5 dicas de como garantir que seu site apareça no topo das páginas de pesquisa do Google
Erich Casagrande, da Semrush, revela as principais
estratégias para impulsionar a visibilidade online do seu negócio
São Paulo, novembro de 2022 - Antes mesmo da pandemia chegar e
transformar a vida como a conhecíamos, já era possível notar algumas mudanças
em relação ao ecossistema digital. O isolamento social acabou acelerando o
processo de digitalização e as marcas precisaram se adaptar a este novo mundo.
Fachadas e anúncios em lugares
movimentados, que garantiam a visibilidade das empresas físicas, foram trocadas
pelo principal destaque no mundo digital: a SERP (Search Engine Results Page),
ou, de forma mais simplificada, a página de resultados de pesquisa do Google.
Todos os links, anúncios ou imagens que você vê ao fazer uma busca fazem parte
da SERP.
Mas como garantir um espaço no topo das
buscas e se destacar da concorrência? Com base no State of Search 2022, estudo que
analisa as tendências de buscas, Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush,
plataforma de gerenciamento de visibilidade online, separou algumas dicas que
as marcas devem seguir para garantir seus lugares na SERP. Confira:
- Crie conteúdos de acordo com o
seu público
Palavras-chave informacionais representam
70% dos termos de pesquisa feitos pelos usuários. Como já diz o nome, esse
modelo engloba as buscas que as pessoas fazem para se informar sobre questões
específicas ou informações gerais. Exemplos: “O que é palavra-chave”, “Como
estar no topo das pesquisas do Google”, “Como aumentar a visibilidade do meu
site”.
Como as buscas por esse tipo de termo
são mais populares, invista nelas. Criar conteúdo com assuntos que respondam
dúvidas sobre seus serviços e produtos é uma boa alternativa para estar à frente
das páginas de pesquisa e aumentar o tráfego do seu site.
- Invista na experiência do
usuário
Cada vez mais, o Google dá destaque para
sites que possuem uma boa experiência de usuário. Por isso, coloque-se no lugar
do seu cliente. Veja os erros e acertos da arquitetura e da parte técnica do
seu site. Páginas muito lentas, por exemplo, dificultam a jornada do
consumidor, assim como um negócio mal organizado. Se um site for fácil de
navegar e tiver uma estrutura sólida, é mais provável que os usuários passem
mais tempo e se engajem mais.
- Insira links internos
O Google rastreia a internet usando
links, o que significa que os links internos são uma parte muito importante do
SEO. Links são vistos como um voto de confiança; então use isso a seu favor e
crie “acessos” que apontem páginas de alta autoridade para outras partes do seu
site.
- Que tal produzir alguns vídeos?
Produzir vídeos sobre seus produtos e
serviços são ótimas formas de aparecer no topo das páginas de pesquisa. Isso
porque as pessoas mudaram a forma como consomem a informação. Então, entenda as
necessidades do seu público e o que fariam eles clicarem no seu conteúdo.
Quanto mais diverso for o material que você oferecer aos usuários, maior será a
sua audiência.
- Fique atento às perguntas
Sempre que você faz uma pesquisa no
Google, aparece a opção: “as pessoas também perguntam”. Essa característica
aponta o que os usuários querem saber sobre o tema que você está procurando.
Por isso, analise o que está relacionado com o seu site para produzir conteúdos
relevantes ao seu público.
Erich Casagrande falou sobre o State of
Search 2022 no palco principal do RD Summit deste ano, maior evento de
Marketing da América Latina, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro.
Com uma audiência de cerca de 5.600 pessoas, o especialista analisou outras
tendências de Marketing a partir das buscas do Google. “Foi incrível comunicar
insights pertinentes às nossas estratégias de marketing e lembrar que devemos
sempre dar atenção aos nossos usuários, que no fim das contas, somos nós
mesmos. A intenção é criar sites e conteúdos que sejam nada menos do aquilo que
desejamos encontrar na internet. Esse é nosso compromisso”, explica
Erich.
Para saber todos os tópicos da
apresentação, acesse o site da Semrush.
Sobre a empresa:
Semrush é uma plataforma SaaS líder mundial em gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas executem otimização de mecanismos de pesquisa, pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitivas para obter resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush oferece insights e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 91.000 clientes pagantes, a empresa está sediada em Boston e possui escritórios em Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.
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