Atualizando a eficiência do 'mobile marketing' com o Rich Communication Service (RCS)
* Por Patrick Marquart
A cada dia, a tarefa de
conquistar a atenção dos clientes tem se tornado mais difícil. Em um mundo
digital, que está em constante mudança, o tempo médio de atenção dos
consumidores equivale a apenas oito segundos. Se somarmos a isso o fato de que
uma única pessoa recebe, diariamente, entre 400 e 10 mil comunicações de
marketing, essa tarefa fica ainda mais árdua e requer técnicas de marketing
sofisticadas e conteúdo de alta qualidade.
Mas, então, o que uma
empresa pode fazer para reter a atenção do seu público-alvo? Utilizar conteúdo
curto, rico e relevante para os usuários finais. Um dos melhores canais para
isso é o Rich Communication Services (RCS), uma tecnologia que permite que
anunciantes interajam com usuários de dispositivos móveis Android por meio de
vídeos, fotos, QR Codes, mapas e até sugestões de ações e respostas que
garantem facilidade de comunicação bidirecional entre marcas e consumidores
finais.
Os consumidores são
mais propensos a se envolver com anúncios que oferecem conteúdo rico e
relevante. Por meio do RCS, os anunciantes podem comunicar suas ofertas de
forma mais visual e interativa e familiarizar os usuários com todos os
detalhes.
O RCS está combinando
as melhores qualidades do SMS, juntamente com as principais características de
aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Viber, sem a necessidade de nenhuma
instalação adicional, pois já está habilitado em telefones Android. No Brasil,
existem 35 milhões de smartphones Android habilitados para RCS. Esse número já
demonstra o quão significativa pode ser a utilização dessa ferramenta para
campanhas de marketing, principalmente quando falamos sobre alcance.
Em quase todos os
casos, o RCS prova ser a opção de marketing preferida para usuários habilitados
para dados, com a capacidade de reengajar e “despertar” aqueles que ignoram
canais mais saturados, como e-mail. Seus recursos de atendimento ao cliente e
comunicação pós-venda também ajudam a proporcionar uma experiência mais
completa, capaz de converter usuários de maior qualidade de maneiras mais
visuais e interativas.
As mensagens RCS são um
divisor de águas para aumentar o reconhecimento da marca, melhorar o
atendimento ao cliente, converter usuários e gerar leads. Adicionar essa tecnologia ao seu mix de mobile marketing, como parte
de uma campanha multicanal, pode ser uma das decisões mais inteligentes que uma
marca pode tomar para melhorar o desempenho geral, alcance e engajamento.
* Patrick Marquart é diretor de Vendas Corporativas da Upstream, especialista global em automação de marketing
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