TI: Abordagem humanizada pode atrair candidatos para vagas de emprego no setor de tecnologia
Exemplo: Especializada em recrutamento de profissionais de Tecnologia da Informação, Koud utiliza abordagem transparente e humanizada para atrair candidatos às vagas de emprego
O mercado
de Tecnologia da Informação (TI) anda aquecido para quem busca empreender no
Brasil. Na última década, a taxa de crescimento foi de 43%. Até maio, eram 275
mil empresas ativas, conforme o relatório Insights
Report, divulgado em junho pela Associação das Empresas Brasileiras
de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).
No
entanto, atrair talentos tem sido um dos maiores desafios para as empresas de
tecnologia. Somente no Brasil, estima-se que faltam 400 mil profissionais do
setor. Até 2025, essa carência será ainda maior. O mercado de TI vai demandar
797 mil trabalhadores qualificados. É o que diz o levantamento realizado pela
Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
A
pesquisa também indicou que a taxa de rotatividade dos colaboradores chega a
48% ao ano. Ou seja, além da dificuldade de encontrar profissionais, o setor de
recursos humanos precisa lidar com o desafio de retê-los. Mesmo porque bons
salários e benefícios não são suficientes hoje para atrair e manter os talentos
no mercado.
O
diferencial das corporações, no entanto, está em romper com o modelo
tradicional e tornar o processo seletivo mais humanizado, em que os interesses
dos candidatos estejam alinhados às necessidades da organização. É o que
defende Frederico Sieck, CEO e fundador da Koud, empresa especializada em
alocação e recrutamento de profissionais de tecnologia.
Frederico
Sieck, CEO e fundador da Koud
Atuando
na área de consultoria em alocação e recrutamento desde 2019, a Koud, com sede
em Curitiba (PR), percebeu que as entrevistas para as vagas de emprego não
estavam chegando a um resultado esperado para as organizações.
Foi
quando, há um ano, criou uma metodologia própria para os processos seletivos. O
formato é alinhado às técnicas e estratégias avançadas de recrutamento, no
entanto, valoriza as duas frentes: empresa e candidato.
Enquanto
no modelo convencional o processo muitas vezes demora dias e meses e os
currículos são analisados muitas vezes por robôs, sem criar uma aproximação da
empresa com os inscritos e vice-versa, na Koud o processo é o oposto.
Os
recrutadores da Koud direcionam aos clientes os perfis de candidatos que são
mais aderentes às vagas. São levados em consideração alguns aspectos, como a
cultura organizacional e o conhecimento técnico do candidato para alcançar o “match”.
“Com essa
mudança de postura, focamos em reconhecer o valor de cada indivíduo, suas
experiências de vida, criatividade e inovação, entendendo que cada um não é
apenas um meio para obtenção de lucro”, sublinha o CEO.
Outro
diferencial da Koud é que os “recrutas” são pessoas treinadas na área de
vendas. Eles utilizam técnicas do ciclo de encantamento, uma metodologia
utilizada para atrair os perfis ideais às vagas, o que gera economia de tempo e
dinheiro para as empresas.
Processo
Para
divulgar as vagas disponíveis na área de Tecnologia da Informação, o primeiro
passo é entender o modelo de negócio e a cultura organizacional do cliente.
“Levantamos todas as informações necessárias, como o posicionamento da empresa
diante do mercado, faturamento, ambiente, quantidade de funcionários e o que a
vaga propõe para o candidato”, completa Frederico.
Como base
nessa miniconsultoria, a empresa divulga a vaga informando, por exemplo, o tipo
de vaga, formato, nível de formação, requisitos obrigatórios e benefícios. O
concorrente acessa o site da Koud e, ao encontrar a vaga adequada ao perfil,
preenche nome completo, e-mail, telefone, carta de apresentação e envia o currículo.
O prazo
de retorno é conforme a necessidade da empresa. No entanto, Frederico afirma
que a transparência e feedback são diferenciais decisivos para atrair e manter
talentos, além de criar uma boa reputação para a empresa contratante. “Com a
falta de informações, os candidatos ficam sem entender se passaram ou não para
a próxima fase do processo seletivo. Isso causa desânimo e até chateação com a
empresa, o que é compreensível neste caso”, destaca.
Impactos
significativos
Com a ruptura do modelo convencional de contratação, a Koud registrou, no último ano, um aumento de 45% na taxa de contratação para as pessoas e empresas. No entanto, Frederico deixa claro que a função é fazer o cliente crescer com excelência profissional e somar aos Recursos Humanos (RH), e não ser um problema. “A gente otimiza o trabalho do RH, encaminhando pessoas mais assertivas para as oportunidades. Assim, a equipe não perde tanto tempo com vários candidatos. Então, nos tornamos parceiros, e não concorrentes”, frisa o fundador. Com os resultados positivos, a expectativa da Koud é crescer 35% ainda este ano.
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