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Unidades do Colégio Adventista do Grande ABC realizam ciclo de projetos socioculturais

Propostas como Semana da Arte Moderna e Feira das Nações buscam estimular o interesse e a integração entre alunos

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Impulsionados pelos tempos em que as diferenças culturais, étnicas e políticas geram tantos conflitos, trabalhos educacionais voltados para a arte, humanização dos povos e ao conhecimento de cada região no mundo são de extrema importância.

Pensando nisso, as unidades de São Bernardo, Diadema e Mauá do Colégio Adventista realizam, neste domingo, uma bateria de projetos socioculturais com o intuito de estimular o interesse dos alunos pela cultura, história e geopolítica. Todas as turmas, do maternal ao 3º ano do Ensino Médio, apresentarão diversas produções artísticas e culturais produzidas em grupo e orientadas pelos professores e coordenadoras.

Em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, marco oficial do Modernismo brasileiro e da identidade literária dos poetas nacionais, os alunos do Colégio Adventista de São Bernardo farão uma representação relacionada aos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Neste trabalho serão desenvolvidos os conhecimentos em literatura, como a familiaridade com os artistas e suas obras, além da importância dos autores para a literatura brasileira. A parte gramatical das poesias também será atribuída, por meio de pesquisas de trechos das obras para desenvolver figuras de linguagem. Na parte de Artes Plásticas, os estudantes produzirão releituras de obras de artistas renomados como Anita Malfati e Di Cavalcante, todos sob orientação dos educadores. “Buscamos criar um ambiente livre e repleto de debates com este projeto, afinal, é isso que a arte inspira”, afirma Marizane Piergentille, diretora de educação do colégio.

Ainda na unidade de São Bernardo, os alunos e professores da disciplina de Projeto de Vida apresentarão a criação do material psicomotor. O objetivo deste painel é beneficiar o contato da criança com objetos e situações que estimulem o desenvolvimento. “Como educadores, nós sabemos da importância que o estímulo da psicomotricidade tem durante a infância para que a criança acompanhe de maneira tranquila o processo de alfabetização”, aponta a diretora. “Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de atividades e brincadeiras que envolvem a mobilidade”.

No Colégio Adventista de Mauá, o projeto escolhido foi a Feira das Nações, com foco em pesquisas desenvolvidas pelos estudantes que refletem um pouco sobre cada país sorteado, sendo algumas delas a origem da bandeira, vestimentas típicas, culinária local, demografia, geopolítica, entre outros. “Durante um momento tão crítico entre as relações humanas e com informações descontroladas na internet, a elaboração da Feira das Nações tem como principal objetivo direcionar as crianças e os jovens, além de despertar o interesse pela diversidade cultural e estimular o respeito e a valorização da pluralidade mundial”, finaliza a diretora.

Já em Diadema, alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio ficarão responsáveis por pesquisas esportivas sobre cada país sede da Copa do Mundo, desde 1930. Os professores direcionarão um recorte histórico sobre como estava o Brasil durante cada ano, até os dias atuais, além de curiosidades sobre cada nação.

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