteligência artificial (IA) e machine learning (49%) e nuvem híbrida (40%) são
as tecnologias apresentadas na pesquisa que os líderes acreditam que mais
auxiliarão nos resultados da organização das cadeias de suprimentos no País no
próximo triênio.
"Em geral, o estudo revela que os líderes de Supply Chain
estão repensando suas operações com base nos desafios que enfrentaram no pico
da pandemia de Covid-19 e também por questões relacionadas à inflação, mudanças
climáticas e eventos geopolíticos. A grande maioria está aumentando os
investimentos para transformar seus fluxos de trabalho com automação e IA e se
aliando ao ecossistema para ser mais sustentável e gerar uma experiência mais
satisfatória para os consumidores ", diz Marco Kalil, Head de IBM
Consulting no Brasil.
No Brasil, sustentabilidade é tanto um desafio como uma força que
impulsiona a mudança para esses líderes. 36% dos CSCOs colocam a
sustentabilidade em sua lista de prioridade e 40% veem como um dos maiores
desafios para os próximos 3 anos. 42% disseram que acreditam que seus
investimentos em sustentabilidade acelerarão o crescimento dos negócios e
relatam experimentar a pressão mais direta para a transparência desse tema por
investidores e membros do conselho (56%) e clientes (53%).
Os principais resultados globais do estudo mostram ainda que:
“Os Inovadores”: 20% dos
entrevistados na pesquisa se destacam por acelerar sua inovação com base em
dados para se preparar para um futuro desafiador. Esse grupo já está superando
seus pares em métricas-chave, incluindo crescimento de receita anual 11% maior.
Eles estão:
– Integrando fluxos de trabalho automatizados em funções
organizacionais e com seus parceiros para visibilidade, insights e ação em
tempo real (95% a mais do que outros CSCOs).
– Modernizando sua infraestrutura de tecnologia: 56% estão
atualmente operando em nuvem híbrida e 60% estão investindo em infraestrutura
digital para dimensionar e agregar valor.
– Foco em segurança cibernética (quase 20% a mais do que outros
CSCOs).
– Ampliando suas iniciativas de sustentabilidade, com a criação de
produtos e serviços: 58% veem oportunidades para melhorar o envolvimento do
cliente com a marca por meio dessa temática.
O estudo
completo está disponível aqui
*Metodologia
Em cooperação com a Oxford Economics, o IBM Institute for Business
Value pesquisou 1.500 CSCOs e COOs de mais de 35 países e 24 indústrias como
parte da 26ª edição da série IBM C-suite Study. Para simplificar, nos referimos
à população completa como CSCOs.
Sobre o IBM Institute for
Business Value
Durante duas décadas, o IBM Institute for Business Value serviu como um “laboratório de ideias” sobre liderança para a IBM. O que nos inspira é produzir insights estratégicos apoiados por pesquisas e baseados em tecnologia a fim de ajudar os líderes a tomar decisões de negócios mais inteligentes. Com a nossa posição privilegiada na interseção entre os negócios, a tecnologia e a sociedade, pesquisamos, entrevistamos e nos envolvemos com milhares de executivos, consumidores e especialistas a cada ano, sintetizando suas perspectivas em insights confiáveis, inspiradores e executáveis. Para se manter conectado e informado, inscreva-se para receber a newsletter de e-mail do IBV aqui. Você também pode seguir @IBMIBV no Twitter ou nos encontrar no LinkedIn no Link.
Nenhum comentário