Profissional de Letras: 4 possibilidades de carreira na área
Graduados em Letras podem trabalhar em diferentes mercados, exercendo funções mais executoras ou mais estratégicas
Créditos: iStock
O curso de graduação de Letras é uma plataforma de conhecimento para quem deseja se especializar em áreas como gramática, sintaxe, literatura, análise textual e muitas outras.
A literatura, por ser um campo que se intercomunica com outras disciplinas do conhecimento, como história e artes, por exemplo, possibilita a profissionais dessa área trabalhar com crítica literária, além de ser o terreno perfeito para estudos e produção teórica de vários campos.
Já a linguística é uma área que se comunica bastante com estudos da língua, teorias sociolinguísticas e também com a comunicação.
Pensando nas áreas de atuação de um profissional de Letras, vamos apresentar abaixo algumas carreiras. Mas, lembre-se que a área é bem vasta e possibilita muitas outras atuações.
Revisão
O revisor textual é o profissional que adequa textos depois de sua produção. Visando apresentar ao público um material sem erros ortográficos e dentro das normas gramaticais. O revisor faz uma análise de discurso, público, canal de comunicação do texto, gramática, ortografia, estilo e técnica. Nisso, ele faz as correções necessárias que o texto não teve em suas etapas anteriores.
Nesse mercado, o profissional pode trabalhar com conteúdos acadêmicos, de marketing digital, contratuais e jurídicos, por exemplo.
Marketing de conteúdo
O profissional de Letras pode trabalhar produzindo conteúdo e estratégias para marketing de conteúdo. São empresas de perfis variados que podem adotar essa estratégia de divulgação, e contar com pessoas que conhecem a língua e técnicas de comunicação é imprescindível para produzir textos que sejam técnicos e de qualidade.
Como o marketing de conteúdo aposta em vários canais para sua execução, o conteudista precisa dominar o campo e as especificidades de cada um; alguns como exemplo são redes sociais, blogs, sites e muito mais.
UX Writing
Pessoas que dominam a língua e as possibilidades de seu uso são importantes para a área de UX Writing. Dentro da área de usabilidade, o texto voltado para produtos e interfaces digitais deve obedecer uma série de fatores linguísticos e sociais. É preciso entender o usuário que vai se utilizar de tais textos para, assim, proporcionar-lhe o universo semântico dos seus conhecimentos.
O profissional de Letras que trabalha com UX Writing pode estudar linguagem e perfil de usuários, produzir manual de comunicação e escrever microtextos e textos conversacionais (que demandam resposta e contato dos usuários).
Tradução
O profissional de tradução decodifica um texto de uma língua e o transpassa para outra língua. Ele pode traduzir obras literárias, materiais acadêmicos, contratos e materiais jurídicos, fazendo tradução técnica, e muito mais.
Mesmo que pareça que esse trabalho demanda apenas o conhecimento de uma outra língua, ele exige muito domínio de outras áreas do conhecimento, habilidades e ferramentas, como entendimento de cultura, crítica literária, história, materiais de linguagem, regras técnicas, editoração e muito mais.
Nenhum comentário