"Auto Retrato" - A trajetória de Eduardo Kobra: do Campo Limpo, em São Paulo, aos murais em cinco continentes
Acontece hoje, dia 16 de novembro,
quarta-feira, às 20h, no Reserva Cultural (av. Paulista, 900, na Bela Vista),
em São Paulo, a pré-estreia do documentário “Kobra – Auto Retrato” (84 minutos,
colorido, 2022), longa da premiada diretora e roteirista Lina Chamie, com
fotografia de Lauro Escorel e produção da Girafa Filmes sobre o muralista
Eduardo Kobra, 47 anos. No dia 17, o documentário entra no circuito comercial –
de quinta a quarta-feira, 23 de novembro - inicialmente nas cidades de Porto Alegre,
Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói, Belo
Horizonte, Brasília, Salvador e Recife.
No Reserva Cultural, em São Paulo,
enquanto o filme estiver em cartaz haverá uma exposição de fotos de nove murais
de Kobra: “O Beijo”, “Ziggy Stardust”, “Coexistência”, “Monte Rushmore”,
“Davi”, “Martin Luther King”, “The Future is Now!” (Mural da ONU), “Etnias” e
“A Lenda do Brasil”.
Kobra e Lina Chamie estiveram em Nova
York - dia 13 de novembro, às 16h45, no IFC Center (323 6th avenue) -
para a exibição do filme no DOC NYC, principal festival de documentários dos
Estados Unidos. No dia 22 de novembro, às 19h, o filme será apresentado, com
entrada franca, no New World Center, Soundscape Park, 400 17th St, em Miami
Beach, também com a presença de Eduardo Kobra e Chamie. Depois, o artista
permanece na cidade para pintar um mural na lateral da galeria The House, novo
centro cultural em Miami, voltado principalmente à exposição e
internacionalização do design e da arte brasileira.
Kobra está em um momento de intensa
produção artística, após ter recusado ou cancelado 40 convites internacionais
durante a pandemia, quando se dedicou quase que exclusivamente a murais
relacionados à Saúde. O artista urbano terminou no dia 4 de novembro o primeiro
mural, com 29 metros de comprimento por 5 metros de altura -
cerca de 145m² - de um artista brasileiro no Walt Disney World Resort, como parte
do Disney Springs Art Walk: A Canvas of
Expression. A obra mostra crianças de sete lugares do planeta.
Ao final de setembro, Eduardo Kobra inaugurou um mural de 24 metros de
comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas
da Organização das Nações Unidas, em Nova York. O mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!) está situado
na E 42nd St & 1St Ave (https://goo.gl/maps/oUc1krDgqpuGfVtbA).
O mural surgiu em um período importantíssimo, já que de 20 a 26 de setembro
aconteceu na ONU a Semana de Alto Nível da 77.ª Assembleia Geral, que recebeu
representantes de 193 países, a maioria líderes mundiais, e foi acompanhada por
jornalistas de todo o mundo. A pintura do mural foi precedida por uma exposição
no hall da Assembleia Geral das Nações Unidas, com 11 telas que mostravam alguns
de seus murais, além de obras inéditas No local, estão situadas as telas
“Guerra” e “Paz”, do pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962), doadas
pelo Brasil à ONU e inauguradas em 6 de setembro de 1956.
Pouco antes, ao final de agosto,
inaugurou uma obra no muro em frente à fachada do Museu da Imigração, no bairro
da Mooca, na zona Leste de São Paulo. Com 736 metros quadrados (5,8 m de altura
por 127 m de extensão), o mural “Janelas Abertas para o Mundo” mostra oito
migrantes e refugiados, de diferentes origens, todos personagens reais
retratados pelo artista urbano com as cores que caracterizam sua obra.
Também no segundo semestre deste ano, Kobra fez um mural de 1.300 metros
quadrados em San Marino. Inaugurado no dia 15 de setembro e ainda sem um nome
oficial, o impressionante mural conta a história e a lenda da formação do País.
Para realizar o mural, Kobra conversou com várias pessoas do país, que foram
trajadas como
Personagens e pintadas no muro. Uma
passarela foi construída no local para que as pessoas possam ver de perto a
obra, situada em Faetano, na fachada da fábrica do grupo SIT. Belíssimo,
o mural já se tornou uma atração cultural e turística de San Marino. A obra
ficou tão impactante que ainda este ano será lançada no país uma série de selos
com cenas do mural pintado por Kobra.
No início de outubro, Kobra pintou mais
um mural relacionado ao tema da Saúde. Em uma parede a 100 metros quadrados da
Clínica Oncomed Oncologia, em Niterói, fez o mural “Vitória”, que mostra uma
mulher com o braço erguido, como quem festeja ter vencido a luta contra o
câncer. Ainda em outubro, esteve em Londres para uma rápida exposição, de um
dia, que atrair duas mil pessoas. Em cima da hora, decidiu pintar um mural –
Elizabeth II Forever - sobre a rainha falecida em 8 de setembro.
