Unidades do Colégio Adventista do Grande ABC realizam ciclo de projetos socioculturais
Propostas como Semana da Arte Moderna e Feira
das Nações buscam estimular o interesse e a integração entre alunos
Impulsionados pelos tempos em que as
diferenças culturais, étnicas e políticas geram tantos conflitos, trabalhos
educacionais voltados para a arte, humanização dos povos e ao conhecimento de
cada região no mundo são de extrema importância.
Pensando nisso, as unidades de São Bernardo,
Diadema e Mauá do Colégio Adventista realizam, neste domingo, uma bateria de
projetos socioculturais com o intuito de estimular o interesse dos alunos pela
cultura, história e geopolítica. Todas as turmas, do maternal ao 3º ano do
Ensino Médio, apresentarão diversas produções artísticas e culturais produzidas
em grupo e orientadas pelos professores e coordenadoras.
Em homenagem aos 100 anos da Semana de
Arte Moderna, marco oficial do Modernismo brasileiro e da identidade literária
dos poetas nacionais, os alunos do Colégio Adventista de São Bernardo farão uma
representação relacionada aos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Neste
trabalho serão desenvolvidos os conhecimentos em literatura, como a
familiaridade com os artistas e suas obras, além da importância dos autores
para a literatura brasileira. A parte gramatical das poesias também será
atribuída, por meio de pesquisas de trechos das obras para desenvolver figuras
de linguagem. Na parte de Artes Plásticas, os estudantes produzirão releituras de
obras de artistas renomados como Anita Malfati e Di Cavalcante, todos sob
orientação dos educadores. “Buscamos criar um ambiente livre e repleto de
debates com este projeto, afinal, é isso que a arte inspira”, afirma Marizane
Piergentille, diretora de educação do colégio.
Ainda na unidade de São Bernardo, os
alunos e professores da disciplina de Projeto de Vida apresentarão a criação do
material psicomotor. O objetivo deste painel é beneficiar o contato da criança
com objetos e situações que estimulem o desenvolvimento. “Como educadores, nós
sabemos da importância que o estímulo da psicomotricidade tem durante a
infância para que a criança acompanhe de maneira tranquila o processo de
alfabetização”, aponta a diretora. “Essa habilidade pode ser desenvolvida por
meio de atividades e brincadeiras que envolvem a mobilidade”.
No Colégio Adventista de Mauá, o projeto
escolhido foi a Feira das Nações, com foco em pesquisas desenvolvidas pelos
estudantes que refletem um pouco sobre cada país sorteado, sendo algumas delas
a origem da bandeira, vestimentas típicas, culinária local, demografia,
geopolítica, entre outros. “Durante um momento tão crítico entre as relações
humanas e com informações descontroladas na internet, a elaboração da Feira das
Nações tem como principal objetivo direcionar as crianças e os jovens, além de
despertar o interesse pela diversidade cultural e estimular o respeito e a
valorização da pluralidade mundial”, finaliza a diretora.
Já em Diadema, alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio ficarão responsáveis por pesquisas esportivas sobre cada país sede da Copa do Mundo, desde 1930. Os professores direcionarão um recorte histórico sobre como estava o Brasil durante cada ano, até os dias atuais, além de curiosidades sobre cada nação.
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