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Cálculo de ROI: você conhece essa estratégia?



Cálculo de ROI é uma métrica que ajuda a medir os lucros da empresa em comparação a investimentos feitos em um certo período de tempo. A sigla ROI vem do inglês Return on Investment, que, em tradução para o português, quer dizer Retorno Sobre o Investimento.

As empresas devem medir os seus investimentos. Uma entidade de revestimento amadeirado cozinha precisa saber se os investimentos que ela tem feito estão dando os retornos e resultados almejados. Nada em uma empresa pode ser regido pelo achismo.

Quando uma companhia põe como guia de todas as suas decisões os dados, nada a pode fazer errar sem analisar mais de uma vez as soluções. Uma clínica veterinária popular nunca dá algum tipo de diagnóstico sem antes fazer uma investigação completa no animal.

Isso é um grande exemplo de como a análise dos dados, alternativas, devem ser feitas por uma empresa. As grandes empresas sequer pensam em tomar uma decisão, sem antes consultar os times que cuidam das métricas na empresa, por isso o ROI é importante.

Com essa métrica, é possível analisar quanto dinheiro o seu negócio está obtendo, ou perdendo em cada investimento que foi feito. Todo mundo quer conseguir o máximo de resultado possível com o menor investimento possível para os caixas da empresa.

Para isso, deve-se compreender bem quais ações são lucrativas ou não para a sua empresa. E uma das principais métricas para encontrar esse ponto estratégico é o ROI. Uma empresa que vende rack com painel madeira madeira pode usar bem o ROI.

Essa corporação pode fazer uma campanha para atrair clientes, por exemplo. A partir disso, ela pode pegar todo aquele dinheiro investido em marketing, vendas, design e funcionários que trabalham com a manutenção da empresa, para fazer o cálculo do retorno que teve.

Esse é um dos temas mais interessantes dos negócios. Sendo assim, por isso, para os empresários que querem entender bem sobre o tema, este artigo será de grande utilidade.

Conceito de cálculo ROI

O Retorno Sobre Investimento é um dado financeiro que avalia o retorno sobre a quantidade de dinheiro que foi investida pela empresa em alguma ação.

O ROI é geralmente usado para a tomada de decisões econômicas, procurando entender a rentabilidade de um negócio ou comparar a eficácia de variados investimentos dentro de um negócio.

Com esse dado, portanto, é possível ver em porcentagem o impacto financeiro de vários investimentos. Alguns deles a seguir:

  • A mídia paga;

  • Todas as redes sociais;

  • O SEO;

  • Todos os treinamentos da empresa;

  • A cultura;

  • O ROI dos eventos.

O Retorno Sobre Investimento, quando analisado da forma correta, é um índice que traz insights importantes para a melhoria da sua empresa.

Para todas as áreas de uma empresa é dada uma extensa gama de instrumentos e estratégias. Mas como é possível saber quais são as mais eficientes? É aí que vai entrar o Retorno Sobre Investimento.

Só quando a empresa consegue entender qual ferramenta ou estratégia é responsável por gerar os ótimos resultados, é que ela vai aproveitar o máximo do investimento feito.

Além disso, o que funciona bem para o negócio pode não funcionar para outra empresa. A variação de atividades de sucesso vai depender muito de nicho, público e outras razões.

O ROI serve para que os negócios tenham conhecimento, de forma sólida, sobre quanto recebem e quanto perdem com os investimentos. Através dele, é possível, aliás, realizar uma mensuração de variados canais de mídia.

Ele serve para guiar as ações da empresa e para que ela mensure bem quais investimentos valem à pena e quais não, possibilitando uma visão clara sobre quais os bons canais de comunicação para se pôr investimentos e as principais fontes de lucro do negócio.

A importância do ROI

O marketing digital é muito extenso, e dá uma gama grande de métodos e instrumentos para quem quer fazer negócios no digital. No entanto, tantas escolhas podem confundir mesmo quem já entende bem o assunto.

Fora isso, é válido lembrar que as ações de marketing digital, apesar de serem confiáveis e eficazes, podem dar resultados diferentes do almejado dependendo do nicho de mercado, e outros detalhes.