No último dia 10 de novembro, foi
inaugurado na Escola Estadual Lasar Segall, na zona Sul de São Paulo, um mural
de Kobra, com sete metros de comprimento por 12 de altura (84 metros
quadrados), sobre o heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O piloto
britânico, que é engajado em causas e projetos sociais, esteve presente a
convite do Instituto Ayrton Senna, conversou com as crianças e assistiu à
inauguração do mural. Na obra, Hamilton segura um capacete do seu ídolo, Senna.
Visivelmente emocionado, Hamilton pediu uma lata de spray e assinou, cheio de
estilo, seu nome no mural. “Espero que isso traga motivação e cor para os
alunos daqui”, disse.
Kobra criou também uma arte exclusiva e
pintou um dos capacetes do piloto, que será disponibilizado através de uma
plataforma online e leiloado para colecionadores. A renda será revertida para o
Instituto
Senna.
Hamilton gostou de conhecer também o
projeto Instituto Kobra e se ofereceu para contribuir através da venda de uma
camisa exclusiva. Kobra desenvolveu uma arte para a camiseta, que ficou à venda
online até o final do GP de São Paulo, disputado no domingo, 13 de novembro.
Segundo o piloto, toda a renda será revertida para o Instituto Kobra, que busca
transformar a vida dos jovens através da arte. “Quando soube que o muralista
brasileiro, de renome mundial, Kobra, estava me incluindo em uma de suas obras,
no Brasil, fiquei honrado. Para mostrar minha gratidão, estou fazendo algo
especial, exclusivamente para meus apoiadores e amigos brasileiros”, afirmou.
Sobre o filme
“Kobra - Auto Retrato” foi exibido no
dia 10 de outubro no Festival do Rio e nos dias 21 de outubro, sexta-feira, no
Vão Livre do MASP, com entrada franca, e 26 de outubro, às 21h, no Reserva
Cultural, durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e, como
destacado no início do texto, no dia 13 de novembro, em Nova York.
No filme, em uma noite de insônia,
há cerca de 20 anos um tortuoso fato cotidiano, Kobra revê sua vida desde a
infância difícil na periferia até o sucesso mundial, como muralista. Os
acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Nessa trajetória de
vida, desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até os grandes murais em
mais de 30 países, Kobra, um artista singular que representa tantos outros em
suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política e democrática.
“São as portas que arte abre, as
possibilidades que são infinitas, que somente Deus e o mundo da arte podem
possibilitar. É mais uma vitória, dentro de algo completamente inusitado, que é
ter a minha história contada por uma cineasta tão especial, por uma visão
completamente única e artística. Sinto-me lisonjeado, até mesmo por ser um
grande admirador do cinema, especialmente de filmes e documentários que falam
sobre a história de muitos artistas, como Frida Kahlo, Jackson Pollock e
Banksy, que concorreu ao Oscar. “Traços de uma vida”, sobre Jean-Michel
Basquiat, inspirou-me demais. O filme feito pela Lina Chamie, que mostra toda
minha trajetória até o período anterior à pandemia, é um novo e importante
passo na minha história, porque é mais uma forma diferente do meu trabalho e
mensagens chegarem às pessoas”, afirma Kobra.
Segundo o muralista, a produção do filme
durou cerca de dois anos e as filmagens com ele cerca de 30 dias, não
contínuos. “A Lina foi muito delicada na abordagem e na forma como relatou e
contou a minha história. Eu já havia assistido a um dos seus filmes, ‘São
Silvestre’, e ficado impactado com o seu olhar diferenciado com a forma como
ela trata a imagem, o movimento e o som. Quando fui procurado para o filme,
percebi que não se trataria só de ‘mais um filme’, já que suas produções são
especiais, emocionais e sensoriais. Sempre tive a certeza de que a Lina era a
pessoa certa para contar a minha história”, conta Kobra.
O muralista paulistano também teve a,
como ele mesmo diz, “honra de fazer o cartaz da 46º Mostra Internacional de
Cinema de São Paulo. No lindo trabalho, utilizou como referência o filme
“Viagem à Lua” (pb, 1902, França, 16 minutos), de Georges Méliès; uma bailarina
(tema de algumas de suas principais obras) e São Paulo, que é, além de ser a
cidade que realiza a Mostra, é também a base do trabalho do artista. “São Paulo
é a minha base. Por mais que eu realize cada vez mais trabalhos no Exterior,
sempre preciso voltar para São Paulo. É onde comecei, onde tenho referências,
família e amigos, onde me inspiro e onde sinto-me em casa”, diz.
