A corrida de R$500 milhões da Bio Mundo
Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, rede de
alimentos saudáveis e nutrição esportiva, com mais de 150 lojas espalhadas pelo
Brasil e um faturamento esperado de R$190 milhões em 2022, planeja expansão no
Brasil para atingir R$ 500 milhões em vendas até 2026
Brasil, novembro de 2022: O avanço e expansão do mercado de
alimentação saudável está diretamente ligado à conscientização e mudanças de
hábitos, buscando qualidade de vida, saúde e bem-estar diário.
O Brasil é um dos mercados mais
promissores para a venda de produtos naturais, segundo dados da Euromonitor
Internacional. Movimenta, em média, US$35 bilhões ao ano no segmento e
atualmente é considerado o quarto país que mais vende alimentos e bebidas
saudáveis no mundo. Está ao lado da China e se aproxima dos maiores consumidores
mundiais: América do Norte, Europa Ocidental e algumas nações da Ásia e do
Pacífico.
Nesse cenário, a Bio Mundo, uma rede de
lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, é hoje referência no setor
pela sua abrangência em produtos e cuidado com cada cliente. A marca vem
crescendo a cada ano, reflexo do aumento da procura desses produtos. "No
primeiro semestre de 2022 vendemos mais de R$80 milhões, o que representou um
crescimento de 18,65% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Um resultado
bem razoável diante de uma economia que ainda está em um estado de recuperação
lenta." Comenta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo.
De acordo com dados da Associação
Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad),
o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em cinco anos. Em
2020, 59% dos lares brasileiros possuíam pelo menos uma pessoa consumindo
suplementos alimentares. Além disso, 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados
com a alimentação nos últimos tempos. Das pessoas que consomem os suplementos
alimentares, 85% utilizam esses produtos buscando benefícios para a saúde,
enquanto 69% deles aliam esse consumo à prática de atividades físicas.
A Bio Mundo sentiu exatamente o reflexo
dessa busca por suplementação. A empresa conta com duas linhas de marca própria
que já são responsáveis por quase 11% do faturamento atual. A linha Bioway
somada a linha Bio365, marcas desenvolvidas e vendidas exclusivamente pela Bio
Mundo, representou R$10 milhões em vendas no 1° semestre de 2022, resultado de
um alinhamento direto com as necessidades do público como a fácil ingestão, bom
custo benefício e sabores diferenciados que se encaixam na rotina diária das
pessoas.
Afinal, segundo o IBGE, mais de 19% da
população brasileira entre adolescentes, adultos e idosos consomem pelo menos
um suplemento alimentar. O consumo desses produtos aumenta com a idade e,
também, é maior entre as mulheres.
Outro ponto que fortalece o mercado de
suplementos alimentares é que, para alguns especialistas na área da saúde, o
corpo humano não é capaz de absorver todo o tipo de vitamina. Diante disso, se
incentiva o consumo de suplementos que possam suprir a falta de nutrientes no
organismo.
Hoje, além dos suplementos, a marca
também se preocupa com o dia-a-dia de todos, que buscam levar um estilo de vida
mais saudável, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à
granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos,
que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de
produtos à granel, além das marcas próprias: Bio365, Natureza Mix e
BIOWAY.
Com forte plano de expansão pelo país, a
Bio Mundo foi a única empresa que conquistou o Selo de Excelência em
Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um indicador nobre,
que visa destacar os esforços, performance global, aspectos operacionais,
econômicos e de relacionamento com seus franqueados.
A rede trabalha com investimentos a
partir de R$350 mil e tamanho entre 45m² a 100m². Isso permite que os modelos
de franquias possam ser adaptados de acordo com a realidade do local, seja na
rua, shopping, aeroporto, centros comerciais, galerias e hipermercados.
Atualmente, os modelos de shopping, rua, hipermercados e aeroportos representam
49%, 40%, 10% e 1% da totalidade de lojas abertas, respectivamente. O prazo de
retorno para o franqueado é de 18 a 36 meses.
Com bons resultados em meio a um ano de
crise, a empresa estabelece metas agressivas de crescimento e planeja
atingir a marca de R$ 500 milhões até 2026, com operação em todo o país.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos
naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo
empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que
deu origem à toda criação, já que por sua necessidade nutricional, exigia uma
alimentação específica.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em
17 estados do Brasil em apenas 6 anos de história. Conta com 1000 produtos em
prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e foi a única empresa que conquistou o Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.
Nenhum comentário