Últimas

Pós-obra: dicas para fazer a limpeza do ambiente

Seja pela contratação do serviço ou feito por conta própria, a higienização evita surpresas indesejadas

Créditos: iStock

O prazer da reforma da casa somente se completa após a limpeza do serviço executado; o cuidado com a remoção de entulho, sobras de material e poeira é uma etapa que deve constar no planejamento, pois deve ser executada com perfeição para não danificá-la.

Para que a bagunça final da obra não se transforme em um caos, muitas pessoas contratam o serviço de empresas especialistas em limpeza pós-obra, pois um roteiro deve ser seguido para um bom resultado. Contudo, se o planejamento financeiro apertou, este serviço pode ser realizado por conta própria; basta seguir algumas dicas.

A primeira dica é proteger os móveis, pisos e paredes com material específico para este fim, que pode ser com plásticos e tecidos, evitando que respingos de tinta, cimento ou outros produtos os danifiquem, assim como retirar cortinas, objetos de decoração e cobrir instalações hidráulicas e elétricas causará transtornos futuros.

A próxima dica é utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a própria segurança, evitar acidentes e possibilitar melhores condições na atividade de limpeza. Adotar luvas, óculos, máscaras e botas adequados para a tarefa evitará surpresas desagradáveis, como respingar produto de limpeza nos olhos, por exemplo.

Recomenda-se que, antes da limpeza pesada e remoção do entulho, faça-se a retirada das pequenas sobras, como pregos, parafusos, materiais reaproveitáveis e recicláveis; o ideal é armazená-los em sacos de lixo e caixas de papelão, com identificação para o destino final correto.

Com o entulho removido, certifique-se que instalações hidráulicas e elétricas estão protegidas, assim como os acabamentos; em seguida, inicie a limpeza das superfícies superiores: tetos, janelas, paredes e luminárias, utilizando os produtos adequados para cada área.

Posteriormente, remova respingos de cimento, tinta ou outro material de portas, janelas e pisos. Em seguida, recomenda-se usar aspirador de pó sem fio para a remoção de poeira e resíduos pequenos, porque ele oferece maior praticidade, por não estar conectado à tomada.

A próxima etapa é conferir se todo o ambiente está limpo, atentando-se para os cantos e locais que terá difícil acesso, visto a disposição dos móveis. Faça então uma higienização do ambiente com produtos específicos, retire os protetores dos acessórios elétricos e hidráulicos, limpando-os cuidadosamente.

Finalmente, decore o ambiente conforme seu plano; sugere-se um croqui disponibilizando os móveis, pois certamente evitará perda de tempo na escolha do local para cada móvel e objetos de decoração, e assim terá sua casa bonita e confortável para curtir com a família e amigos.

Nenhum comentário