Salas confirmadas para a primeira semana
de exibição do filme em circuito comercial, de quinta à quarta-feira, de 17 a
23 de novembro
Belo Horizonte, no Una Cine Belas Artes, às 14h e às
19h. Brasília,
Cine Cultura Liberty Mall, às 14h20 e às 18h30; e no Espaço Itaú de Cinema,
às 18h. Campinas,
no Cinepolis Galeria Shopping, às 15h30 e às 20h20; Curitiba, no Cine
Passeio, às 15h30; Florianópolis,
Paradigma CineArte, às 13h e às 19h. Niterói,
no Reserva Cultural, às 16h50 e às 18h30. Porto Alegre, no Espaço de Cinema Bourbon
Country, às 14h e às 19h30; São
Paulo, no Petra Belas Artes, às 16h10 e às 20h45; no Kinoplex
Itaim, às 15h10 e às 19h20; no Reserva Cultural, às 14h e às 18h50; no Espaço
Itaú de Cinema - Augusta, às 13h30 e às 19h30; no Espaço Itaú de Cinema - Frei
Caneca, às 19h20 e às 14h. Rio
de Janeiro, no Cine Santa Teresa, às 18h, no Espaço Itaú
Botafogo, às 13h e às 18h; na Estação Net Rio, às 14h05 e às 19h25; na Estação
Net Gávea, às 15h30. Recife,
no Cinema da Fundação - Museu, dia 17, às 17h20; dia 18, às 19h30; dia 19, às
19h; dia 20, às 14h; dia 22, às 17h40; dia 23, às 15h30; no Cinema da Fundação
- Derby, dia 22, às 19h20; dia 23, às 17h20; e Salvador, no Cine Metha Glauber Rocha, às
14h e às 19h20.
*Em algumas salas será distribuído um
mini pôster do filme, tamanho A3, a quem comprar o ingresso para o filme. A
promoção vale enquanto durarem os estoques. As salas estarão com a promoção são
as seguintes: em São Paulo: Reserva Cultural (200 exemplares) e Espaço Itaú
Augusta (100 exemplares); no Recife: Cinema da Fundação (100 exemplares); no
Rio de Janeiro: Cinema Santa Teresa (100 exemplares), Espaço Itaú Botafogo (100
exemplares), Estação Net Gávea (100 exemplares) e Fundação Net Rio (100
exemplares); em Niterói: Reserva Cultural (100 exemplares); e em Brasília:
Liberty (100 exemplares).
Mural na ONU
Eduardo Kobra inaugurou em setembro
deste ano um mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336
metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova
York. O mural “O Futuro é Agora!” (The
Future is Now!) está situado na E 42nd St & 1St Ave (https://goo.gl/maps/oUc1krDgqpuGfVtbA).
O mural, que foi notícia em meios de
comunicação dos cinco continentes, surgiu em um período importantíssimo, já que
de 20 a 26 de setembro aconteceu na ONU a Semana de Alto Nível da 77.ª
Assembleia Geral, a primeira totalmente presencial desde o início da epidemia
do Covid-19. Sob o tema “Um Momento Divisor De Águas: Soluções Transformadoras
Para Desafios Interligados”, representantes de 193 países, a maioria líderes
mundiais, discutiram questões como a reconstrução pós-Covid, Guerra na Ucrânia,
desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Segundo Kobra, todos devem se perguntar
como é que estamos cuidando do nosso planeta. “O futuro é agora! O futuro já
começou e a responsabilidade é de todos nós. Foi por isso que coloquei no
mural, que está situado em um local que recebe tantos líderes importantes, um
brasileiro comum, que realiza essa ação de entregar o planeta a sua filha. É
responsabilidade de todos cuidar da nossa casa, que é o Planeta Terra. E lá no
epicentro, coloquei a América Latina, para reforçar a mensagem do cuidado que
devemos ter em cuidar e preservar a nossa querida floresta amazônica.”
Mural espetacular em San Marino
Também recentemente, Kobra fez um mural
de 1.300 metros quadrados em San Marino. Inaugurado no dia 15 de setembro e
ainda sem um nome oficial, o impressionante mural conta a história e a lenda da
formação do País. Para realizar o mural, Kobra conversou com várias pessoas da
cidade, que foram trajadas como personagens e pintadas no
muro.
Uma impactante passarela foi construída
no local para que as pessoas possam ver de perto a obra, situada em Faetano, na
fachada da fábrica do grupo SIT. Belíssimo, o mural já se tornou uma
atração cultural e turística.
Considerado o Estado nacional mais
antigo do mundo (fundado em 3 de setembro de 301), San Marino, com área de 61
km² e 30 mil habitantes, é um dos chamados microestados europeus, junto com
Andorra, Liechtenstein, Malta, Mônaco e Vaticano. Ainda em 2022, será lançada
no país uma série de selos com cenas do mural pintado por Eduardo Kobra.
Mural no Walt Disney World Resort
Kobra inaugurou no início de novembro o
primeiro mural de um brasileiro, no Walt Disney World Resort, como parte do
Disney Springs Art Walk: A Canvas of Expression. Com 29 metros de comprimento
por 5 metros de altura - cerca de 145m², a obra mostra crianças de sete lugares
do planeta.
“Sou fascinado pela atmosfera de sonhos
realizados do complexo, e me inspirei nisso para criar a obra. Ao mesmo tempo
que o mural é feito para todos, fico particularmente orgulhoso em saber que os
brasileiros encontrarão um pedacinho do nosso país na Disney”, diz o muralista,
que revela uma curiosidade sobre a pintura: “o menino de chapéu é inspirado no
meu filho. A imagem dele se conecta com a minha criança interior. Foi a
sensação que tive desde o primeiro momento em que pisei aqui. Então, aquele
menino no mural é o meu filho e também sou eu. No mural, estão simbolicamente
todas as crianças e todos os adultos do mundo”.