Por isso, monitorar o retorno sobre investimento é essencial. Ele ajuda a responder certas perguntas profundas sobre a sua organização.

É claro que não adianta esperar achar dados detalhados só com a análise do período de retorno sobre investimento, mas ele vai te dar um bom guia de onde buscar. Desse modo, a empresa pode empreender melhorias, caso o ROI tenha sido abaixo do esperado.

Entenda como calcular o ROI

Para realizar o cálculo do ROI, é necessário conhecer a receita gerada por uma iniciativa e os custos gerados por ela. A partir daí, é possível usar uma fórmula para fazer chegar a esse número.

A fórmula do ROI se dá pela subtração de custos do investimento da receita gerada pela ação e isso tudo dividido pelos custos do investimento.

Para fazer o cálculo de uma ação específica, se deve levar em conta somente a receita gerada a partir dela e os custos que ela trouxe para eles. Desse modo, a empresa vai ter um resultado direto específico na iniciativa.

O número final vai representar que, para cada real que foi investido, a empresa teve aquele resultado de retorno.

É necessário ressaltar que se o resultado for ruim, é porque a empresa teve prejuízo naquela iniciativa, pois os custos foram muito maiores que a receita. Porém, mesmo assim, a companhia vai ser capaz de medir o tamanho dessa perda.

Dicas para melhorar o ROI da empresa

A seguir, serão apresentadas algumas dicas para melhorar o ROI das empresas. Todas as dicas são importantes, assim como não pode faltar um estropo em um trem. Elas são:

1. Qualifique bem os leads 

Independente se estes leads vão vir de campanhas de marketing ou se foram de listas conseguidas, eles devem ser bem qualificados para aprimorar o ROI de vendas.

No caso dos leads de inbound, os times de vendas e marketing necessitam entrar em um acordo sobre quais leads estão prontos o suficiente para avançar no pipeline.

2. Realize a segmentação de clientes

Para aprimorar os resultados das campanhas e como consequência o retorno sobre  investimento feito para colocá-las em prática, é necessário ter garantia da personalização.

Vive-se na era da experiência e, assim, os clientes querem se sentir únicos. Eles não querem uma mensagem meio robótica e que não ataca de modo direto seus problemas, em específico.

3. Utilize técnicas como upsell

Se for uma empresa que vende porta pallet, pode fazer um upsell e vender outros produtos que tenham relação com uma estante, por exemplo. Isso vai aumentar consideravelmente o ROI.

Cuidados necessários para calcular

Apesar de todos os benefícios de calcular o ROI das ações da sua empresa, é fundamental ter certos cuidados com esse índice. Sendo assim, eles são:

1. O cálculo não leva os períodos de tempo

Como foi possível ver, a fórmula do ROI não conta com mudanças de tempo em seu resultado. Isso significa que a empresa poderia comparar dados de uma semana de uma campanha no YouTube, por exemplo, com os de um mês no Facebook.

Essa comparação de tempos e plataformas é muito importante, pois, assim, o ROI pode ser analisado bem melhor.

2. O cálculo não leva em conta fatores externos

Além do período, outro problema que o cálculo do ROI pode dar se não for combinado com outros tipos de métricas é o de ignorar fatores externos, como a sazonalidade de certos produtos e a inflação.

Por isso, uma empresa que vende máquina de café grande, sempre que vai analisar o ROI, o analisa em conjunto com outros fatores relacionados a seu produto majoritário.

3. O ROI só pode acabar enganando o empreendedor

Como se viu nos tópicos anteriores, o Retorno Sobre o Investimento acaba não dando a informação completa em certas situações. Por isso, é sempre interessante fazer esse cálculo e ver alguns outros índices complementares para o seu negócio.

Considerações finais

Como foi visto, o cálculo do ROI pode agregar muito valor à uma estratégia. Com ele, uma empresa de conserto de tela iphone 7 vai ser capaz de tomar decisões fundamentadas em dados e de analisar ações em execução para otimizá-las.

Usar uma métrica como o Retorno Sobre Investimento traz mais embasamento para a realização de investimentos no interior do seu negócio. Por isso, é muito essencial estar sempre de olho nessa métrica, ainda mais uma empresa de placa de compensado 20mm.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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