Todo empresário deve ser um vendedor?
Para o palestrante e escritor Alan Sant´Anna,
associado da Câmara Brasil Alemanha, o sucesso corporativo depende do uso das
habilidades de vendas
Todo empresário deve ser um vendedor? A
pergunta é recorrente entre os participantes das palestras do escritor Alan
Sant´Anna, que tem mais de duas décadas de experiência como consultor nas áreas
de liderança, vendas, desenvolvimento pessoal e administração do tempo.
Para responder ao questionamento,
Sant´Anna costuma explicar que se nos limitarmos a pensar na figura de um
vendedor típico, cuja principal demanda é passar o dia conversando com
clientes, aí podemos desconsiderar a relação. Mas, se avançarmos na reflexão e
visualizarmos alguém que enxerga além das transações comerciais de produtos,
aí, sim, podemos afirmar que todo empresário deve ser um vendedor. Afinal,
vendedor consegue nos mostrar o valor de algo, e isso é necessário no mundo
corporativo.
“O empresário é basicamente alguém que
quer resolver um problema para uma pessoa. Quer vender um produto ou um serviço
para alguém, portanto, um vendedor”, pontua. “Ele não terá sucesso se não
conseguir alcançar as pessoas e se elas não entenderem o valor do que ele está
fazendo, ou seja, comprarem”, explica.
É por isso que o sucesso empresarial
passa pelo aprimoramento das técnicas de vendas. “Quem não desenvolver
habilidades em vendas tende a não alcançar objetivos nem como pai e mãe. Por
exemplo, a família vende valores para os filhos e, se ela não vender, alguém
vai vender e podem ser valores completamente contrários aos da família”,
exemplifica.
Venda é habilidade treinável
De acordo com o palestrante, o sucesso
empresarial é conquistado por meio das habilidades de venda. Essas habilidades
são treináveis e estão baseadas em um tripé: ambição - que pode ser despertada
-, técnica de venda e resiliência. “Venda é uma tarefa dura, afinal é da
natureza humana não gostar de rejeição. O vendedor vai ouvir mais não do que
sim. É preciso saber enfrentar as decepções. É assim para o empresário”,
explica.
Sant´Anna reforça que os conceitos estão
interligados, mas que o primeiro é dominante. “Se ele não tiver ambição e tiver
a técnica, ele não vai usá-la. Se ele tiver a ambição e não tiver a técnica,
ele vai aprende-la. Também não adianta ser resiliente e não ter ambição’,
considera.
Alan Sant´Anna é palestrante, consultor
e escritor. Através de sua empresa Conexão Consultoria Empresarial já realizou
mais de 2 mil palestras e cursos em 107 cidades brasileiras e mais de 100 mil
pessoas participaram de seus treinamentos. É associado da Câmara Brasil
Alemanha (AHK Paraná) e autor de quatro livros: A Equação do Sucesso,
Disciplina o Caminho da Vitória, Equilíbrio para uma Vida Melhor e Tempo e
Sucesso.
Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.
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