Kobra, que contou com o apoio logístico
da Dionísio Ag. durante todo o trabalho, acrescenta que o convite surgiu em um
momento muito bonito de sua trajetória. “Pintar na Disney carrega um significado
especial: o primeiro lugar em que pude mostrar meu trabalho foi no Playcenter,
em 1992, na cidade de São Paulo. Foi lá, inclusive, que conheci, em 95, minha
esposa, Andressa. Pintar um mural no Walt Disney World ao lado da Andressa e do
meu filho, Pedro, dá uma sensação de coerência, de trabalho e de realização não
apenas pessoal, mas da minha família e os amigos que há tantos anos acreditam
no meu trabalho e torcem por mim.”
Nova obra, em Niterói
Em uma parede da 100 metros quadrados da
Clínica Oncomed Oncologia (rua Araribóia, 6, São Francisco), em Niterói,
Eduardo Kobra pintou o mural “Vitória”, que mostra uma mulher com o braço
erguido, como quem festeja ter vencido a luta contra o câncer. “É uma
clínica especializada em radiologia. Antes de fazer o trabalho, acompanhei
muitas pessoas que fazem tratamento intensivo. É um ambiente de muita esperança
e fé. Achei que essa era uma imagem impactante para motivar as pessoas a
seguirem com a esperança na cura”, revela o muralista, que acrescenta: “na camisa
dela podemos ver pequenos ícones relacionados a muitos tipos de câncer e outras
enfermidades difíceis, que também são cuidadas com dedicação e amor por toda a
equipe que conheci no hospital, assim como médicos, enfermeiros e demais
profissionais da Saúde ao redor do Brasil e do mundo”.
Exposição e mural em Londres
Kobra esteve recentemente em Londres, na
Eden Gallery, para realizar um modelo diferente de exposição, de apenas um dia,
onde o público pode ter um contato bem próximo com o artista. No dia 20 de
outubro, Kobra apresentou 40 telas inéditas para um impressionante público de
duas mil pessoas.
Em cima da hora, o conhecido artista
urbano resolveu pintar em algum lugar da cidade o mural “Elizabeth II Forever”,
onde mostra uma das cenas, em que ela usa a tiara “The Girls of Great Britain
and Ireland”, de seu quadro “The Queen” (técnica mista sobre tela, de
noventa e seis centímetros de altura por dois metros e 30 centímetros de
comprimento). A tela, pintada há sete anos e apresentada agora na exposição
três fase da vida da rainha, falecida no último dia 8 de setembro.
Kobra fez o mural no Camden Town.
Começou ao final da tarde de 19 outubro, passou a noite trabalhando na obra e
finalizou-a no dia 20, pouco antes da sua exposição. Com três metros de altura
por cinco metros de comprimento, está situado no Camden Market, à Regent’s
Canal Towpath.
Do livro “Kobra”, lançado pela Arte
Ensaio Editora
“Não é correto quando dizem que a
característica mais marcante de Eduardo Kobra é o domínio do desenho e das
cores. O que é e sempre foi fundamental na vida de Kobra é o olhar.
Nascido no bairro do Campo Limpo, foi
desde cedo apresentado às adversidades da vida. Viu amigos sucumbirem às drogas
e à criminalidade. Alguns foram presos. Outros tantos perderam a vida. Foi o
olhar que o salvou.
Em meio ao caos urbano, buscou resgatar o patrimônio histórico que se perdeu.
Em um contexto repleto de desigualdade social e injustiças, buscou se inspirar
em personagens e cenas icônicas que servem de exemplo para. um mundo melhor.
Não é por acaso que o artista fica, é claro, orgulhoso quando vê uma multidão
que observa seu mural, mas que o que o comove de verdade é descobrir alguém que
para no meio da correria da cidade, para observar por um minuto os detalhes
dessa obra.
Apesar dos murais monumentais, Eduardo
Kobra, nascido e criado na periferia de São Paulo e hoje presente em dezenas de
cidades e países, faz sua arte para despertar a sensibilidade e consciência de
cada um de nós.” (por
Airton Gontow, jornalista)
A trajetória de Kobra
Atualmente, Kobra tem 3.000 murais, em
cerca de 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros – como “Etnias –
Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times
They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre
Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight
For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas
de Carrara. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e
transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu
aberto. Dois desses murais entraram no Guinness Word Record como o “maior
mural do mundo”. Primeiro “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com
cerca de 3.000 metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado
na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros
quadrados.
Inquieto, estudioso e autodidata, também
faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em
3D sobre pavimentos. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 deles em
Nova York. Recentemente, inaugurou o mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!), de 24
metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das
fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
O novo mural, na ONU, segue a linha de
temáticas utilizadas pelo artista ao longo de sua trajetória, como paz,
tolerância, diversidade, segurança, desenvolvimento sustentável, refugiados e
direitos humanos. O artista urbano foi convidado para pintar o mural pela
Missão do Brasil na ONU, como marco da celebração do Bicentenário da
Independência do País. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Artes da ONU, que
reconheceu que a arte de Kobra “é alinhada com os ideais das Nações Unidas”.
