Terraplanagem de polo aeronáutico em Aparecida de Goiânia (GO) ultrapassa 70% do total
Antares
concentra obras na pista, que já tem seu formato e deve começar a operar em
2024. Reunião entre Prefeitura e investidores selam projetos para melhorar
acessibilidade na região
Formato da pista de 1.980 metros de extensão por
45 metros de largura já pode ser visualizado do alto Gabriel da Silva Rodrigues |
O Antares Polo
Aeronáutico, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia, na região
metropolitana de Goiânia, encerra o ano de 2022 com um saldo para lá de
positivo. O empreendimento, que promete abrigar o maior aeroporto executivo do
Centro-Oeste, já ultrapassa os 70% de suas obras de terraplanagem. Quem
sobrevoa a área da construção, já consegue visualizar o formato da pista que
deve estar operando até o fim de 2024.
Em recente encontro com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e
com secretários municipais da cidade, os sócios do empreendimento apresentaram
um balanço das obras. “Estamos ansiosos para ver o primeiro avião aterrissar no
novo aeroporto executivo da cidade. É uma obra muito almejada, que deve
alavancar a economia da cidade, atrair indústrias, além de gerar 3 mil empregos
para as famílias aparecidenses”, comentou o prefeito durante o encontro.
Durante a audiência com chefe do Executivo, os sócios do empreendimento,
capitaneados pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC
Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações,
solicitaram três demandas que competem à administração pública municipal, entre
elas, obras de infraestrutura como a extensão de uma rua, já prevista para ser
implantada na região do Antares; e a construção de um novo eixo viário de aproximadamente
3 quilômetros, que irá conectar o aeroporto à avenida Santana, dando acesso à
BR-153. Além disso, os representantes do Antares também solicitaram a
construção de uma via para ligar as imediações do polo aeronáutico à rodovia
GO-020.
“Quando estiver em operação, o Antares irá atrair um fluxo muito grande de
pessoas para aquela região. Portanto, é fundamental pensarmos nessas rotas
conectoras. Justamente para que, tanto quem chega quanto quem sai do aeroporto,
tenha um acesso fácil e rápido”, pontua um dos sócios-diretores do Antares,
Marcos Alberto Bernardo.
Na reunião, o prefeito Vilmar Mariano determinou à sua equipe que sejam feitos
os estudos para averiguar a possibilidade da execução das obras. “Vamos avaliar
todas as possibilidades, com toda certeza. Essas alças viárias devem
proporcionar benfeitorias não só para o polo aeroportuário, mas também para
toda a região”, finalizou o prefeito.
Feiras
Para o sócio e diretor comercial do Antares Pólo Aeronáutico, Rodrigo
Neiva, as participações em três grandes feiras de aviação foram essenciais para
dar visibilidade ao projeto junto ao mercado da aviação e para as empresas de
áreas afins.
O empreendimento esteve presente na Aviation XP Centro-Oeste, realizada em
Goiânia; na Labace, maior feira de aviação da América Latina e que foi
promovida em Congonhas (SP); e na MRO Brasil 2022 - Feira Internacional de
Manutenção Aeronáutica, realizada no Aeroporto Campo de Marte, na capital
paulista. “Foram oportunidades incríveis. Conseguimos mostrar para uma enormidade
de empresários e profissionais do setor e de outras áreas toda a potencialidade
desse projeto que está sendo erguido no coração do Brasil”, afirma Rodrigo.
Sobre o Antares
Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, o Antares Polo Aeronáutico será
voltado para abrigar empresas dos mais variados segmentos da aviação como:
serviço de táxi-aéreo, manutenção de aeronaves, formação de pilotos,
aviação regional, transporte de cargas fracionadas e outras operações
logísticas. Quando estiver em plena operação, a expectativa é de que o Antares
gere cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Ao todo, serão 2,096 milhões de metros quadrados (m²) de área total, dos quais
611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 hangares com metragens entre
1.000 m² e 1.500 m². O Antares também contará com uma ampla estrutura de apoio
como lojas, restaurantes e um hotel executivo. A construção do empreendimento
foi dividida em cinco fases, a primeira deve estar concluída até o fim de 2024,
já com o terminal de passageiros e a pista em operação e 72 terrenos prontos
para receber suas respectivas empresas.
A principal estrutura a ser construída é a pista de pouso e decolagem, que terá
1.980 metros de extensão por 45 metros de largura. A pista será capaz de
receber todos os modelos de aeronaves da aviação geral, como jatos executivos,
monomotores e bimotores. O Grupo Empreendedor responsável pelo Antares inclui
as empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI
Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações. Mais informações https://antaresaeroporto.com.br/
@antarespoloaeronautico
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