Kobra é autor de projetos como
“Greenpincel”, onde mostra imagens fortes de matança de animais e destruição da
natureza; e “Olhares da Paz”, onde pinta personalidades que se destacaram na
temática da paz e na produção artística, como Nelson Mandela, Anne Frank, Madre
Teresa de Calcutá, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, John Lennon,
Malala Yousafzai, Maya Plisetskaya e Frida Kahlo.
O artista também fez murais que celebram
a diversidade, como o icônico “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro”, “A Linha da Vida, no km
44 da rod. Castelo Branco, São Paulo; e “Coexistência
– Memorial da Fé por todas as vítimas do Covid-19”, em São
Paulo.
Em 2015, Kobra fez um incrível e intenso
projeto “São Paulo: uma realidade aumentada”, com dez intervenções em dez dias.
As ações tinham como base a temática social. Em uma dela, o mural
“Desaparecida” estampou na av. Pedroso de Morais, em Pinheiros, na Zona Oeste
de São Paulo, o rosto da menina Ana Júlia Alves Tomás, então com cinco anos de
idade, que estava desparecida desde 2013. Diversas mães da ONG “Mães em
Luta”, associação nacional de prevenção e busca a pessoas desaparecidas,
compareceram à inauguração da obra para distribuir panfletos e conversar com as
pessoas.
Em uma calçada da rua Helvétia, na
região conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo, Kobra expôs dez
quadros. Além disso, usuários de drogas pintaram com o artista um quatro, que
foi depois leiloado, com o valor integralmente revestido para o programa “De
Braços Abertos”. Como parte do projeto “São Paulo: uma Realidade Aumentada”,
Kobra pintou o mural “A Menina Bailarina”, como um presente para a comunidade
de Paraisópolis. Na obra, retratou Daniela Oliveira de Sousa, jovem bailarina
do Balé Paraisópolis, que mora na comunidade.
Uma das ações mais comentadas do projeto
foi quando abordou um dos problemas mais graves do País, no mural “Desemprego”.
Kobra pintou em um muro da Praça Roosevelt o currículo do então desempregado
Adriano da Silva Pereira. Muitas pessoas interagiram com a obra e colocaram
seus próprios currículos no muro. Também foi impactante a intervenção onde o
artista urbano desenhou em uma calçada uma cama em 3D, para falar sobre a
situação dos moradores de rua em São Paulo.
Na segunda quinzena de abril de 2017,
Eduardo Kobra esteve em Blantyre, na África, a convite da cantora Madonna, para
realizar dois murais em um hospital para crianças, que estava em construção
pela Raising Malawi Foundation, instituição fundada em 2006 por Madonna e
Michael Berg. A viagem surgiu depois que a cantora viu uma obra de Kobra
(“Fight for Steet Art”), no Brooklyn, em Nova York, sobre Jean-Michel Basquiat
e Andy Warhol e convidou o muralista brasileiro. No hospital, obra pintou
os murais “Nelson Mandela” e “Desmond Tutu”, dentro de sua série “Olhares da
Paz”.
Em 2019, Kobra percorreu 12 bairros de
São Paulo, dez deles na periferia da cidade, com o projeto “Galeria Circular”,
em que transformou em galeria itinerante de arte um ônibus adaptado. Na
exposição, o artista apresentou 14 de suas obras, que estiveram ou ainda
estavam expostas em diversos locais pelo mundo. O artista idealizou e
participou de todos os dias do projeto, interagindo intensamente com o público.
No dia 27 de agosto de 2022, Kobra
inaugurou uma nova e impactante obra no muro em frente à fachada do Museu da
Imigração, no bairro da Mooca, na Zona Leste de São Paulo. Com 736 m² (5,8 m de
altura por 127 m de extensão), o mural “Janelas Abertas para o Mundo” mostra
oito migrantes e refugiados, de diferentes origens, todos personagens reais
retratados pelo artista urbano com as cores que caracterizam sua obra. Ao longo
do mural, em janelas pintadas, estão Andres Samuel Peralta Guedez, 15 anos, da
Venezuela; Mafueni Delfina, 9 anos, e Mabanza Victor James Henoe, 6 anos, de
Angola; Noura Bader, 35 anos, Palestina; Priscília Mbuku Bazonga, 12 anos, da
Líbia; Vijay Bavaskar, 52 anos, e Deepali Bavaskar, 49 anos, da Índia; e Seema
Bashar Hameed Aluqla, 8 anos, do Iraque.
Kobra conversou com cada um dos
refugiados para conhecer suas histórias e personalidades. No prédio em que o
museu está situado, havia originalmente uma hospedaria que recebia migrantes,
muitos deles refugiados, que ficavam em suas janelas observando o movimento na
nova cidade. Agora, quem está nos jardins do Museu pode ver as janelas que
existem no muro e, como se fossem portais, “conversar” com essas pessoas e se
interessar por suas histórias e pela questão dos milhões de refugiados no mundo
inteiro.
“Simbolicamente, o muro é um
impedimento, aquilo que não precisamos no mundo. É o que separa, o que demarca
as diferenças e o que impede o ir e vir. Por isso, escolhi mostrar os
personagens nas janelas abertas, olhando para fora, para as pessoas que passam,
muitas vezes indiferentes”, diz Kobra.
De acordo com o artista, tão nociva quanto
o ódio e o preconceito contra o migrante e o refugiado é a indiferença, é
passar por seres humanos sem enxergá-los, como se não existissem. “Mais do que
nunca as cores que utilizo nas obras têm um significado bem especial aqui. As
pessoas, com suas origens, culturas e características diversas, tornam o País -
e o mundo! - mais bonito. É preciso abrir as janelas, mas também as portas, os
olhos e os corações para acolher essas pessoas que abdicaram de suas pátrias e
precisaram, por diversas razões, se desloca”, afirmou Kobra, que acrescentou:
“que sejam felizes e consigam reconstruir suas vidas no solo brasileiro”.
Obras realizadas no contexto da Pandemia
Em 2021, o artista urbano fez o mural
“Seja Luz”, mais uma obra com o tema da pandemia do Covid-19. O mural de 30 m
de altura por sete de largura fica na rua Oscar Freire, nos Jardins. Segundo o
artista, que no mural pintou “O Pensador”, de Auguste Rodin (1840 a 1917),
dentro de uma lâmpada, esse trágico momento de pandemia deve levar a humanidade
a repensar valores. “Cada um precisa refletir sobre que tipo de entrega e
atitude deve ter para ser luz na escuridão”, diz o muralista. “Acima de tudo é
preciso ser luz na vida de alguém e fazer a diferença. É fundamental, mais que
só ficar nas palavras e nas Redes Sociais, ouvir o outro, pensar no outro e
fazer o bem”, afirmou.
Em maio do mesmo ano, Kobra lançou em
São Paulo, na rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário, o mural
“Coexistência – Memorial da Fé por todas as vítimas do Covid-19”, onde retrata
crianças de cinco religiões – Islamismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e
Hinduísmo. A obra traz uma mensagem de fé e de esperança, ao mesmo tempo em que
lembra as vítimas do Covid-19 e destaca a importância da Ciência, simbolizada
pelo fundamental uso de máscaras.
Pouco antes, no início de fevereiro de
2021, na primeira ação do então recém-criado Instituto Kobra, que tem como base
a premissa de que a arte é um instrumento de transformação, o artista
paulistano transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, de 1m30, em uma obra
de arte, exemplar único, chamada “Respirar”. Kobra pintou o cilindro como
se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. “A
mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a
levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo
tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos
constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza,
que é um patrimônio de toda a humanidade”, disse.
A obra foi adquirida por 700 mil reais.
Os recursos obtidos com a venda da peça foram aplicados integralmente na
construção de duas usinas de oxigênio no Amazonas. Na prática, isso significou
que 20 leitos de UTI’s beneficiados 24h por dia, numa ação perene, que ficaram
como legado. Em um dia, a usina gera 480 horas de oxigênio. Em um mês, são
14.400 horas. “A título de comparação, um cilindro abastece um leito de UTI com
oxigênio por até 10 horas. Ou seja, para fazer uma entrega equivalente à usina,
seriam necessários mais de 1.400 cilindros por mês. Com 700 mil seria possível
comprar 350 cilindros, o que equivaleria a 3.500 horas”, contou o muralista.
No final de fevereiro do mesmo ano, o
muralista Kobra doou ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
dois painéis (um para cada instituição) de um metro e oitenta por um metro e
oitenta, que fez meses antes, inspirado na esperança do desenvolvimento de
vacinas para imunizar as pessoas contra o Covid-19.
Em 2022, Eduardo Kobra (que durante os
dois primeiros anos de pandemia reduziu drasticamente o número de trabalhos e
adiou ou cancelou 39 dos 40 convites que tinha para pintar no Exterior)
presenteou o Hospital das Clínicas, em São Paulo, com o mural Metamorfoses,
entregue em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. O novo mural ocupa
uma imensa parede que começa no Espaço de Convivência, no primeiro andar do
Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo (onde está
situada a Hematologia e a Fundação Pró-Sangue, maior banco de sangue da América
Latina, com 10 mil doadores por mês) e se estende até o 8º e último andar.
Antes, em janeiro do mesmo ano, Kobra inaugurou no Hospital das Clínicas, à rua
Dr. Eneias de Carvalho Aguiar, 255, mural “Ciência e Fé”. Na obra, com as cores
que caracterizam boa parte de suas obras, mostra as mãos de um médico, com o
jaleco e o estetoscópio, em posição de oração. “A obra mostra que Ciência e Fé
caminham lado a lado. Cada uma nos fornece algo que não se pode obter a partir
da outra. Acredito demais na Ciência e na Medicina e agradeço aos médicos,
enfermeiros e demais profissionais da Saúde que colocam suas vidas à nossa disposição.
Eu e a maioria dos brasileiros também colocamos nossa fé em ação e o coração em
Deus, para que ele abençoe nossas vidas e as vidas das pessoas que amamos e
também a Ciência, para que ela encontre a cura. Não existe essa contradição,
que tentam criar, entre Ciência e Fé. Não há por que acreditar só em uma ou na
outra”, afirmou.
Instituto Kobra: a arte como instrumento
de transformação social
Nasceu em 2021, o
Instituto Kobra, entidade que acredita na arte como instrumento de transformação
social de adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade no Brasil. Fundada
e presidida pelo artista Eduardo Kobra, a instituição parte da própria
biografia de seu criador para fundamentar a importância e o papel da cultura
como agente transformador de vidas e realidades. O Instituto Kobra deverá
promover ações, prioritariamente em comunidades periféricas, levando
manifestações artísticas — não só das artes plásticas e do grafite, mas também
da música, do teatro e da literatura — àqueles que costumam ter menos acesso a
museus e centros culturais.
Uma experiência embrionária foi o projeto Galeria Circular, realizado em 2019.
Transformado em galeria itinerante de arte, um ônibus adaptado percorreu 12
bairros da região metropolitana de São Paulo apresentando 14 obras de Kobra que
estiveram ou ainda estão expostas em diversos locais pelo mundo. O artista
idealizou e participou de todos os dias do projeto, interagindo muito com o
público.
O Instituto Kobra surge também para funcionar como um espaço para promoção de
causas por meio da arte — principalmente aquelas que fazem parte dos princípios
do muralista, como a defesa do meio ambiente, o discurso pacifista, a pauta
antirracista, o respeito entre os povos e a luta pela liberdade.
Neste sentido, devido ao combate à pandemia do Covid-19, a primeira ação
concreta da instituição foi usar sua arte para levar oxigênio para hospitais de
Manaus. Eduardo Kobra transformou um cilindro inutilizado em uma obra de arte.
Mas o Instituto Kobra não se resumirá a ações desse tipo. No projeto estão
previstas outras maneiras de promover a cultura, com palestras e oficinas e
realização de pinturas públicas em comunidades mais vulneráveis.
Além do próprio Eduardo Kobra, a entidade viabilizará a presença de outros
muralistas e grafiteiros, brasileiros e estrangeiros, que, por meio de
intercâmbios culturais, irão levar sua arte, seu conhecimento e suas histórias
de vida a esses jovens de periferia.
A sensibilidade do muralista para o tema vem do berço. Kobra nasceu em 1975, no
Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana. Da mesma maneira como a
arte mudou sua vida, ele acredita que a cultura pode ser uma ferramenta de
transformação social para muitos jovens brasileiros.
Para viabilizar esses projetos, o Instituto Kobra está aberto a parcerias com
empresas e outras entidades que queiram promover ações culturais junto a
adolescentes e jovens de periferia.
Veja algumas das obras de Kobra no
Brasil e no Exterior
Exterior:
1 - O Beijo, na High Line, em Nova York, EUA
2 - Arthur Rubinstein, em Lodz, na Polônia
3 - Artistas, em Wynwood, Miami, Flórida,
EUA
4 - A Bailarina (Maya Plisetskaya), em
Moscou, Rússia
5 - Malala, em Roma, Itália
6 - Olhar a Paz, em Los Angeles, Califórnia,
EUA
7 - Sarasota Antiga, em Sarasota, Flórida, EUA
8 - Abraham Lincoln, em Lexington, Kentucky,
EUA
9 – Fight for Street Art (releitura da
cena clássica de Andy Warhol e Jean Michael Basquiat), em Williamsburg,
Brooklyn, EUA
10 – Alfred Nobel, na cidade
de Boras, Suécia
11 – MariArte, em San Miguel
de Allende, México
12 – Ritmos do Brasil, em Tóquio, Japão
13 – O Beduíno, em Dubai, nos
Emirados Árabes Unidos
14 – Mural ainda sem nome,
Papeete, Taiti
15 - Bob Dylan, The Times They Are a-Changin.
Minneapolis, Minnesota, EUA
16 – Hamlet, West Palm Beach, Florida, EUA
17 – Einstein vai à Praia, West Palm Beach, Flórida, EUA
18 – Give Peace a Chance, Wynwood, Miami, Flórida, EUA
19 – Stop Wars, Wynwood, Miami,
Flórida, EUA
20 – The Fallen Angel (O Anjo Caído), Wynwood, Miami,
Flórida, EUA
21 – Muddy Waters, Chicago,
Illinois, EUA.
22 – Rio, Tóquio, Japão
23 – Bossa Nova (Vinícius de Moraes e Tom
Jobim), Tóquio, Japão
24 – Armstrong (nome não
definitivo), Cincinnati, Ohio, EUA
25 – Dante Alighieri, Ravenna,
Itália
26 – Let me be myself, Amsterdã,
Holanda
27 - Ziggy Stardust (sobre David Bowie),
Jersey City, New Jersey, EUA.
28 – Sonho de um Menino, Dubai, Emirados Árabes
Unidos.
29 – Mandela (sem nome definitivo),
em Blantyre, Malawi
30 – Desmond Tutu (ainda sem nome definitivo),
em Blantyre, Malawi
31 – Dalí, em Múrcia, Espanha
32 – Davi, em Carrara, Itália
33 – Cacique Raoni (ainda sem nome definitivo),
em Lisboa, Portugal.
34 – Etnias – Todos Somos Um, em Sandefjord,
Noruega.
35 – Locomotiva, em Londres, Reino Unido
36 – Família Monet (dois murais que conversam
entre si), em Boulogne-sur-Mer, na França.
37 – Imagine, em Bristol, Inglaterra.
38 – Em 2018 o artista fez 20 murais nos
EUA, 18 deles em Nova
York
39 – Ayrton Senna, Ímola, Itália.
40 – O Futuro é Agora, Nova York, Estados
Unidos.
41 – Elizabeth II Forever, Londres, Inglaterra
Brasil
1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av.
Paulista, em São Paulo, São Paulo
2 - A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias),
av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo
3 - Belém Antigo, esquina da rua Castilhos
França com a rua Portugal, em Belém, Pará
4 - Candango, no Complexo Bancário, em
Brasília.
5 - Chico e Ariano, na avenida Pedroso de
Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo.
6 - Novos Ventos, nos tanques da Linde Gases,
na rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes,
que liga Cubatão a Guarujá, São Paulo.
7 - Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias),
próximo ao viaduto Tutóia, em São Paulo, São Paulo.
8 - Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do
MAM, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP.
9 - Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo, São
Paulo.
10 – Muro das Memórias Caixa d’água,
Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo.
11 – AltaMira (projeto Greenpincel),
rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo.
12 - Muro das Memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.
13 – Gonzagão, Recife,
Pernambuco.
14 - Viver, Reviver e Ousar,
Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo.
15 - Brasil!, muro da
usina termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro.
16 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel),
av. Faria Lima, em São Paulo, São Paulo.
17 – Muro das Memórias Senac Tiradentes,
av. Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.
18 – Racionais MC’s, Capão
Redondo, São Paulo, São Paulo
19 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire, São
Paulo, São Paulo
20 – A Lenda do Brasil, rua da Consolação, São
Paulo
21 – Etnias – Todos Somos Um, Boulevard
Olímpico, Rio de Janeiro, RJ
22 – Sobre Bike e mobilidade, rua Tavares
Cabral, São Paulo, SP.
23 – Mural do Chocolate, km 35 da rod. Castelo
Branco, em Itapevi, São Paulo;
24 – Escadão das Bailarinas, em Pinheiro, São
Paulo, São Paulo
25 – Mario Quintana, Porto Alegre, Rio Grande do
Sul.
26 – Ayrton Senna – Superação, em Interlagos,
São Paulo.
27 – Escola Professor Raul Brasil (sem nome
definitivo), em Suzano, São Paulo.
28 – Coração Santista, em Santos, São Paulo.
29 – Olhares da Paz, no Boulevard WTC - Rua
Arizona alt. do nº 1556, em São Paulo.
30 – A Mão de Deus, São Paulo, São Paulo
31 – A Linha da Vida - km 44 da rod. Castelo
Branco, São Paulo
32 – Escadateca, em Sorocaba, São Paulo.
33 - Coexistência – Memorial da Fé por todas as vítimas do
Covid-19, São Paulo, SP.
34 – Seja Luz, em São Paulo, São Paulo.
35 – Ciência e Fé, em HC de São Paulo, São
Paulo.
36 – Metamorfoses, HC de São Paulo, São Paulo.
37 – Janelas Abertas para o Mundo, em frente ao
Museu da Imigração, em São Paulo, SP.
38 – Vitória, Niterói, Rio de Janeiro
Atualmente, 22 murais de Kobra podem ser
visitados em Nova York
Liberdade (Liberty) – 519 Broome Street; Os Bravos de 9/11 (The Braves of 9/11) – 780 3rd Avenue; SoulPhia – 16 Clarkson Street; Guerra é um Inferno (War is Hell) – 219 Bedford Avenue; Preto ou Branco - Michael Jackson (Black or White) – 180 1st Avenue; Vá por Aqui - D.M.C. (Way Run -D.M.C). – Corner of 12th Street and 191 Avenue A; Genial é andar de Bicicleta (Genial is riding a bike) – 171 E 48th St, New York, NY; Pare com as guerras (Stop Wars) – 391 West Street & Christopher Street; Clube 27 (Club 27) – 36 Rivington Street; Cristo Redentor (Christ the Redeemer) – 833 Dekalb Avenue; Monte Rushmore (Mount Rushmore) – 10th Avenue and 22nd Street; Ilha Ellis (Ellis Island) – 16 Clarkson Street; Sonho Americano (American Dreamers) – 14 Watts Street; Frida Kahlo – 360 Prospect Place; Nós Amamos Nova York – 212 8th Avenue; Tolerância - Madre Teresa & Mahatma Gandhi (Tolerance) – 130 10th Avenue, Manhattan; Pare com as Armas (Stop Guns) – 231 Eldridge Street; Roy Lichtenstein: Paz através da Liberdade (Peace Through Liberty) – 221 East 44th Street; Lutando pela arte de Rua (Fight for Street Art) - 167 N 9th St; WCT - 285 Fulton St; e Ziggy Stardust - 837 Jersey Ave e O Futuro é Agora! (The Future is Now), E 42nd St & 1St Ave.
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